Se você acompanha, nem que seja um pouquinho, a programação da TV aberta deve saber quem é o Félix Khoury. O vilão em processo de bom mocismo de Amor à Vida é repleto de bordões que se espalharam pela internet em 2013. Ou vai dizer que não viu uma fotinho sequer do rapaz compartilhada na sua timeline do Facebook?
Quando vilão, Félix era o pior exemplo de como gerenciar uma empresa: desviava dinheiro, superfaturava algumas compras e era péssimo com os funcionários. Agora em seu processo de quase beatificação, o antigo presidente do Hospital San Magno se vê na 25 de Março vendendo hot dog com a ex-chacrete Márcia.
Acontece que o rapaz é criativo, e está fazendo sua barraquinha bombar as vendas de seu produto. Selecionamos três ações tomadas pelo personagem que podem te inspirar nas vendas de seu e-commerce. Confira:
É preciso se destacar da concorrência
Quando Félix chegou na 25 de Março e se deparou com um monte de carrocinhas vendendo o mesmo produto para aquele mar de gente, ele não teve dúvidas de que era preciso se diferenciar para não ser mais um na multidão. O mundo do e-commerce funciona da mesma forma: a internet é a nossa 25 de Março, onde milhares de pessoas passam por ali com diversas lojas virtuais vendendo a mesma coisa que você. Já reparou o tamanho da sua concorrência? Se você se apresentar ao público como mais uma opção, você será exatamente isso: apenas mais uma opção dentre várias existentes por aí. É preciso, portanto, espalhar pra todo mundo qual é o seu diferencial, o seu “tchan”, que irá fazer com que o cliente se encante não só com o seu produto, mas também com o modo que você apresenta este produto.
Fale a língua do seu cliente
No primeiro dia em que foi vender hot dogs com Márcia, Félix foi um terno caríssimo, como se estivesse indo trabalhar na Paulista. Sua parceira de vendas logo o fez entender que aquele não era o local para usar tal vestimenta. Às vezes acontece o mesmo com nossa loja. Tentamos vender um produto de uma maneira que não é a maneira que aquele nicho se comporta. Se o seu público-alvo são adolescentes, por exemplo, de que adianta você montar um e-commerce repleto de textos complicados e com pouco apelo visual? Ou de que adianta vender produtos eletrônicos sem especificações técnicas, mostrando apenas a foto ao cliente? Oscar Freire, 25 de março, Paulista ou Augusta. Não importa o público. Importa como você irá falar com ele.
Invista em estratégias de marketing
Quando viu aquela exuberante flor enfeitando a cabeça de Márcia, Félix reparou que o acessório estava intimamente ligado à imagem da dona, e por consequência, da carrocinha. Ele não teve medo de testar e colocou a flor na cabeça também. Resultado: sucesso de vendas!
Félix não tem medo de testar. Deu errado com a roupa engomadinha? Foi lá no dia seguinte com flor na cabeça e colar havaiano. Viu que apenas gritar que o cachorro quente era barato? Partiu pra chamar a freguesia com rimas e versinhos.
Assim como na carrocinha de hot dog, o sucesso das vendas de uma loja está aplicado nas tentativas que resultam em acertos e erros. Além disso, como já falamos no primeiro tópico, não deixe um diferencial seu ser desperdiçado. Descubra qual é a “flor da Márcia” que te difere entre as outras lojas virtuais. No Ponto Frio foi o Pinguim, no Facebook da Pepsi foram os limõezinhos, no Enjoei foi a forma em que apresentam as roupas, e por aí vai. Todo mundo tem o seu jeitinho especial, basta procurar o seu!