Mulheres dominam as compras online e impulsionam e-commerce no Brasil
Itens de moda, beleza e eletrônicos são os preferidos das consumidoras, que buscam praticidade e diferentes opções
(Créditos: iStock/ ArtistGNDphotography)
O e-commerce cresce no Brasil a cada ano, acelerado pelo avanço das tecnologias e possibilidades de conexões mundo afora. No ano passado, o setor cresceu 10,5% e atingiu faturamento de R$ 204,3 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
As mulheres são as principais responsáveis por estes números: elas representam 60% dos clientes das lojas online. O comportamento é influenciado pela variedade de itens, pela praticidade de adquirir peças e também pelos valores.
Segundo estudo da Nielsen/Opinion Box, os hábitos de consumo feminino na internet favorecem a conversão de anúncios em compras. Elas têm maior lembrança de propagandas e são mais propensas a adquirir os produtos anunciados.
Isso demonstra não só a importância de estratégias de marketing bem segmentadas para captar essa parcela da clientela, como também o poder das influenciadoras digitais.
As compras femininas no e-commerce
No setor de moda, as mulheres são as maiores compradoras: 82% das aquisições são feitas por elas. Isso representa um crescimento de mais de 52% nos últimos anos, conforme a mesma pesquisa.
Peças de roupas confortáveis, itens voltados para a prática de atividades físicas, produtos de beleza e tecnologia são os preferidos do público feminino.
Produtos preferidos das mulheres
A moda está no centro das compras online. De calças a vestidos, as mulheres têm buscado peças versáteis que podem ser usadas em diferentes ocasiões. A facilidade da internet permite a experimentação de vários estilos e também o acompanhamento de tendências.
A preferência por conforto e praticidade também é percebida nas compras de sapatos. O público feminino tende a comprar mais tênis, casuais ou esportivos, do que calçados desconfortáveis.
Os supermercados também ganham destaque no e-commerce. Como as mulheres são as mais responsabilizadas pelos cuidados com a casa, elas acabam buscando alternativas mais práticas e rápidas para comprar o que é necessário para toda a família.
No campo dos eletrônicos, itens como celulares, fones de ouvido sem fio e relógios inteligentes representam 43% das compras. Este dado está muito relacionado ao desejo de praticidade e ao hábito de praticar atividades físicas, segundo o estudo.
Produtos de beleza seguem em alta entre as mulheres. Itens de skin care como máscaras faciais, séruns e hidratantes são muito buscados, principalmente pela conscientização acerca da importância de cuidar da pele.
Também tem grande impacto no setor o lançamento de diversas marcas de maquiagens de influenciadoras, que nem sempre são encontradas em lojas físicas.
E-commerces voltados para o público feminino
As mulheres sentem mais segurança em comprar de marcas que deixem muito claro seu propósito e valor. Elas preferem, por exemplo, produtos que tenham um objetivo, seja oferecer maior conforto ou durabilidade, do que itens genéricos de marcas que não expõem sua missão e seu posicionamento.
O impacto da opinião de pessoas confiáveis também é muito relevante. É mais fácil optar por um produto que foi recomendado por amigas, familiares e até influenciadoras.
Outro ponto que passa credibilidade às mulheres é a qualidade do site que abriga a loja. Quanto mais intuitivo, simples de usar e encontrar o que se procura, maior a chance de converter o interesse em venda.
Da mesma forma, a qualidade do serviço oferecido importa. Por isso, é importante que o vendedor invista não só em disponibilizar os produtos, mas também em equipamentos que facilitem o trabalho. Materiais de escritório como computadores ágeis, impressora Epson L3250 e telefones para contato são essenciais.
Assim, é possível garantir métodos de pagamento seguros, canais transparentes e acessíveis para a retirada de dúvidas e até a fidelização do cliente.
Conclusão
As mulheres não apenas movimentam o e-commerce no Brasil, mas também definem tendências e padrões de consumo. Elas buscam praticidade, variedade e conexão com as marcas, valorizando experiências de compra seguras e intuitivas.
Para os lojistas, entender esse comportamento é essencial para criar estratégias mais assertivas e cativar esse público.
No fim, o sucesso no e-commerce não está só no que se vende, mas em como se constrói uma relação de confiança e identificação com as consumidoras.