Para o crescimento sustentável de um e-commerce é importante trabalharmos estratégias que garantam uma audiência orgânica a longo prazo, e uma das maneiras de conseguirmos isso é através do SEO.
SEO garante que seu site apareça em pesquisas relacionadas com seus produtos. Porém, para que tenhamos retorno com esse tipo de trabalho é necessário pensar em alguns pilares. O SEO funciona basicamente sobre três bases: conteúdo, estrutura do HTML e autoridade do seu domínio.
Se nossa loja fosse um carro, poderia dizer que o conteúdo é o combustível desse carro e que ele é responsável nos fazer chegar mais longe. E aqui é o ponto problemático que a maioria dos e-commerce encontra: a falta de conteúdo.
É bem comum localizar lojas com pouco ou quase nenhum conteúdo nas páginas importantes. Páginas que na maioria das vezes são pouco exploradas são as páginas de categoria. As páginas de categorias são extremamente importantes para as lojas, por isso é valido darmos a devida atenção e não esquecermos dela durante a elaboração de uma estratégia de SEO.
Como posicionar a minha página de categoria no Google?
Como já vimos, a página de categoria pode ser uma excelente aliada para trazer mais tráfego orgânico para sua loja, você só precisa transformá-la relevante para o Google, adicionando conteúdo.
Esse conteúdo adicionado à categoria é chamado de texto de apoio, o que é diferente da descrição da categoria que vemos em muitas plataformas de e-commerce. Geralmente esses textos de descrição ficam localizados na parte de cima da página, logo abaixo do título. Como está na primeira dobra da página (momento antes de acontecer a rolagem de página), não é possível inserirmos um texto grande, pois iria atrapalhar o objetivo principal, que é a visualização dos produtos.
Esse conteúdo deve ficar abaixo da linha de paginação, veja um exemplo nessa loja de produtos orientais, Konbini, na categoria de saquês.
Neste conteúdo você pode trabalhar de maneira ampla, todos os termos relacionados com a categoria, e de preferência abordando os assuntos de maneira educativa, respondendo perguntas e acrescentando informações.
Uma ferramenta que você pode usar para ter mais ideias sobre o que as pessoas procuram de informações e dúvidas sobre um determinado produto é o Ubersuggest. Esta ferramenta extrai todos os termos da caixa de sugestão do Google.
Use ela para dar mais ideias e inspirá-lo na hora de produzir o texto de apoio para sua categoria.
Como otimizar textos de apoio das páginas de categoria.
Agora que você já sabe o que é e como escrever, é importante otimizar esse conteúdo. O primeiro ponto é a linkagem interna. O Google leva muito em consideração a forma como as páginas do seu site se ligam entre si, isso mostra para ele qual a relevância de cada página dentro do seu site.
Por isso sempre que puder relacionar algum produto ou outra categoria em seu texto de apoio, faça um link para ele.
Veja o exemplo no Ponto Frio:
Só estabeleça um limite de links nessa área para seu time de conteúdo, para evitar que qualquer palavra que apareça receba um link. Um bom número é de três a cinco, dependendo do tamanho do texto. O bom senso será muito importante nessa hora.
Uma vez que seu texto de apoio foi inserido e o Google já atualizou seu banco de dados com essa informação, você pode programar uma próxima otimização para essa mesma categoria daqui 30 dias.
Você deve acessar o seu Google Webmasters Tools e verificar as informações sobre a sua página de categoria (se você não sabe o que é Webmasters Tools, em breve, trarei um artigo sobre essa ferramenta).
Siga o caminho: Tráfego de Pesquisa > Consultas de Pesquisa > Páginas principais
Localize na listagem a sua página de categoria e veja os termos de pesquisa para qual ela tem aparecido no Google.
Os termos que tiverem um número de impressão alto e poucos cliques, significa que não ficaram bem posicionado no Google no momento da pesquisa. Você pode filtrar alguns termos interessantes e melhorar o texto de apoio com algumas dessas palavras-chave, muitas vezes esses termos dão ideias de novos sub-tópicos dentro desse texto.
O resultado dessas ações é um maior crescimento de visitas orgânicas para páginas de categorias:
Exemplo de uma página de conteúdo:
Espero que tenha gostado, e se você ficou com alguma dúvida, vamos conversar na área de comentários.
Até a próxima!
5 Comments
Achei super interessante e completo esse artigo! Vou começar a pensar formas de como aplicar no meu projeto.
Boa Eduardo!
Adorei a parte do GWT. Acho que tem muita informação lá e que não está tendo o devido valor.
Otimizar as páginas mães (categorias) do seu site sempre traz um retorno muito bom, para a página em questão e para as filhas (produtos).
Isso é quase que escopo obrigatório nos E-Commerces que trabalho SEO. Otimizar as páginas mães (categorias) do seu site sempre traz um retorno muito bom, para a página em questão e para as filhas (produtos).
Uma coisa que sempre tento reparar é se tenho páginas que estão funcionando apenas como uma “vitrine de links”. Quando identifico isso e sei que a página é importante, começo a pensar em um conteúdo que possa ajudar meu usuário ali.
A identificação dessas vitrines ficam bem mais simples através do Google Webmasters Tools, mas ver nas principais páginas que é fácil localiza-las
Temos que rever essa legislação
ola bom dia me tirem uma duvida primeiro obrigado pelo artigo interessante e me ajudou muito ,poderia me tirar uma duvida tenho uma plataforma para freelancer estou tentando melhorar o seo ,dela mais a duvida é a seguinte como consigo escrever textos a baixo dos serviços? poderiam me ajudar?
nas categorias só consigo colocar poucos textos na parte cima.