O Google+ (Ou Google Plus), apesar de estar crescendo a cada dia que passa, ainda é pode ser considerada por muitos irrelevante no Brasil, mas quando os usuários perceberem o quanto ela é interessante, será inevitável o seu sucesso e a quantidade de novos usuários. Se trata de uma rede social autoexplicativa, intuitiva, fácil de gerenciar e principalmente muito organizada, o modo como ela categoriza seus amigos em círculos é fantástico a na minha opinião o grande diferencial para o usuário comum é a possibilidade de interagir com até 9 amigos através de um chat por vídeo chamado Hangout e poder promover encontros, cursos, reuniões e etc.
Além disso, estar no Google+ traz também muitas vantagens:
• Integração com outros serviços Google;
• Os melhores e mais rápidos aplicativos com busca aprimorada no Google;
• Notificações de jogos separadas;
• Não existe a solicitação de amizade e ainda conta com edição avançada de imagens.
Mas e minha empresa? Como trabalhar com Google+ na loja virtual?
Depois de dados como esse da GlobalWebIndex, alguém ousa afirmar que o Google+ também não vai explodir no Brasil? Eu aposto que vai! A grande aposta, como disse, é na integração de ferramentas.
Sem dúvida alguma a indexação de SEO será melhor no Google+ do que no Facebook, por exemplo. O próprio WordPress, conta com plugins que integram rich snippets nos resultados do Google que fazem aparecer as fotos dos autores quando a publicação aparece listada, este perfil de autor com foto, é o perfil do Google+, claro. Se você se preocupa com Inbound Marketing para sua loja virtual, isso é ouro.
A About.com listou 3 dicas bem interessantes de como otimizar seu e-commerce também no Google+, atualizamos elas para nossa realidade, tome nota:
+ Veja como os grandes fazem: pode não ser seu nicho, nunca vai concorrer com você, mas se empresas grandes estão fazendo isso pode significar que tem retorno relevante. Se pensarmos em varejistas online americanos podemos citar a gigantesca Home Depot, porém grandes lojas virtuais nacionais também já não abrem mão de figurar na rede, veja a Magazine Luiza e a Saraiva Online. Algumas publicações com ofertas podem ser até mais indexáveis que a própria loja virtual (totalmente otimizadas em SEO).
+ Apontamento de links: para aumentar sua visibilidade aponte em sua página do Google+ outros perfis da sua empresa, como o do Youtube e claro, para a loja virtual. O apontamento de links (Link Building) contribui bastante para o PageRank, e o peso da rede social do Google é grande para o Google, logo isso é saudável para seu PageRank.
+ Crie uma rotina de atualizações: por mais que você não tenha conhecidos na rede, tem muita gente lá. E o engajamento da rede é muito bom. Como já deve fazer nas outras redes sociais, publique diariamente na rede. Páginas sem atualizações são esquecidas tanto pelos robôs de busca quanto pelos seguidores. Afinal quando você resolve seguir uma página, vai esperar que ela te proporcione conteúdo sobre o assunto. Coloque na rotina das atualizações, já vai publicar no Facebook, no Twitter, no Linkedin, compartilhe no Google+ também…
Priscila Soares é professora no Curso Mídias Sociais na Prática da Universidade Buscapé Company.
Fontes:
About.com | How to Use Google+ for Ecommerce
Stream Social Q1 2013: Facebook Active Usage Booms
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