Na última quarta-feira, dia 28, a Universidade Buscapé Company promoveu um curso online ao vivo (e gratuito) sobre o tema “Aumente suas Vendas com Teste A/B” com o Fábio Duarte, gerente de produto da Omnilogic.
O curso foi um sucesso! Aprendemos como escolher as melhores alternativas para impulsionar as vendas de uma empresa, quais métricas utilizar, como definir as hipóteses e medir os resultados.
E você sabia que os Testes A/B são a base do sucesso de muitas empresas do mundo, como Google e Amazon? E não é somente dentro da internet que eles são utilizados: a campanha do presidente Obama também foi baseada em Testes A/B!
Veja abaixo a apresentação do palestrante:

 
E abaixo, alguns links recomendados:
Para implementar Testes A/B:

http://www.optimizely.com – Ferramenta amigável e bastante disseminada, criada pelo responsável do “case Obama”
? http://www.visualwebsiteoptimizer.com – Uma boa alternativa também, com ligeiras diferenças de funcionalidades
? http://www.unbounce.com – Uma boa se o interesse for fazer testes apenas com landing pages
Google Analytics – a alternativa gratuita, embora mais complicada de fazer setup. Clique em “Experiments” dentro do menu “Content

Referências para saber mais:

? http://blog.optimizely.com/2010/11/29/how-obama-raised-60-million-by-running-a-simple-experiment – A descrição do experimento do Obama. Recomendo também uma leitura dos outros posts deste blog
? http://unbounce.com/a-b-testing/shocking-results/ – Um dos artigos interessantes do blog da unbounce mostrando resultados contra-intuitivos. Recomendo o blog todo, talvez seja o melhor e mais completo da web sobre o assunto.
? http://get.unbounce.com/the-ultimate-guide-to-ab-testing – Um mini-livro em PDF com vários conceitos explicados
? http://www.smashingmagazine.com/2010/06/24/the-ultimate-guide-to-a-b-testing/ – Links e mais links, um pouco de tudo, vale uma explorada
? http://www.wired.com/business/2012/04/ff_abtesting/all/ – Artigo recente da Wired – com o excelente texto que é a marca deles – sobre a importância e uso dos testes A/B. Pode ser uma boa ferramenta de evangelismo para combater HiPPOs.
? http://www.exp-platform.com/Pages/talks.aspx – Palestras de Ronny Kohavi, PhD e grande evangelista do assunto dentro da Microsoft. Muitas pérolas interessantes, como o conceito de “HiPPO”
? http://whichtestwon.com/ – Teste sua intuição e tente adivinhar qual das alternativas apresentadas deu o melhor resultado!

 
Aguardem os próximos cursos!

Author

Publicitário pela Universidade Metodista de São Paulo e com pós-graduação em andamento na área de Comunicação Digital pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atua como Consultor da Accenture em gestão de lojas virtuais, planejamento de campanhas de comunicação e promoção, otimizações e análise de desempenho do site.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.