Você já utiliza ou pretende usar Facebook Ads, mas não sabe qual é a imagem perfeita para ilustrar seu anúncio? Após muito testar (e gastar), encontrei os 12 melhores tipos de imagens que, quando colocadas para testes, aumentavam bastante minha conversão.
Pensando melhor sobre o porquê essas imagens funcionavam diversas vezes e em diferentes mercados, resolvi entender como a psicologia explica esses padrões e agora compartilho com você esses resultados.
Conheça os 12 tipos de imagens que mais atraem e persuadem usuários:
1- Rostos
2- Mulheres/Homens Atraentes
3- Pessoas apontando para você
4- Pessoas apontando para uma direção anúncio
5- Gráficos
6- Setas
7- Alvos
8- Curtidas
9- Representações de Dinheiro
10- Conceito de Luxo
11- Conceito de sucesso no trabalho
12- Liberdade
Continue lendo esse artigo para saber que imagens são essas e como a psicologia explica seu funcionamento.
1 – ROSTOS
Você olhou diretamente no olho dessa mulher? Eu aposto que sim! Somos seres sociáveis e interagimos com muitas pessoas durante o nosso dia. Como não resistir a um rosto bonito trocando olhares e sorrindo para você?
Rostos de pessoas felizes olhando diretamente para você (mesmo que seja pela tela do computador) atraem muito nossa atenção. Experimente utilizar imagens de rostos nos anúncios do Facebook e você poderá ver um aumento no número de cliques. Seja esse rosto do sexo masculino ou feminino, temos uma tendência a corresponder ao olhar dessa pessoa. Se essa pessoa for atraente então… (vamos a próxima imagem!)
2 – MULHERES/HOMENS ATRAENTES
Se a mulher da imagem anterior atraiu sua atenção, essa agora pode até ter feito você suspirar! =) Imagens de mulheres e homens atraentes tendem a chamar muita atenção do sexo oposto. É a lei básica da atração!
A junção dos olhos claros com a boca carnuda, as leves sardas no rosto, o olhar fixo e o fato dela parecer estar nua, certamente colaboram para capturar nossa atenção. Não vou entrar nos mínimos detalhes de como a psicologia explica essa atração. Porém, é interessante saber que mulheres atraentes tendem a funcionar muito melhor do que homens atraentes. O motivo?
Generalizando, homens se importam mais com a aparência da mulher do que o contrário. Mulheres, geralmente, fazem uma mistura de segurança, inteligência, bom humor, status social/financeiro e aparência.
Ok. Não é uma ciência exata, mas sinta-se à vontade para testar imagens de mulheres/homens atraentes nos anúncios no facebook e observe como o seu CTR (Click-through rate) irá aumentar. Maior CTR = Mais Tráfego com menos dinheiro gasto.
3 – PESSOAS APONTANDO PARA VOCÊ
Ei você! Sim, você! Você já percebeu como a palavra “você” atrai sua atenção? O mesmo vale para pessoas apontando na sua direção. É como estivessem se comunicando diretamente com você.
Na imagem acima, posso até dizer que talvez você se sinta um pouco incomodado de ter alguém apontando diretamente para você, acertei? É por esse motivo que esse tipo de imagem tende a ser efetiva. Uma comunicação direta através de uma imagem. É como falar sem usar palavras.
Trabalhando bem o foco da imagem e fazendo parecer que o dedo da pessoa está prestes a sair pela tela do seu computador, você poderá atrair a atenção do usuário através de Facebook Ads. No texto desse anúncio, não esqueça de mencionar a palavra você no título ou no corpo do texto. Ela irá reforçar que você está se comunicando diretamente com o usuário.
4 – PESSOAS APONTANDO PARA UMA DIREÇÃO (ANÚNCIO)
Imagine que o seu anúncio no Facebook esteja bem à direita dessa imagem. Ter uma pessoa apontando para ele, irá aumentar sua conversão. Lembro de ler uma vez sobre um experimento em que uma pessoa parava do nada no meio da Time Square e apontava para cima, para o céu.
Não havia nada de estranho no céu, mas várias pessoas paravam ao lado desse (maluco) para ver o que ele estava apontando. Conseguindo sincronizar o olhar com a direção para onde essa pessoa está apontando, você irá atrair a atenção do usuário para o seu anúncio no Facebook.
5 – GRÁFICOS DE CRESCIMENTO
Gráficos de crescimento são vistos como um sucesso alcançado. Você entendeu. As barras em crescimento indicam a evolução do seu negócio. Para o usuário que vê seu anúncio no Facebook, o gráfico significa uma oportunidade para ele conseguir mais de algo desejado.
6. SETAS
Assim como pessoas apontando para uma direção, a seta é uma referência que deseja nos guiar para um determinado ponto. Capturar e-mails é uma das prioridades. Essa também é uma ótima imagem para Facebook Ads porque ela aponta diretamente para o título do anúncio, que é clicável e é apresentado na cor convencional de links, o azul.
