E-commerce Multi-telas: Hoje os consumidores online usam uma grande variedade de dispositivos – Smartphones, tablets, computadores pessoais e até televisores – tanto para encontrar como comprar produtos. Em resposta, as empresas que atuam com Comércio Eletrônico precisam se adaptar à este Comportamento com Multi-telas (Multiscreen). Tanto para efetivar suas vendas como para fornecer uma agradável experiência de contato com sua marca.
Uma pesquisa do Google de agosto de 2012 descobriu que 67% dos compradores online dos Estados Unidos podem começar a procurar um produto ou informação em um dispositivo e continuar o processo de compra em outro.

E-commerce Multi-telas: Prós e Contras - Google identificou que muitos clientes usam mais de um dispositivo durante o processo de fazer uma compra.
Google identificou que muitos clientes usam mais de um dispositivo durante o processo para fazer uma compra.

Existem inúmeros cenários onde realizar compras utilizando diferentes dispositivos faz todo sentido:
Imagine alguém andando de trem em um trajeto à noite e procurando um presente de aniversário para um filho ou filha em um iPhone. Ele espera até o final da noite para concluir a compra de um desktop. Ou se você só estava assistindo o último episódio da temporada de sua série favorita, quando um comercial ou até mesmo um personagem da história inspira você a procurar aquilo que você viu na série e ficou fascinado? Você pode encontrar no seu tablet durante um intervalo comercial, mas finalizar a compra no dia seguinte em um desktop no escritório.
E-commerce Multi-telas: Prós e Contras - Os clientes podem usar mais de um dispositivo ao longo do tempo para comprar um único item, como mostrado neste gráfico a partir do estudo do Google.
Os clientes podem usar mais de um dispositivo ao longo do tempo para comprar um único item, como mostrado neste gráfico a partir do estudo do Google.

Com tantas possibilidades – “telas” – para a compra, os varejistas online devem considerar uma estratégia de “Marketing Multiscreen” e usabilidade. Abaixo, algumas dicas de aplicação do Marketing Multi-telas para suas vendas online.

Ofereça um acesso Mobile funcional ou um Aplicativo de Televisão

“Smartphones são a espinha dorsal de nossas interações diárias com mídia”, o Google informou em seu estudo, The New World Multiscreen (PDF) . “Eles têm o maior número de interações com o usuário por dia e servem como ponto de partida mais comum para atividades em várias telas.”

Mobile – ou até mesmo a televisão – aplicativos informativos e úteis para dar aos clientes uma razão de familiarizar-se com o seu negócio e um canal para encontrar seus produtos. Concentre-se em um aplicativo para realmente agregar valor.

Tenha um site Responsivo

Um ponto sensível é aquele que organiza o conteúdo da página de modo que possa ser lido facilmente, visto, e utilizado independentemente do tamanho da tela ou do tipo de dispositivo. Ele se concentra em dar aos compradores o mesmo conteúdo útil, se eles visitam uma loja online a partir de um tablet ou uma televisão.
Em maio, a agência digital Responsive Presence,  relatou que 61% das pessoas que visitaram um site que não era responsivo passou a visitar outro, um competidor. Isto implica que não ter um site ágil, que é otimizado para tudo, desde um smartphone a uma televisão pode significar que você está perdendo vendas.

Leia também: O que é Responsive Design?

Otimize imagens e conteúdo para melhorar o desempenho

Além de um design responsivo, um bom site otimizado para multi-telas deve servir-se imagens do tamanho certo, mídia e conteúdo para garantir tempos de carregamento rápido.
Cerca de 15% dos usuários de web móvel vai abandonar um site se não estiver totalmente carregado em 5 segundos, de acordo com KISSmetrics. Que varejista gostaria de 1 em cada 6 clientes em potenciais abandonando seu site por ser muito lento?

