Você já foi no McDonalds com “pouca fome” e pensou: Vou pegar apenas o lanche. Mas na hora de fazer o pedido, percebe que a diferença do valor do lanche para “Combo com refrigerante e batata” é pequena, logo, não vale a pena “pedir só o lanche” e você decide pela compra do Combo.

Tudo parece natural, entretanto, do ponto de vista econômico sua decisão deveria ter sido “Comprar apenas o lanche”, pois era o que sua fome demandava e o custo seria o menor.

O que nos leva a tomar tal decisão irracional?

Quebrando com a expectativa racional da economia clássica, a ECONOMIA COMPORTAMENTAL leva em conta que é natural tomarmos decisões “satisfatórias” em vez de sempre a ideal/racional/melhor, pois ela leva em conta fatores psicológicos, hábitos, experiência, momento e outros fatores que afetam nossas decisões.

Sendo assim, quando olhamos para nosso negócio, devemos olhar como está montada a Arquitetura de Escolhas para nosso cliente, ou seja, olhando para o fluxo de escolhas que ocorrem do momento do primeiro contato até a efetivação da venda.

Quais são os caminhos que levam a tomada de decisão?

Mapear esse processo é interessante, pois podemos encontrar pontos importantes para nosso cliente e partir daí podemos criar Nudges, ou empurrõezinhos, para nossos clientes seguirem o melhor fluxo dentre tantas escolhas que ele tem nesse processo.

A ideia dos Nudge é que possamos criar pequenas intervenções que direcionem o caminho de decisão ideal, isso sem proibir outras possibilidades, assegurando a liberdade de escolha do nosso cliente.

É neste ponto que a Gamificação é eficiente e vai resolver independente do seu negócio. Pois ela cria mecanismos simplificados e com baixo custo para implementação.

A Gamificação (ou Gamification) se fundamenta no uso de mecânicas de games e técnicas de game-design, para gerar interesse e ações em outros contextos, como o do seu negócio.

Leia também:

Eu acredito em Gamification, e você?


Livros para ir além:
Nudge – O Empurrão para a Escolha Certa – Richard Thaler
For The Win – Kevin Werbach

Curso:
– Gamification Marketing – Como motivar clientes utilizando estratégias de games – Por Felipe Marlon

Author

Graduado em Ciências Econômicas pela USP. Já atuou como Desenvolvedor de Novos Produtos na área de Marketing da TV Globo, onde teve estreito laço com o mercado nacional de Games. Hoje atua como Business Developer na PushStart e é professor do Curso online Gamification Marketing - Como motivar clientes utilizando estratégias de games.

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