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Google Analytics: Analisando resultados de Mídias Sociais para e-commerce

Se você não medir seus esforços em mídias sociais, não poderá focar no que dá mais retorno, ou pior, não conseguirá provar a evolução do trabalho e o quanto ele está beneficiando o resultado da sua empresa.

Será preciso repensar as estratégias se no final do dia, aqueles seus “200 mil” fãs no Facebook não:

? Acessarem o seu site;
? Deixar o processo mais barato (um exemplo simples, um pós-venda eficiente pode reduzir custo de logística com troca de produtos);
? Tiverem um tíquete-médio de compra mais alto que o usual;
? Tiverem um índice de recompra invejável ao ser comparado a outras mídias;

Enfim, se eles não adicionarem nenhum valor ao seu negócio de uma forma mensurável.

Vamos entender como usar o GA (Google Analytics) e como tirar alguns indicadores para facilitar o nosso trabalho de encontrar os números que vão nos guiar na escolha do melhor investimento (de tempo, dinheiro em mídia, equipe, recuso internos de tecnologia).

Leia também: Como o EdgeRank do Facebook funciona?

1. Monitore o tráfego de Busca

O Google pode (e deve) ser um grande aliado para a gestão de mídias sociais. Use o GA para trazer insights importantes.

Os acessos através das buscas orgânicas são indicadores interessantes de como as pessoas, que já procuram por sua marca, fazem a relação de conteúdo com ela.

Olhe os acessos dos Google e faça algumas perguntas básicas, como:

? Quais são as principais keywords da busca orgânica, excluindo os termos institucionais, que trazem as pessoas para o seu site?
? Quais são os principais produtos que estão convertendo a partir de Buscas? Essa métrica pode te dar boas relações de produtos para serem explorados buscando uma melhor conversão, por tanto, aumentando o ROI.
? Quais são os termos relacionados com a sua marca que os usuários estão buscando?

Ex.: “Minha marca + _______”, a segunda palavra é uma relação direta que as pessoas já fazem com a sua marca e que se explorada corretamente, o seu conteúdo irá gerar mais reconhecimento nos usuários e logo, mais aceitação.

Você pode fazer essas e outras perguntas para identificar o comportamento do usuários e se fizer monitoramentos constantes, encontrará algumas tendências que valem a pena ser exploradas.

Dica adicional: Os painéis são ótimos para te ajudar a fazer leituras rápidas do que está acontecendo, adicione o painel abaixo ao seu GA e ganhe tempo para visualizar suas métricas.

<https://www.google.com/analytics/web/template?uid=ReVvcGR2Seq3srS1UODsHA>

2.  Monitore o Engajamento de Marca

Use o ‘Multi-Canais’ para fazer cruzamentos das visitas que começaram nas redes sociais e depois fecharam as compras por entrar por outro canal.

Essa métrica não irá aumentar o seu ROI de conversão direta, mas dará um retorno prático da influência do seu trabalho no resultado de construção de marca.

Ex.: Em uma ação básica de Concurso Cultural você terá o resultado de quantas pessoas foram atingidas nas redes sociais

> Quantas acessaram o concurso.
> Quantas participaram ativamente.
> Quantas compartilharam e geraram mais tráfico social para ação.

Correto? Todas essas métricas são números que estão entre o Awareness de marca e o engajamento da ação. Considero completa a etapa de engajamento com Site/Marca quanto o usuário não está só reconhecendo e interagindo com a marca em mídias sociais, mas ele está querendo saber mais sobre a marca e seus serviços/produtos. Isso pode ser medido através da participação dos canais sociais para a construção do acesso de tráfego direto ou o quanto esse acesso social se engaja com o seu site.

Se você achou um pouco confuso o conceito de engajamento de marca, este post sobre Funil de Conversão Social fala exatamente sobre a cadeia de engajamento de marca.

Para calcular essa métrica, use:

> Porcentagem de engajamento de marca gerada por social (Visitas originadas de buscas Institucionais-ou-Diretas que tiveram início por um acesso social / Visitas gerais de buscas orgânica e diretos). – Use a área de Funis multicanal do GA para acessar esses dados.

3. Monitore o Engajamento dos visitantes com o site

Fazer uma leitura da navegação do usuário e o relacionamento com o site deveria ser uma das primeiras coisas a se fazer antes de um planejamento estratégico em mídias sociais, mas a maioria do material que é encontrado sobre métricas de mídias sociais fala muito do monitoramento e análise das conversas que acontecem fora do seu site e deixam de falar/analisar das pessoas que estão gerando todos esses dados ricos e que já estão em seu site.

Aqui vai uma colinha simples o objetiva de como medir a interatividade no seu site (cada site é um caso, a ideia é entender o macro e adaptar para a sua realidade).

Algumas métricas:

? Porcentagem de visitantes que deixam comentários;
? Porcentagem de visitantes que compartilham/votam/amplificam nas mídias sociais;
? Índice de conversão (Porcentagem visitas/conversão) – Vendas, downloads, leads, reviews e classificações derivadas das mídias sociais;
? Porcentagem dos visitantes que clicam no seu link de Call-To-Action;
? Tempo médio de visita;
? Caminho/Etapas para conversão;
? Índice de visitas engajados (Nº de engajamentos/Total visitas);
? Índice de recompra.

4. (Expandido)  Monitore o Engajamento Social do seu site

KPIs:

? Número de ações sociais (Curtir, Tweets) / Pelo número de páginas com os botões de compartilhamento;

Com o Facebook Insights, você pode adicionar um ID ao código do seu site e ter algumas informações sobre a atividade social do seu site.

?  Influência do sua comunidade nas ações sociais do site (número de tweets/Curtir… por acessos derivados das mídias sociais.

Gostaria de convidá-los para acessar o meu blog de mídias sociais, vai que você gosta de alguma coisa lá também, né?! Você também tem algum macete ou jeitinho de usar o Google Analytics para ajudar no trabalho de mídias sociais? Deixe sua dica nos cometários desse artigo.


João Caetano é Profissional de Marketing Digital com foco em novas mídias, conversões multicanais e resultados em mídias sociais para varejo. João Caetano no Linkedin | joaocaetano@informepublicitario.com.br
Blog Informe Publicitário http://informepublicitario.com.br/

TEXTO DO E-COMMERCE BRASIL – Google Analytics: Analisando resultados de mídias sociais para e-commerce.

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