Use tecnologia complementar

Uma boa estratégia de E-commerce Multi-telas é tirar proveito da tecnologia complementar. Por exemplo, a Responsive Presence informou também que o usuário típico lê ou responde a uma mensagem de e-mail em cerca de 90 minutos, mas responde a uma mensagem de texto em cerca de 90 segundos .
Esta estatística indica que as mensagens de texto são, talvez, mais provavelmente para chamar a atenção de um cliente. Como tal, os varejistas online pode querer começar a coletar números de celulares juntamente com os endereços de e-mail para ambas as comunicações transacionais – como confirmação do pedido ou avisos de embarque.
Para outras tecnologias complementares, considere ferramentas de mapeamento que primeiro identificam a localização de um usuário. Ou então, criar aplicativos para consoles de videogames, se é aí que suas perspectivas estão.

E-commerce Multi-telas: Prós e Contras

Ofereça um conteúdo relevante e agradável

“Se você está se perguntando como fazer seus produtos online parecerem mais atrativos, você está fazendo a pergunta errada”, diz o especialista em marketing Jay Baer em seu livro recém-lançado, Youtility. “Você não está competindo por atenção apenas contra outros produtos similares. Você está competindo contra amigos de seus clientes e familiares, vídeos virais e filhotes de cachorro bonitos. Para ganhar a atenção nos dias de hoje você deve fazer uma pergunta diferente: Como podemos ajudar?

A partir de descrições de produtos e imagens para postagens no blog, todo o seu conteúdo do site deve ser destinado a ajudar os seus clientes.

Não oculte conteúdo

Cuidado para não trocar conteúdo relevante por velocidade ou facilidade. Os clientes que visitam seu site a partir de um computador desktop e depois de um tablet ou smartphone espera encontrar o mesmo conteúdo. Eles ficará satisfeito se o seu site foi optimizado para “tocar e passar”. Mas se você tem escondido o conteúdo, em um esforço para “mobilizá-lo”, você estará em apuros.
Imagine que o cliente que vê um post no blog do site do varejista sobre como lançar uma vara de pesca com mosca. O post inclui uma animação útil demonstrativa de como posicionar seu pulso, segurar a vara, ou similar. O comprador entusiasmado, sai posteriormente dizendo a um amigo sobre o vídeo, quando eles estiverem almoçando e tenta abrir o blog em um smartphone. Infelizmente, a versão móvel não inclui a animação, decepcionante.

Não use um domínio móvel

Google recomenda que você não use domínios separados para as várias versões do seu site. Se fizer, pode ter um efeito negativo sobre o motor de busca para o rankeamento de sua loja, e, talvez mais importante ainda, sobre sua marca.
Vários domínios também podem causar confusão para os compradores. O que aconteceria se os pins de um comprador de smartphones com a imagem de um produto locado no seu site móvel no Pinterest ou posts sobre um produto no Facebook? Amigos e familiares podem tentar seguir o Pinterest ou Facebook pelo link, e serem direcionados para o site móvel a partir de um monitor de computador de 21 polegadas.

Leia também: Mais publicações de Mobile no Profissional de E-commerce.

Não Use Pop-ups

Apesar de pop-up comprovadamente funcionar bem para Newsletter ou ações semelhantes, elas podem se tornar um pesadelo para usuários de TV móvel. Como regra geral de uma estratégia multi-tela, não use pop-ups. Se não tiver opção, use um design responsivo que converte o pop-up em banner ou similar em dispositivos como smartphones, tablets e televisores.

Não ofereça vídeos não reproduzíveis

Os vídeos são uma excelente maneira de comunicar o valor de um produto ou prestar um visitante do site com informação útil. Mas, quando o vídeo não funciona em um dispositivo móvel só irá frustrar seus clientes potenciais.

E-commerce Multi-telas: Prós e Contras -The New World Multiscreen (PDF)
The New World Multiscreen. Clique na imagem acima e confira a pesquisa realizada pelo Google completa.

Publicação Traduzida. Confira a original no Practical Ecommerce.
Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

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