Um novo termo vem sendo bastante utilizado no mercado: mentoria reversa. Mas, você sabe o que significa? Quando pensamos em relações de mentoria, automaticamente enxergamos profissionais mais velhos guiando os mais novos, oferecendo insights ganhos através de anos de trabalho duro e de muita experiência. Porém, na mentoria reversa, o que acontece é exatamente o contrário: funcionários mais jovens oferecendo uma nova perspectiva sobre tecnologia, social media e hábitos dos consumidores.
Com avanços tecnológicos ocorrendo a todo o momento, aqueles que nasceram em meio a essa turbulência de informações, os chamados “nativos digitais”, tem maior facilidade para acompanhar, aprender e se adaptar as mudanças que movem o mercado.
As empresas estão cada vez mais adeptas a contratar funcionários mais jovens, que possuem a mente aberta para aprender e inovar sempre que for preciso e, ao somar experiências com quem está presente no mercado há mais tempo, gerar melhores resultados com uma equipe potencializada. E é aí que a mentoria reversa entra em cena, servindo como uma poderosa ferramenta para uma organização.
Ao falar de social media, não basta ter uma conta, é preciso ser ativo e engajar o seu público com o seu conteúdo. Além disso, ajustar o tom de voz é essencial, pois muitas empresas tradicionais ainda tem o costume de ser formais quando conversam com clientes e esse não é o melhor caminho quando lidamos com pessoas que passam boa parte do dia conectadas.
É necessário ter uma aproximação mais casual, que humanize as relações profissionais. Vale encarar essa situação como se estivesse falando com um amigo, fazendo com que as pessoas se sintam mais acolhidas.
Um exemplo bem atual que mostra o quanto as habilidades de um nativo digital podem ter bastante sinergia com uma marca tradicional é o caso do Snapchat, aplicativo que vem adquirindo enorme visibilidade para as marcas mas que é dominado predominantemente por jovens. Neste caso, é primordial que o tom de voz esteja em harmonia para gerar maior engajamento entre o público alvo e a marca em questão.
Outro ponto bastante importante que pode ser aprendido com os mais jovens é não ter medo de arriscar. Quem já está no mercado há bastante tempo e já passou por períodos de crises econômicas, fica receoso de investir em algo novo e que sai fora de uma zona de conforto criada por eles mesmos para garantir estabilidade.
Porém, a pedida do século é justamente sair fora da caixa, arriscar, pois ideias que antes eram boas já ficaram ultrapassadas e está cada vez mais difícil de surpreender as pessoas. As ideias mais “improváveis” e “malucas” são as que mais estão dando certo hoje em dia.
Se você falasse de realidade virtual, há pelo menos um século atrás, quem acreditaria que daria certo? Pois é! Contudo, vale lembrar que é primordial existir um equilíbrio entre o novo e o tradicional, um não deve existir sem o outro, uma vez que a maturidade e a inteligência emocional também atuam como protagonistas nesta relação, fatores que costumam vir com o tempo e bastante experiência.
A maior lição que podemos tirar da mentoria reversa é que cada um de nós é expert em determinado assunto e, quando o assunto é tecnologia, as formalidades têm de ser deixadas para trás e os nativos digitais precisam colocar suas habilidades em prática. Ou seja, tem espaço para todos no mercado, onde todas as vozes precisam ser ouvidas para que se forme um ciclo constante de trocas de experiências valiosas tanto na vida profissional quando pessoal de cada um.
Publicado anteriormente no Pulse do LinkedIn.