Tão difícil quanto começar um negócio é escolher um nome perfeito para ele, não é mesmo? São tantas referências e ideias que ficamos perdidos sobre qual delas combina mais com nosso empreendimento.
Nesse contexto, há um método chamado naming — um conjunto de práticas que ajuda os empreendedores a desenvolver o melhor título para sua marca, inclusive no que diz respeito a nomes para lojas virtuais.
Está com dificuldade para nomear seu e-commerce? Então você veio ao lugar certo, pois apresentaremos hoje uma série de dicas para te ajudar nessa árdua missão. Confira!
Como abrir uma loja virtual? Lembre-se de fazer o checklist!
Analise seus concorrentes
Uma etapa fundamental do planejamento estratégico é fazer um diagnóstico da concorrência.
Essa ação também é imprescindível na escolha de nomes para lojas virtuais, afinal, é preciso evitar nomes similares ou que lembrem os concorrentes de alguma forma, se você quiser ganhar destaque.
Conheça seu público-alvo
Mais importante ainda do que conhecer a concorrência é saber quem é seu público-alvo, já que ele é o maior ativo do negócio. Além do mais, é com a identidade visual da loja — incluindo seu nome — que a audiência se relacionará.
Sendo assim, traçar o perfil do seu consumidor é essencial para que se projete um nome que combine com o público e fortaleça a conexão entre vocês.
O logo é o ativo estratégico de marketing mais importante que uma empresa pode ter
Confira a disponibilidade de domínio
À medida que os nomes forem surgindo, é recomendado verificar a disponibilidade de domínio para cada um deles. Para tanto, é só acessar Registro.br e consultar.
Praticando essa ação você conseguirá filtrar algumas opções válidas. Uma boa dica para aumentar suas possibilidades é testar outros tipos de extensão além do “.com.br”.
Escolha um nome curto
É preciso tomar muito cuidado para não nomear seu comércio eletrônico com escolhas mirabolantes ou impronunciáveis. Portanto, um nome curto e fácil de ser soletrado é o mais indicado.
Essa simplicidade será uma mão na roda na hora de registrar o domínio, já que, quanto mais curto, menor é a possibilidade de erros na digitação. Além disso, quanto mais simples for o título da sua marca, mais facilmente as pessoas irão memorizá-lo.
Utilize a tecnologia
A tecnologia nos ajuda em muitas ocasiões, inclusive na hora de escolher nomes para lojas virtuais. Há diversas ferramentas que auxiliam nesse processo, como os sites Squadhelp (que usa AI e ainda dá a sujestão do logotipo), NameStation e Nome.me — que também oferecem sugestões e dicas para seus produtos e serviços.
Pode ser que nem todas opções te agradem, mas com certeza muitas ideias interessantes vão aparecer. Basta filtrar e trabalhar em cima delas.
Use palavras-chave nos nomes para lojas virtuais
Não é regra, mas inserir uma palavra-chave ao nomear sua loja virtual — ou pelo menos no slogan — vai auxiliar no posicionamento do e-commerce nos mecanismos de buscas. “ABC Moda Feminina”, por exemplo, ou “ABC, sempre na moda” (slogan), lançam mão da palavra “moda” e certamente levará alguma vantagem no posicionamento dos resultados quando essa palavra-chave for buscada na internet.
4 configurações mínimas (e obrigatórias) de SEO para qualquer loja virtual
Pense estrategicamente e não limite seu e-commerce
Durante o processo de seleção para o nome da sua loja virtual, tenha cuidado para não limitar as opções caso você deseje expandir seus negócios futuramente. Seja essa expansão a partir da criação de novas linhas de produto ou da ampliação de suas lojas para outras regiões.
Nesse contexto, fuja dos específicos e das expressões regionais para que o nome do seu e-commerce seja flexível em relação ao crescimento do seu negócio.
No início pode até parecer complicado, mas com essas dicas valiosas vai ser moleza escolher o nome para sua loja virtual!
Você já tem algumas opções em mente? Qual dessas práticas você vai adotar para te ajudar? Conta pra gente nos comentários!