Você já foi no McDonalds com “pouca fome” e pensou: Vou pegar apenas o lanche. Mas na hora de fazer o pedido, percebe que a diferença do valor do lanche para “Combo com refrigerante e batata” é pequena, logo, não vale a pena “pedir só o lanche” e você decide pela compra do Combo.
Tudo parece natural, entretanto, do ponto de vista econômico sua decisão deveria ter sido “Comprar apenas o lanche”, pois era o que sua fome demandava e o custo seria o menor.
O que nos leva a tomar tal decisão irracional?
Quebrando com a expectativa racional da economia clássica, a ECONOMIA COMPORTAMENTAL leva em conta que é natural tomarmos decisões “satisfatórias” em vez de sempre a ideal/racional/melhor, pois ela leva em conta fatores psicológicos, hábitos, experiência, momento e outros fatores que afetam nossas decisões.
Sendo assim, quando olhamos para nosso negócio, devemos olhar como está montada a Arquitetura de Escolhas para nosso cliente, ou seja, olhando para o fluxo de escolhas que ocorrem do momento do primeiro contato até a efetivação da venda.
Quais são os caminhos que levam a tomada de decisão?
Mapear esse processo é interessante, pois podemos encontrar pontos importantes para nosso cliente e partir daí podemos criar Nudges, ou empurrõezinhos, para nossos clientes seguirem o melhor fluxo dentre tantas escolhas que ele tem nesse processo.
A ideia dos Nudge é que possamos criar pequenas intervenções que direcionem o caminho de decisão ideal, isso sem proibir outras possibilidades, assegurando a liberdade de escolha do nosso cliente.
É neste ponto que a Gamificação é eficiente e vai resolver independente do seu negócio. Pois ela cria mecanismos simplificados e com baixo custo para implementação.
A Gamificação (ou Gamification) se fundamenta no uso de mecânicas de games e técnicas de game-design, para gerar interesse e ações em outros contextos, como o do seu negócio.
Leia também:
Livros para ir além:
– Nudge – O Empurrão para a Escolha Certa – Richard Thaler
– For The Win – Kevin Werbach
Curso:
– Gamification Marketing – Como motivar clientes utilizando estratégias de games – Por Felipe Marlon