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O que é a jornada de compra e qual é a sua importância

Atualmente, é indispensável para qualquer empresa investir em marketing digital e na criação de conteúdo relevante para o seu público e os motivos são relativamente simples. O consumidor atual deseja saber mais sobre a marca e o produto sem precisar visitar a loja ou falar com um vendedor. Na verdade, antes de qualquer pessoa se tornar um cliente do seu e-commerce ela passa por quatro estágios, que fazem parte da chamada jornada de compra.
Também é relevante para este tema:


Esses estágios são chamados de: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e avaliação e compra. Hoje vamos falar sobre cada um deles e por que eles são importantes para o seu e-commerce. Confira a seguir:

Aprendizado e descoberta

O primeiro estágio é onde o visitante do seu e-commerce ou de qualquer outro site ou blog ainda não sabe qual é o problema dele.
Na verdade, ele está procurando informações que o ajudem a identificar esse problema e essa é uma excelente oportunidade para o seu negócio se destacar, fornecendo conteúdo simples, porém informativo, que ajude o visitante a identificar qual é o problema principal dele.
O conteúdo do estágio de aprendizado e descoberta é bem amplo, o objetivo é que esse conteúdo se adeque a diversas pessoas que podem ter problemas relativamente diferentes, mas que em um cenário maior podem usufruir de dicas similares.

Reconhecimento do problema

Como o nome do estágio fala, aqui o nosso leitor já sabe qual é o seu problema. Isso muda o foco da pesquisa e das informações que nosso possível cliente busca. Agora, ele está no processo de entender melhor qual é o problema (ou a oportunidade) que ele tem.
O conteúdo criado para esse estágio ainda não mostra a solução. Como vimos, o visitante ainda não está atrás da solução, ele deseja entender melhor o seu problema. Por isso, é a hora de criar conteúdo que explique o problema e mostre que existe mais de uma forma de resolvê-lo.

Consideração da solução

Agora sim, o visitante do seu e-commerce já conhece o problema dele e identificou formas possíveis de resolvê-lo. Ele está avaliando qual dessas resoluções é a ideal para ele, logo, o seu conteúdo deve mostrar que o seu produto ou serviço é o ideal para resolver o problema.
Porém, essa ainda não é a etapa final de divulgar o seu negócio como a solução definitiva. O conteúdo aqui deve mostrar as saídas que o consumidor tem para resolver o seu problema.
Uma dica valiosa é criar senso de urgência nos textos, para que o consumidor não perca mais tempo procurando outras soluções. Dentro do texto, coloque botões de ação que levem para partes do seu site que mostrem aquele produto ou serviço.

Decisão de compra

Essa é a hora de levar a compra para casa! Na decisão de compra o seu possível cliente já sabe quais empresas vão solucionar o seu problema. Ele está pronto para realizar a compra, portanto, você deve mostrar para ele os diferenciais do seu produto ou serviço e convencê-lo de que o seu negócio é a escolha certa! Essa é a hora de criar conteúdo que mostre cases de sucesso e opiniões de clientes satisfeitos com o seu produto ou serviço.
Agora que você já sabe o que é jornada de compra, é hora de criar conteúdo para cada um dos estágios e ajudar o seu leitor a identificar o problema dele e adquirir o seu produto ou serviço como solução.
Para entender ainda mais, confira também o nosso post abaixo. E se você ficar com alguma dúvida fale com a gente através dos comentários!

Funil de vendas: Como escolher o tipo de conteúdo correto para seus objetivos

Dicas para definir a buyer persona do blog de e-commerce

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