O Marketing de Afiliados é uma forma de publicidade online. Para entender como ela funciona, primeiramente, é preciso conhecer alguns termos utilizados:
• Anunciantes: e-commerces e varejistas do mercado online;
• Publishers: criadores de conteúdo web para sites, blogs, canais de vídeos, podcasts, perfis em redes sociais ou qualquer outro canal online de conteúdo;
• Plataforma de Programas de Afiliados: sistema que gerencia a parceria entre publishers e anunciantes.
O Marketing de Afiliados funciona de forma bem simples: o anunciante disponibiliza suas ofertas na Plataforma de Programas de Afiliados e o publisher divulga essas ofertas em troca de uma comissão por cada venda realizada.
Esse tipo de publicidade online é muito eficaz para anunciantes e muito lucrativa para criadores de conteúdo, pois ambos unem suas forças em prol do mesmo objetivo.
Além da vantagem de ter um investimento proporcional aos resultados, pois os anunciantes só pagam por aquilo que os publishers venderem, o varejista ainda consegue atingir com mais efetividade o consumidor final, pois os anúncios de seus produtos e marca serão exibidos em canais de nicho e, portanto, mais engajados.
Para os publishers, o Marketing de Afiliados é o método mais prático e fácil de monetizar na internet. A diversidade de ofertas é enorme e atinge os mais variados públicos. A promoção das campanhas também é simples, já que a Plataforma de Programas de Afiliados disponibiliza formatos variados de divulgação e oferece todo o suporte para o publisher.