Apesar de ser algo básico, enviar e-mail, principalmente e-mail marketing requer atenção e conhecimento. A utilização do e-mail marketing é importante para divulgar um comércio e conquistar a fidelidade de clientes.
Confira abaixo alguns dos principais erros que selecionei e saiba como não cometê-los novamente.
- Não realizar testes A/B de layouts: a identidade visual definida carrega a credibilidade da empresa/produto. Analisar qual opção tem melhor resultado;
- Criar e-mails sem basear-se em referências: conheça os tipos de e-mails existentes para se inspirar;
- Não selecionar, estrategicamente, o produto antes de anunciá-lo;
- Não limitar o número de palavras-chave: o número excessivo pode levar o conteúdo para o spam;
- Utilizar o nome da empresa como remetente: deixando de criar proximidade com o destinatário;
- Comprar base de e-mails: isso “suja” o domínio, já que, os destinatários não concordaram em receber conteúdo da empresa;
- Não utilizar variáveis para gerar proximidade;
- Escrever assuntos de e-mails grandes: o assunto precisa ser nítido a leitura em qualquer dispositivo;
- Desenvolver layouts não responsivos ou poluídos visualmente: algo criativo que desperte a curiosidade do cliente;
- Não analisar o histórico de preço dos produtos no mercado, desconsiderando a margem de lucro e nível competitivo que deve ser mantido: os preços e benefícios atraem os consumidores, convencendo-o de que a empresa apresenta vantagens;
- Não acompanhar periodicamente o mercado para atualizar as estratégias.
Para amenizar as falhas acima é preciso contar com referências do mercado. Portanto, outros pontos necessários para o alcance de resultados satisfatórios são:
- Frequência e volumetria de disparos da concorrência: estabelecer a frequência de disparos é fundamental para fortalece o relacionamento da marca com o cliente, mas a verdade é que não existe uma fórmula a seguir. Os objetivos da empresa, o segmento em que ela está inserida, o público-alvo dela e seu porte são questões que influenciam na frequência de disparos que ela deve realizar.
- Palavras-chave mais utilizadas;
- Abordagem da concorrência;
- Layouts e mais.
Ainda, para ajudar os empreendedores de e-commerces, criei uma lista do que deve conter no e-mail marketing antes dele ser disparado.
Lembrando que, o checklist é estruturado com base no tipo de e-mail que será enviado. Em todo caso, selecionei pontos gerais que devem ser analisados e testados.
- Assunto;
- Remetente;
- Conteúdo do e-mail;
- Conteúdo da imagem (no caso de uso de imagens ao longo do e-mail);
- UTMs (a partir de onde a conversão de clique/venda começou);
- Links (no caso do uso de links ao longo do e-mail);
- Diferentes dispositivos são testados;
- Testes são enviados para garantir que não vá para a caixa de SPAM;
- Base/segmentação correta de acordo com o planejamento;
- Porcentagem de texto e imagem (70% texto e 30% imagem).
Para finalizar, digo que o importante é focar na experiência do cliente. Assim, pensar em assuntos e pré-headers chamativos que despertem curiosidade e o desenvolvimento de layouts criativos atrai o consumidor.
Boas vendas!