Portanto, é uma ótima forma de você direcionar usuários para a sua Landing Page, que trará mais informações sobre o que ele deseja aprender.
7 – ALVOS
Acertar no alvo está associado a:
? Sucesso.
? Habilidade.
? Vencer.
Logo, ao utilizar imagens como essa em Facebook Ads, você consegue transmitir ao usuário que ele pode acertar (em cheio) no alvo. Ou seja, ele pode obter sucesso, melhorar uma determinada habilidade e vencer. Existe uma positividade e uma urgência por mudanças associada à imagem.
8. CURTIDAS
Como conseguir mais likes no Facebook? O simples fato de mencionar “curta nossa página para receber mais conteúdos de qualidade” já pode aumentar bastante sua conversão a cada post. Porém, como fazer isso através de uma imagem?
Ao colocar uma imagem simbolizando o famoso “joia” (curtir), você incentiva as pessoas a curtirem sua página ou conteúdo. Além disso, os polegares apontam exatamente para o título do anúncio lateral (atuando como setas), o que também pode aumentar sua conversão.
9. REPRESENTAÇÕES DE DINHEIRO
Como vender mais, como ganhar dinheiro, ganhar dinheiro online são desejos que todos os empreendedores tem não é verdade? Não só empreendedores, mas todos gostariam de ganhar um pouco mais, seja para comprar mais, ter mais lazer, investir em um negócio ou fazer doações maiores.
Logo, imagens que representem dinheiro tem grande apelo para atrair a atenção dos usuários que vêem os anúncios no Facebook.
10. CONCEITO DE LUXO
A maioria das pessoas possui uma fixação por artigos de luxo. Acredito que a principal razão seja o fato de que ela tem a ideia de que nunca poderá ter um item desse, como um Iate particular, por exemplo.
Logo, elas são atraídas por esses conceitos de luxo por ser algo longe de sua realidade e que somente algumas “famosas estrelas” podem ter. Iates, helicópteros, jatinhos particulares e carros esportivos são bons exemplos desse luxo que muitos sonham em ter e que você pode utilizar em suas imagens para atrair mais atenção para seus anúncios.
11. CONCEITO DE SUCESSO NO TRABALHO
Pessoas felizes com roupa de trabalho indicam (de maneira inconsciente) sucesso na carreira. Grande parte das pessoas que irão ver seu anúncio participam do meio corporativo e desejam um aumento salarial ou melhorar sua carreira. Logo, mostrar imagens de pessoas que aparentam ser bem sucedidas nesse ambiente ajuda seu anúncio a se destacar.
12. LIBERDADE
? Encontre um local que simbolize tranquilidade (pode ser uma praia).
? Adicione uma pessoa com os braços abertos ao vento na frente do sol para ter uma silhueta.
? Agora, coloque qualquer frase motivacional no espaço vazio.
Pronto, agora você tem um post no Facebook que pode atrair milhares de likes, comentários e compartilhamentos. Ok, mas estamos falando de Facebook Ads. Bom, a lógica do porquê essas imagens funcionam é muito parecida.
Com a vida corrida, o trabalho estressante e a falta de tempo para momentos de paz, faz com que imagens relacionadas à liberdade como essa se destaquem das demais.
13. SEGREDO (BÔNUS)
Essa 13ª imagem vai de bônus para você! =) Imagens de pessoas fazendo bico com a mão na boca indicam que elas querem que você guarde um segredo, se mantendo em silêncio.
Teste colocar um texto relacionando um segredo ao que você deseja oferecer através do anúncio. Segredo é uma palavra muito forte e ninguém gosta de ficar na curiosidade, sentindo-se excluído de um grupo que detém uma informação que ela não possui. Portanto, esse tipo de imagem tende a aumentar o CTR do seu anúncio no Facebook se for muito bem utilizada em harmonia com o corpo de texto do anúncio.
CONCLUSÃO:
Espero que esses 13 tipos de imagens sejam úteis para você aumentar a conversão de seus anúncios no Facebook. Entender como a mente humana funciona e suas decisões tomadas é essencial para você conseguir melhorar seus resultados de marketing. Quando falamos em Facebook Ads, estamos falando em dinheiro gasto com objetivo de gerar um retorno sobre esse investimento.
Não jogue dinheiro no lixo com anúncios mal planejados. Entenda como imagens atraem a atenção do usuário e depois reforce o benefício único do seu anúncio com um texto bem escrito e direto ao ponto. Agora é com você!
- Quais imagens você utiliza nos anúncios do Facebook para aumentar sua conversão?
- Como você destaca seus anúncios dos demais?
Adoraria saber a sua opinião nos comentários!
(crédito das imagens: shutterstock.com)