Ícone do site Profissional de Ecommerce

Engajamento de conteúdo e sua importância na estratégia de Inbound Marketing

Se você atua em uma empresa que considera a Internet seu principal canal, provavelmente leu ou ouviu a respeito de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Ambas estratégias foram largamente adotadas pelas principais startups, e-commerces e clubes de assinatura do país e, de diferencial, tornaram-se padrão em boas práticas de marketing digital.
Nesse contexto, surgiu o conceito Engajamento de Conteúdo. Existem diversas definições, mas uma das mais difundidas é:

“ […] pessoas reais respondendo ao seu conteúdo de forma mensurável. ”
Neil Patel, investidor anjo e cofundador do KISSmetrics e Crazy Egg.

Basicamente, é o que você espera do conteúdo produzido pela sua marca, ou seja, que tenha engajamento suficiente para, por exemplo:

• Nutrir leads e aumentar a conversão de clientes;
• Melhorar a retenção e o serviço prestado (KISSmetrics e Resultados Digitais são ótimos benchmarks nesse ponto);
• Aumentar o ticket médio do carrinho de compras (e-commerce) ou o consumo de vídeos ou textos (Sites, Blogs, Vlogs).

Porém, a disputa pelo engajamento aumentou e o tempo de atenção em uma tarefa, sem que a pessoa se distraia, diminuiu nos últimos 10 anos.
Para tornar o desafio ainda mais complicado, segundo pesquisa publicada pelo HubSpot:

• Em média, os visitantes lerão no máximo 28% das palavras durante uma visita.
• O tempo médio de visita dura menos que 1 minuto e frequentemente os usuários deixam a página em torno de 10 a 20 segundos.

No entanto, ainda há formas eficientes de prender a atenção de sua audiência e uma das principais estratégias é o uso de vídeo.

Segundo a pesquisa, o tempo de visualização média de um vídeo é de 2,7 minutos.

Com base nessas tendências, diversas ferramentas surgiram com intuito de aumentar o engajamento do conteúdo produzido por marcas, blogueiros, vloggers e e-commerces.

3 ferramentas interessantes para melhorar seu engajamento de conteúdo

1- Izzui

Permite importar seus vídeos do YouTube e transformá-los em “missões” para gerar engajamento maior que uma visualização ou like, além de capturar e converter leads. As missões podem ser embedadas em sites, e-commerces e blogs.

Uma missão é composta por: Vídeo, Interatividade e Recompensas. Você acompanha o resultado através de um analytics que permite identificar os conteúdos que mais engajam e convertem.

No Brasil, o Shoptime tem utilizado com bastante sucesso.

2- Qzzr

Permite criar quizzes virais e embedálos em seu site. Os quizzes são utilizados para gerar tráfego social, capturar e qualificar leads ou apresentar ofertas. A ferramenta também provê um analytics muito bem feito que conta com as principais métricas de engajamento.

A startup é oriunda dos Estados Unidos e um dos principais clientes é o Yahoo.

3- Woobox

Se propõe a aumentar o engajamento de conteúdo através de promoções, cujo formato você pode escolher entre várias opções que a ferramenta oferece: apps, quizzes, competições de vídeos, abas customizadas para fan pages, etc.

Seu principal destaque é o “Gestor de Audiências”, uma funcionalidade que permite segmentar sua audiência do Facebook e então disparar as promoções, criadas nos formatos citados anteriormente.

Conclusão

Agora que você conhece o conceito de Engajamento de Conteúdo e entende que engajar ficou mais difícil e concorrido, considere o uso de ferramentas para ajudá-lo nesse desafio.
As diversas ferramentas de engajamento de conteúdo são importantes, pois além de permitir a reciclagem do seu conteúdo, apresentá-lo em formatos ainda mais engajantes, também oferecem analytics especializados em engajamento.

Sair da versão mobile