Utilizar canais próprios de conteúdo possibilita a todos ter total controle dos resultados, sem precisar de terceiros. Além disso, desenvolver o próprio conteúdo faz da informação algo único, exclusivo e de referência ao seu mercado.
Por Tatiana Apolinário para o Vitamina Publicitária. Existem inúmeras ferramentas que auxiliam perfeitamente as redes sociais das empresas. Elas agendam os posts, analisam os resultados, qualificam os leads e te dão todo o respaldo para que sua estratégia de conteúdo seja um sucesso.
Mas, isso gera custo. Além do custo, você tende a ficar mais “dependente” deste fornecedor para analisar e trabalhar os resultados que as mídias oferecem. Estas empresas geram excelentes resultados para seus clientes, mas, caso você não possa adquirir um software que faça esta gestão de conteúdo, é possível envolver sua equipe e também colher resultados.
Inicialmente, garanta o conteúdo do seu site ou blog. Ninguém melhor do que você e sua equipe para produzir e administrar os resultados do conteúdo desenvolvido ou personalizado por vocês. A partir deste canal você pode pulverizar e distribuir este conteúdo de inúmeras formas, como posts para Facebook, Twitter, Google Plus ou até uma formatação especial para podcast ou e-mail marketing. É importante ressaltar que você pode ter o conteúdo detalhado no blog e adequá-lo a cada mídia social. Esta estratégia não pode ser esquecida, pois faz muita diferença!
Agora que o seu conteúdo está dentro do teu site, o visitante está ainda mais propício a fechar a venda. Ele pode navegar no conteúdo, verificar o quanto sua empresa entende do assunto, analisar as redes sociais que está inserida e comprovar que sua empresa está perto dos clientes. O bom conteúdo não precisa ter propaganda direta. Ele conduzirá de uma maneira natural o visitante a entrar na parte de produtos e explorar as possibilidades de resolver seu problema ou desejo. O conteúdo do seu site e blog ajuda MUITO na conversão para venda. Por isso, foque na qualidade dos textos, imagens atrativas, layout convidativo e facilidade na navegação.
A partir do momento que você tenha o seu site e possa controlá-lo, você pode tudo! Se depender de regulamento de terceiros você conta com a disponibilidade deles e pode levar mais tempo do que você precisa. É lógico que existem parceiros que sempre estão a disposição para nos ajudar, mas nada como você ter o controle de seus canais de comunicação.
Além disso, ter o poder de seu site em suas mãos significa adequar seu site para campanhas específicas. Ou seja, você pode mudar a sua interface sempre que desejar. Neste ponto, é muito importante ter bom senso e lembrar que seu site é o cartão de visita de sua empresa e não pode mudar de cara mensalmente, por exemplo. É preciso planejamento e bom senso.
Usufrua de recursos visuais atraentes e modifique-os sempre que precisar através de seu trabalho e/ou de sua equipe. Você pode, por exemplo, fazer uma campanha de comunicação, modificar sua identidade a cada 3 meses e adequar as capas de suas redes sociais com o mesmo conceito. Não fica cansativo e seu público esperará pelas próximas mudanças.
Manter os canais proprietários de conteúdo significa, principalmente, ter todos os dados perto de você. Você pode acompanhar os resultados de uma campanha diariamente, semanalmente ou como desejar. Tudo o que você precisa observar está ali, pronto para ser analisado.
Se você tem esta possibilidade, acredite! É muito legal produzir conteúdo, deixar o site da empresa com a sua personalidade, modificá-lo, analisá-lo e acompanhar os resultados e audiência de seu público no momento em que você quiser. Invista nesta experiência.