Desde a popularização das mídias sociais digitais no início dos anos 2000, as formas de trabalho começaram a funcionar em modelos diferentes dos tradicionais. Muitas empresas oferecem a seus funcionários maior flexibilidade na rotina de trabalho, como home office ou rotina intermitente – em que o funcionário visita seu local de trabalho eventualmente.
Apesar disso, nem sempre a liberdade é o melhor caminho para a produtividade. É comum que muitas pessoas não consigam, de forma alguma, se concentrar no trabalho feito em casa. Trabalhar em casa gera muitas distrações.
As cafeterias entram como uma alternativa, mas não são espaços com privacidade e silêncio garantidos. Muita gente depende disso para se concentrar. Como alternativa a tudo isso, surgem os coworkings.

Coworking: espaço de trabalho compartilhado

Sem a pressão do trabalho em grandes companhias, ou a distração do home office e ainda a falta de privacidade das cafeterias, surge o coworking – uma alternativa para empresas, empreendedores, freelancers e startups que buscam produtividade em espaços que estimulam isso.
Os coworkings no Brasil são espaços que possuem diferentes formatos, normalmente compostos por mesas compartilhadas ou individuais, salas individuais e ainda salas de reunião.

Coworking: diferenciais atrativos para todos os tipos de negócio

Uma das maiores vantagens dos espaços de trabalho compartilhados é seu custo, normalmente variável em planos mensais ou semanais (os preços também variam de acordo com o tipo de mesa que você contrata) ou ainda individuais, que você paga pelo dia que usa.
Os valores podem variar entre R$250 e R$1000 – entre planos que oferecem apenas algumas horas de trabalho até planos que oferecem espaços 24/7 disponíveis. O acesso a rede de internet é de praxe, incluso no valor contratado.
Alguns oferecem até cafeterias e lounges recreativos. O diferencial é a possibilidade de ajustar a tudo o que você ou sua equipe precisam.

Você é responsável por gestão de contas? Descubra as melhores maneiras de planejar os seus custos

Coworking: uma oportunidade para uma nação empreendedora

O Brasil se destaca quando o assunto é empreender: sendo considerada uma das nações mais empreendedoras do mundo, o número de pessoas que deixam seus empregos para arriscar num negócio próprio é muito grande, principalmente em meio à crise econômica.
O número de empreendedores independentes no Brasil chega perto de 5 milhões, segundo dados do IBGE em 2015, o maior índice desde 2002. O coworking é a realidade de muitas dessas pessoas, e pode salvar muitos negócios que estão perto da falência, seja por questões financeiras ou sistêmicas.
Em suma, os coworkings tendem a ajudar muitas pessoas tanto na parte financeira quanto nas questões de produtividade e, acima de tudo, em networking: empreendedores inspiram uns aos outros, freelancers podem colaborar com ideias para pequenas empresas e startups dão passos maiores e mais certeiros no mercado.
A tendência não parece ser passageira, uma vez que produtividade, networking e criatividade são fundamentos básicos de um bom trabalho no século XXI. E isso é tudo o que um coworking oferece.
Há alguns destaques em São Paulo. Confira a seguir:

  • Coworking Consolação: com workstations individuais e salas privativas, o Coworking Consolação é um espaço clean com diferenciais como copa com micro-ondas e geladeira e ainda os lockers – armários individuais. O plano mais rentável é o de workstation individual.
  • WeWork Paulista: a rede WeWork está na Ásia, na Europa e na América, e seus preços são compatíveis com o restante do mercado. Diferenciais como bicicletário, água aromatizada e materiais de escritório e sua localização privilegiada o tornam um espaço de destaque.
  • Merkaz: no interior do Clube Hebraica de São Paulo, o coworking do Merkaz oferece planos com preços compatíveis aos do mercado e ainda a possibilidade de associar-se ao clube para usufruir dos espaços de atividade física, de lazer e gastronomia.
  • Fazedoria: no bairro do Brooklin, o Fazedoria possui preços atrativos e competitivos com o mercado de coworkings, e conta com espaços de descompressão, comunidade criativa e suporte de informática, além de um projeto colaborativo de troca de livros.
Author

Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP. Fundador da loja virtual de decoração e presentes criativos John Lemon e Sócio-Diretor da agência de Parceria Digital Lealmente. Atuou no Marketing de Performance da AMARO na área de Growth & CRO. Atualmente administra diversos e-commerce de diferentes mercados através de sua agência.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.