Em tempos de crise, uma das indústrias mais afetadas é a de imóveis. Segundo o Banco Central, no primeiro trimestre de 2017, o brasileiro comprou imóveis na faixa dos R$ 160 mil. Para realizar tais compras em tempos instáveis da economia nacional, é ainda mais importante que os brasileiros interessados em imóveis façam pesquisa antes de efetuar uma compra.
Na esfera sociodemográfica observamos que a maioria dos brasileiros interessados em imóveis é mulher (62%), casada (72%), com idade entre 35 a 59 anos (42%), da classe Alta (67%) e graduada (53%).
Dentro desse tema, os três produtos pelos quais os brasileiros mais buscam são apartamentos, imóveis e móveis para cozinha. Já as três marcas preferidas são Philco, Brastemp, e Tramontina. Para realizar tais buscas, utilizam smartphones (50%).
No tema imóveis se interessam pelo Mercado Imobiliário, Móveis e Decoração e Arquitetura. Fora dele, se interessam por Literatura, Culinária Gourmet e Museu.
Além disso, a maioria deles pertence ao cluster Exploradores (25%) do Navegg EveryOne. Ou seja, valorizam a exclusividade e tendem a pagar mais por isso, mas são os que mais analisam as variáveis que definem o custo-benefício daquilo que desejam adquirir.
Quando o assunto é comportamento de consumo dentro da indústria de Imóveis, a maioria deles se encaixa no perfil Luxo e Família (35%) do Navegg Buyer – composto por pessoas que têm preferência por imóveis em condomínios de luxo ou condomínios-clube -, seguido do perfil Vida Moderna (34%) – pessoas que preferem imóveis menores ou individuais e condomínios mistos do tipo home business – e do perfil Minha Casa, Minha Vida (31%) – pessoas que têm poder de consumo médio/baixo, portanto, aceitam morar mais longe para ter conforto.
Confira o infográfico completo abaixo e saiba mais sobre o perfil dos brasileiros interessados em imóveis.