E-commerce: 3 Estratégias de Marketing para o Natal. Segundo a Bazaarvoice, mais de 8 em cada 10 consumidores (84%) pesquisarão em busca de ideias de presentes de Natal antes de fazer qualquer compra. Sim, já estamos falando do Natal, os lojistas virtuais já devem começar AGORA a preparar suas estratégias para aproveitar essa grande demanda de fim de ano.
Não é cedo demais.
As compras de Natal começam no final de outubro, e em alguns casos vai além do dia 25 de dezembro. A própria Bazaarvoice é um bom exemplo, nossa fonte de dados já começou a incentivar seus clientes a iniciar seus planejamentos de campanhas de Natal. Produziram até mesmo um PDF para os clientes com um Guia para as Férias 2013 focado em produção de conteúdo social e credibilidade para o Natal. Porém, uma coisa é entender a necessidade de se planejar, outra bem diferente é saber quais estratégias de marketing adotar.
Da mesma forma, em outros lugares já começamos a encontrar incentivos para essa preparação. Como podemos ver em outro texto (em inglês) do próprio Practical E-commerce: “Prepare seu E-commerce em Agosto para as vendas das Férias“. Nele Dale Traxer incentiva os empresários do Comércio Eletrônico e Marketing Digital a reconhecer a necessidade de começar a trabalhar suas promoções com antecedência e um próximo passo lógico dando dicas de Marketing, ideias e sugestões para o Natal de 2013.
Como entrar no mercado para o Natal 2013.
Embora certamente existam dezenas de maneiras viáveis ??para atrair novos clientes e fazer vendas nas férias deste ano, três estratégias particulares podem se tornar promissoras para os pequenos e médios varejistas online:
? Marketing de Fidelização de clientes;
? Inbound Marketing;
? Links Patrocinados.
Estas estratégias são relativamente baratas. Cada uma delas vai incentivar o tráfego do site e podem se tornar uma fonte de vendas em tempo hábil.
Marketing de Fidelização de Clientes.
Fidelizar e repetir. Clientes conhecidos são geralmente melhor fonte de receitas para um varejista. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 41% da receita do Comércio Eletrônico vêm de clientes que retornam. E esses compradores que retornaram normalmente representam apenas cerca de 8% dos visitantes do site, segundo o Relatório Índice Digital da Adobe, “O ROI do Marketing para Clientes Online Recorrentes.” A Adobe também descobriu os clientes que retornam vão gastar entre três e cinco vezes mais por visita.
Para atender seus clientes conhecidos, concentre seus esforços em E-mail Marketing, Mídias Sociais, e, se você tem assinantes, Mensagens de Texto por celular (tem sido bastante recomendado nos Estados Unidos).
Por e-mail, planeje uma série de intervenções a partir de agora que busquem alcançar um destes três objetivos:
(1) Incentivar os consumidores a procurar um descanso antes do feriado,
(2) Introduzir ou visualizar novos produtos ou recursos,
(3) Estimular o envolvimento com Blogs e Conteúdo de Mídia Social, que será um centro das suas sugestões para as férias.
A Exact Target produziu um infográfico (em inglês) com um Calendário de Férias para o E-mail Marketing que pode fornecer mais informações valiosas.
Para Blogs e Mídias Sociais, peça aos clientes conhecidos que usam o Facebook ou o Pinterest para começar a criar listas de desejos de produtos que eles gostariam de receber como presente neste Natal. Pedir também para fornecer ideias e sugestões de presentes. Agregue as melhores listas de desejos e sugestões de presentes para suas postagens no blog.
Mensagens de texto (SMS) são uma oportunidade importante para os varejistas – Practical E-commerce: “Mensagens de texto: Eficácia para o Varejo.“ Os clientes normalmente respondem a uma mensagem de texto em cerca de 90 segundos. Imagine o que isso pode significar para um varejista com uma comunicação exclusiva de ofertas no Black Friday ou Cyber ??Mondays? Se planeja uma oferta de férias semanal, exclusiva, na segunda quinzena de novembro e início de dezembro. Se você não tem um opt-in para montar uma lista de mensagens de texto, você pode começar a construir.
Nota: As mensagens de texto se tornaram uma ferramenta mais poderosa nos Estados Unidos, onde o Mobile Commerce já está mais amadurecido. Porém, já pode ser uma boa fazer testes por aqui.
Inbound Marketing.
O Inbound Marketing visa atrair novos clientes através de conteúdo relevante, por meio de Blogs, vídeos ou outros materiais úteis. O conceito é bem simples, adicionar conteúdo à sua loja virtual para atrair consumidores que vieram de Sites de Busca e por recomendações em Mídias Sociais. A ideia é que um número significativo dos seus potenciais clientes vão usar os Sites de Busca ou Recomendações de Amigos para encontrar ideias de bons presentes ou mesmo uma simples receita de Panetone.
Veja também: Infográfico: Como Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais e SEO trabalham juntos?
Por exemplo, um dono de loja virtual poderia publicar um post no blog sobre “Cinco momentos apropriados para presentear com Panetones no Natal“, ou um vídeo sobre “Como selecionar engrenagens para pescadores” em sua lista de compras natalinas. Este conteúdo, publicado em Agosto ou Setembro, iria transformar-se em resultados de pesquisa bem rankeados em Novembro ou Dezembro.
Links Patrocinados.
O método final que os varejistas online certamente apreciarão empregar é o Link Patrocinado. Esta forma de promoção pode custar relativamente mais e têm taxas de conversão relativamente mais baixas que um E-mail Marketing ou Inbound Marketing, mas para a época de Natal, definitivamente deve ser parte das suas opções de Marketing Digital.
Considere começando agora campanhas pequenas, testes. Links Patrocinados demandam uma quantidade significativa de monitoramento, como você modificar suas palavras-chave, é importante a experiência com o texto e as imagens do anúncio, e reorientar as metas para seus clientes.
Embora, você certamente inclua o Google AdWords no seu Mix de Marketing, procure por redes alternativas também. Por exemplo: o Facebook Ads promove mensagens totalmente segmentadas que podem ser grandes conversores e tendem a ter o efeito residual de aumentar o número de seguidores no Facebook. O que permite que você trabalhe com seu Marketing de Fidelização de Clientes.