Conheça a metodologia de aceleração de crescimento de startups para identificar qual o melhor caminho para o sucesso do seu e-commerce.
A vida do empreendedor é repleta de desafios: Criar um diferencial para o negócio, estar à frente da concorrência, conseguir novos clientes, fidelizá-los e, talvez o mais difícil, obter lucro.
Participe do Estudo: Estou realizando um estudo para a USP sobre E-commerce. A pesquisa leva apenas 3 minutos.
Esses desafios são enfrentados em qualquer segmento, mas é notável como estão evidentes no e-commerce. A maioria das pessoas que decidem investir nessa área já têm ciência de que existem dificuldades em abrir e gerenciar um e-commerce. Pois, mesmo com todas as informações sobre este universo e todas as ferramentas disponíveis (algumas até de graça), quando chega o fim do mês grande parte dos empreendedores colocam a mão na cabeça e dizem:
É válido esclarecer que esse tipo de dificuldade não ocorre apenas em pequenas e médias empresas de e-commerce. Há alguns meses, a Exame publicou um artigo chamado “Bolha.com.br“, no qual analisa gigantes do comércio eletrônico (Dafiti, Netshoes, B2W). Essas empresas, por mais que faturem milhões por mês, também estão no vermelho(!), e por isso precisam buscar novos investidores a cada ano. De acordo com o artigo, a estratégia dessas empresas é utilizar a maioria desse investimento diretamente na compra de mídia, para conseguir um share ainda maior do mercado (e a conta continuar não fechando).
E aí vem a pergunta: Se os gigantes do varejo online estão dando prejuízo, como meu e-commerce poderá sobreviver?
O primeiro passo é entender que não há fórmula mágica.
Porém, existem algumas metodologias que podem ser aplicadas ao e-commerce, que ajudam a atingir os objetivos do negócio mais rapidamente. Normalmente, esses métodos são aplicados em startups, pois, por possuírem um grande grau de incerteza sobre seu sucesso e um investimento limitado, precisam entregar resultados e viabilizar o negócio o mais rápido possível.
O livro “A Startup Enxuta” (Lean Startup em inglês), escrito por Eric Ries, ensina a aplicar uma dessas metodologias para startups. O autor afirma que para aumentar as chances de sucesso, é importante que o cliente esteja presente desde o nascimento do negócio, para o empreendedor adquirir a aprendizagem necessária para definir o próximo passo a ser tomado.
Funciona assim: Após realizar a análise de mercado e o plano de negócios (dica: Veja mais sobre Business Model Generation), deve ser criada uma primeira versão do produto/serviço: o Produto Mínimo Viável. O PMV é a concretização do produto em sua forma mais básica, com o menor custo e gastando o menor tempo possível. Assim, o empreendedor pode testar com o público-alvo e coletar o feedback para descobrir se está realmente no caminho certo.
É importante lançar o PMV no mercado para venda, mas informando que ainda é uma VERSÃO BETA. Será uma forma de avaliar se os adotantes iniciais estão realmente interessados no serviço e se pagarão por ele. E então entra a fase de mensuração dos resultados: é essencial utilizar métricas e tomar ações a partir delas.
Depois de obter o feedback e de analisar os primeiros resultados, já é possível saber se o negócio é realmente viável ou se é necessário mudar de direção, criar um novo Produto Mínimo Viável e começar novamente esse ciclo de CONSTRUIR-MEDIR-APRENDER.
Participe do Estudo: Estou realizando um estudo para a USP sobre E-commerce. A pesquisa leva apenas 3 minutos.
Mas como levar essa metodologia para o E-commerce?
É importante estar em contato com os clientes em potencial até mesmo que antes que todas as funcionalidades da loja virtual estejam ativas. Muitos empreendedores pensam que é importante possuir todas as funcionalidades desde o início, mas esquecem de perguntar ao cliente o que ele realmente precisa.
Para ajudar, montei um checklist da metodologia da Startup Enxuta que pode ser aplicada para qualquer e-commerce:
? Faça uma análise do mercado e da concorrência.
Depois, crie um Plano de Negócios e dê um diferencial para o seu e-commerce. Esse diferencial pode ser por exemplo um produto exclusivo, um atendimento personalizado, preços abaixo do mercado, entre muitos outros.
? Entre em contato com o seu público.
Saiba do que realmente eles precisam. Não tenha medo de perguntar e saber o que interessa às pessoas que comprarão seus produtos.
? Crie um Produto Mínimo Viável.
O PMV pode ser uma loja virtual em sua primeira versão (ou pode ser ainda apenas vender por telefone por exemplo). A ideia é identificar se as pessoas pagarão pelos produtos que você está vendendo e se sua loja possui credibilidade.
? Estipule metas de visitas, cadastro e faturamento.
E também analise cada parte do processo de conversão no site. Crie um funil de conversão no Google Analytics, veja quantas pessoas estão deixando e-mail para receber novidades, quantas estão convertendo, etc. Nessa etapa é possível identificar possíveis “gargalos”.
? Obtenha o feedback dos clientes.
Saiba o que realmente eles esperam de melhorias antes de gastar tempo e dinheiro como novas implementações. Por exemplo, o checkout em uma única página é necessário? É necessário colocar outras formas de pagamento? Vale a pena inserir mais fotos dos produtos? Qual é a maior prioridade?
? Realize melhorias prioritárias.
A partir da coleta do feedback, realize as melhorias prioritárias e retorne a analisar as métricas e a identificar juntamente com seu público-alvo novas melhorias.
Esta metodologia ajuda a otimizar os processos de desenvolvimento de melhorias, a investir dinheiro de forma mais objetiva e a diminuir o desperdício de tempo, tão valioso no início de um novo negócio. E, além disso, a longo prazo ajudará a fidelizar seus clientes, evitando a concorrência e economizando no investimento em mídia.
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Estou realizando um estudo para a USP sobre E-commerce. Para participar CLIQUE NO CHAPLIN, a pesquisa leva apenas 3 minutos. Os resultados serão compartilhados via e-mail. Além disso, será fonte de um novo artigo aqui no Profissional de E-commerce. Obrigado!