Por Meio & Mensagem. As redes sociais já respondem por quase 8% do faturamento da Netshoes. Esses canais foram responsáveis por mais de R$ 100 milhões do faturamento total de R$ 1,3 bilhão registrado pela loja virtual de artigos esportivos em 2013. Em 2012, esse valor foi de R$ 1,2 bilhão. O resultado marca o aniversário de cinco anos da presença da marca nas redes sociais (veja abaixo um gráfico com o histórico da companhia nas redes).
O projeto começou em junho de 2009 com o atendimento no Twitter. Em novembro do mesmo ano, o lançamento da fan page da Netshoes no Facebook marcou a entrada do departamento de marketing da empresa em ações nas redes sociais relacionadas a branding e a vendas. Os perfis oficiais no Google+ e no Instagram surgiram em janeiro de 2012 e setembro de 2013, respectivamente. Já no LinkedIn, as ações de branding e atração de talentos começaram em maio de 2013.
Para Juliano Tubino, CMO da Netshoes, a empresa encara as redes sociais como uma ferramenta voltada aos negócios. “Seja como um importantíssimo meio de diálogo com nossos clientes de forma transparente, seja para construção de engajamento com os nossos mais de nove milhões de fãs”, aponta. Em 2013, foram, em média, 52 mil interações com os usuários por mês.
Além do quesito vendas, as redes sociais ajudam a empresa no relacionamento com os clientes. Nos últimos 12 meses, 100% das reclamações do site Reclame Aqui foram atendidas e mais de 96% delas solucionadas, sendo que mais de 76% dos clientes afirmaram que voltariam a comprar com a empresa.
Author
Profissional de E-commerce
O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.
Next Post
Social Commerce: você está fazendo isso certo?
5 Mins Read