O aplicativo pode ser usado como loja virtual, em plataforma independente. Entenda como deve funcionar o Facebook Messenger para negócios
O Facebook revolucionou as formas de interação no mundo virtual, e lançou mais um avanço: recentemente, seu criador, Mark Zuckerberg, anunciou que o aplicativo Facebook Messenger, com mais de 900 milhões de adeptos no mundo todo, pode ser usado como plataforma independente por lojas virtuais. Com a mudança, o recurso será chamado de Business for Messenger.
Com a novidade, o aplicativo de troca de mensagens do Facebook se transforma em uma verdadeira plataforma de compras. Usuários que possuem o cadastro das informações do cartão de crédito nas lojas e já têm uma conversa iniciada com a marca poderão comprar diretamente no aplicativo de mensagens que agora, também faz negócios.
Outra facilidade que o novo recurso permite é o de receber as atualizações do comércio via aplicativo, ao invés de receber dezenas de informações que tendem a cair direto na caixa de spam do e-mail do cliente.
O contato pessoal e em tempo real com o consumidor, no entanto, ainda está em fase de testes, disponível para alguns parceiros selecionados nos Estados Unidos. A empresa Uber, por exemplo, permitirá pela primeira vez que os usuários do aplicativo no país possam solicitar veículos, através do Messenger (demonstração no vídeo abaixo). A expansão internacional será organizada futuramente, dependendo do resultado dessa nova experiência.
Com a plataforma, o Facebook tem o intuito não só de conectar empresas e clientes de forma próxima e individualizada, mas também pretende aumentar a popularidade dos seus serviços e evitar o isolamento do aplicativo na rede social, uma vez que seus concorrentes já utilizam o recurso do chat de maneira ampla e interativa.
As estratégias do Business on messenger para atrair parceiros
O consumidor migrou para o espaço online. Segundo dados de 2014, foram mais de 11 milhões de compradores em lojas virtuais. Grande parte destes potenciais consumidores realiza pesquisas e acessa a loja virtual através de seu tablet ou smartphone, mas 52% preferem concluir a compra por meio de um aplicativo, ao invés de usar o site da empresa. É aí que entra a possibilidade do novo recurso, embora ainda sem garantia de eficácia, muito menos de segurança, fator chave para a transação ser concluída.
Muitos empreendedores poderão se interessar pela facilidade em vender seus produtos pelo Business on Messenger no Brasil, encontrando na plataforma uma oportunidade de desenvolver seu negócio de maneira prática e rápida. O recurso é uma espécie de atendimento ao cliente online e tem como objetivo otimizar o tempo do consumidor, já que, para quem está comprando, a agilidade é um diferencial positivo para fechar o negócio.