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Guia prático de Usabilidade para Lojas Virtuais

Vamos falar de Usabilidade? Mas o que afinal significa esta palavrinha tão falada na internet? Segundo Jakob Nielsen, expert no assunto, é um conjunto de propriedades de uma interface (no caso o sistema de navegação da sua loja), que reúne os seguintes componentes:
1.Fácil aprendizado;
2.Eficiência;
3.Capacidade de memorização;
4.Baixo índice de erros;
5.Satisfação e prazer ao uso
No “frigir dos ovos” isso quer dizer que quanto mais instintivo e simples forem os caminhos de navegação e as ferramentas do site, maior a chance do consumidor fechar uma compra. Em lojas virtuais é usual a simplicidade. Pode ser que você esteja se perguntando, mas por que devo dar tanta atenção a isto?
Simples, muitas vezes pequenos ajustes no layout da loja significam grandes melhoras de vendas.

Uma  mudança na cor do botão de compra pode aumentar a conversão de vendas dependendo da loja e o seu faturamento “agradece”.
Saiba que a maneira com que você organiza sua informação influência diretamente no sucesso de um sistema ou interface de site. A seguir, separamos algumas instruções que podem te ajudar neste assunto.
Por importância, as primeiras são mais importantes, as últimas menos.
Dividimos em Arquitetura da Informação, Conteúdo e Design.

1.    Arquitetura da informação
a.    Entrada de dados

Só pergunte uma vez por uma determinada informação;
Use o endereço de envio como endereço de cobrança por padrão;
Indique sempre e antes de começar o processo de preenchimento quais são os campos obrigatórios;
Mostre exemplos de como preencher os campos;
Valide os campos conforme são preenchidos;
Use o CEP para pré-popular os campos de endereço e cidade;
Os campos devem estar alinhados um embaixo do outro, respeitando a ordem de leitura do usurário;
Deixe um campo para nome (chamar de “Nome”) e outro para sobrenome (Chamar de “Último sobrenome”).
Se o pagamento for via cartão de crédito, apresentar os campos na ordem do cartão;
Evite o uso de Drop Down Menus, pois eles diminuem a velocidade de preenchimento;
Desabilite a função “colar” para o campo de validação de e-mail;
Nunca peça como obrigatório: RG, telefone fixo, nome do pai ou da mãe;

b.    Navegação

Os labels devem estar visíveis o tempo todo;
Mostre a mudança de localização dentro de um processo através de dicas visuais (cores, números, formas);
Processos devem ser clicáveis e navegáveis;
Títulos (e outras funções hierárquicas não clicáveis) devem indicar o tempo todo que não são clicáveis;
Pense em termos de acessibilidade e suas ferramentas e, por isso, coloque a descrição de cada imagem em alt tag.

c.    Fluxo

O processo de check-out deve ser linear;
Destaque (mostre claramente) descontos e valores adicionais;
Mostre o valor final o mais cedo possível no processo;
Evite simuladores dissociados do carrinho (se simular, o valor deve ser mostrado no carrinho);
Permita comparação de atributos de produtos;

2.    Conteúdo

Descreva os nomes dos links;
Seja conciso nas descrições;
Evite jargões técnicos;
Nome de “endereço de envio” deve ser opcional;
Erros devem conter mensagens simples, claras e conter instruções para resolver o problema.
Permita acesso a explicações (sem sair da página), para regras particulares do seu negócio;
Texto de finalização deve ser simples, claro e conter instruções que diminuam receio de qualquer natureza;

3.    Design

Crie estruturas claras e de fácil identificação;
Todo conteúdo deve ser apresentado de forma hierarquizada;
Use diferentes tamanhos de fontes para indicar hierarquia;
Permita o controle de tamanho de fontes/visualização;
Durante o pagamento coloque o mínimo possível de novos elementos, para evitar distrações;
Registro no site deve ser opcional, sempre que o modelo de negócio permitir;
Peça informações de registro somente quando o usuário estiver motivado;
Não dê demasiada importância ao cupom;
Cross-selling deve existir, mas deve ser apresentado com cuidado para não atrapalhar a venda.

E então? Que tal checar estes quesitos na sua loja? Aposto que você vai descobrir por que os grandes varejistas tem departamentos especializados em analisar o tempo todo a usabilidade de suas lojas.

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