Ter um negócio e ficar fora das redes sociais é difícil agora. Os concorrentes, que trabalham ativamente com usuários do Facebook, Instagram e outras plataformas, estarão sempre à sua frente.
A maioria desses usuários são seus clientes, potenciais e atuais. Envolva-os, comunique-se, reaja – e você tornará a sua marca mais famosa, além de melhorar o desempenho de seu negócio.
Por onde começar? Pense no design da sua uma rede social e em como a tornar uma representação completa de sua empresa.
Por que as empresas precisam das redes sociais?
A audiência das redes sociais em 2019 é de cerca de 3,2 bilhões de usuários em todo o mundo.
O número de usuários é enorme e, portanto, também o potencial de desenvolvimento da sua empresa. O que a mídia social pode oferecer ao seu negócio, se você tiver a abordagem certa?
Controle de reputação
A conta da empresa é seu representante oficial, referido pela mídia e figuras públicas. Nas redes sociais, você poderá publicar informações instantaneamente, respondendo oportunamente a eventos e riscos.
Extensão da cobertura
Em primeiro lugar, trata-se de clientes: o design das redes sociais permite atrair um novo público-alvo, bem como, trabalhar ativamente com os clientes habituais, fiéis à marca. Manter um perfil com qualidade também será algo apreciado por investidores, parceiros e credores.
Opinião
Poder receber um feedback ou opinião é uma qualidade valiosa de tais plataformas porque permitem a comunicação direta entre o usuário e o representante da marca. Respostas a perguntas, avaliações, reações à comentários, comunicação em mensagem pessoal – tudo isso permite que você estabeleça comunicações eficazes.
Aumentar lealdade
Apenas alguns clientes visitam seu site diariamente. Mas a maioria das pessoas gasta muito tempo nas redes sociais todos os dias. Se eles interagirem com a sua marca, ela se tornará mais reconhecível e famosa, e o número de clientes leais só aumentará.
O crescimento do tráfego no site
Publique links em seu perfil para artigos e páginas de produtos do site. Essa é a forma de aumentar o tráfego e, portanto, fortalecer a sua posição na busca orgânica do Google.
Como trabalhar o design de uma página comercial em uma rede social
Vamos pensar em como fazer o design adequadamente uma rede social. Existem algumas regras universais que são relevantes para qualquer site.
Nas primeiras etapas, após cadastrar a página da empresa, concentre-se no seguinte checklist:
- todos os elementos visuais da conta devem corresponder ao manual de marca – o código de etiqueta oficial da marca que contém as regras de uso e os padrões do estilo visual corporativo da sua empresa.Se você ainda não tiver um manual de marca, será necessário preparar com antecedência pelo menos alguns dos principais elementos que serão necessários: logotipo, cores corporativas, slogan e tipo de fonte;
- imagens preparadas para fotos de perfil e capas (para Facebook, Twitter, Pinterest, Linkedin). A decisão clássica e mais assertiva será colocar o logotipo da marca como foto do perfil.Além disso, também apresentar sua Proposta Única de Venda (USP), slogan do produto ou empresa na capa;
- modelos de design para as publicações. O design de marca das redes sociais é a base para seu maior reconhecimento.É necessário definir com antecedência um estilo unificado: da foto do perfil aos modelos para as postagens. Você pode fazer isso rapidamente. Utilizando o serviço do Logaster, será possível gerar diversas opções de logotipo e, em seguida, baixar as imagens prontas para as fotos de perfil, capas, marcas d’água, etc.;
- fotos e imagens no tamanho certo para atender aos requisitos da rede social. Cada plataforma tem seus próprios padrões e nós precisamos segui-los. Você não pode postar em qualquer lugar a mesma imagem sem uma preparação adequada;
- você precisa ter conteúdos prontos para uma ou duas semanas de antecedência. Com certeza, você não poderá deixar pronta as publicações urgentes com antecedência. No entanto, é possível deixar preparado alguns conteúdos de entretenimento, de informação, etc.Criar previamente as postagens, selecionando o conteúdo da publicação cuidadosamente, fará diminuir as chances de erros.
Página comercial do Instagram: dicas de design
Considere as regras para o design de perfis comerciais nas redes sociais e comece pelo Instagram. O estilo geral das postagens é de primordial importância nesta rede social.
O perfil parecerá algo inteiro se você organizar as publicações em uma ordem específica. Aqui estão algumas opções clássicas:
- ordem do xadrez: criar postagens em dois estilos ou cores especiais e alterná-los, como em um tabuleiro de xadrez;
- em uma linha, vertical ou horizontalmente: a localização do mesmo tipo de conteúdo ou imagens no mesmo estilo em uma linha.
Uma coisa importante: os especialistas em marcas precisam escolher 2 ou 3 cores-chave (ou usar o esquema de cores corporativo como base) e usá-las ao preparar as imagens. O mesmo se aplica aos filtros: é melhor processar as fotos sempre com as mesmas ferramentas.
É importante conseguir um estilo de postagem no Instagram unificado. Isso dependerá da marca, do seu produto e das expectativas do público. As recomendações padrão são: use ângulos repetitivos, adicione um elemento especial da empresa a cada foto, faça algumas postagens na forma de fotos.
Design de perfil comercial no Facebook: 5 dicas essenciais
Siga estas regras ao projetar uma página com a sua marca na rede social do Facebook:
Capa detalhada de alta qualidade
Deve estar em harmonia com a foto do perfil, condizente com o estilo e cor corporativa, e também conter informações importantes para o público. O texto e outros dados devem ser colocados no centro, pois os tamanhos das capas nas telas de desktops e celulares são diferentes.
Uma foto de perfil fácil de lembrar
Uma empresa deve colocar o seu logotipo, enquanto um especialista ou blogueiro pode usar seu retrato como imagem de perfil. Usar um fundo neutro e evitar detalhes pequenos e palavras longas são coisas fundamentais.
Seção “Informações”
O usuário interessado em sua página com certeza irá ler esta seção. Escreva um texto curto, porém informativo, evitando frases comuns como “equipe profissional” ou “líderes de mercado”.
Botão de chamada à ação
Será colocado sob a capa e, ao ser clicado, levará à página associada a ele ou ativará a função desejada. Existem botões que podem ser configurados para levarem o usuário para a sua loja online, ou para informar seus contatos e até mesmo para pesquisar a localização do seus escritório no mapa.
Conteúdo visual
Recomenda-se que as postagens do Facebook sejam complementadas com infográficos, fotos, imagens e vídeos. Todas as publicações devem ser feitas no mesmo estilo, e uma marca d’água deve ser adicionada às imagens. Para este último caso, use seu logotipo com um fundo transparente e o aplique sob a imagem.
Como criar uma página comercial no LinkedIn
Um perfil de negócios no LinkedIn pode ser criado através de uma conta de usuário existente, com contatos reais, criada a mais de 1 semana e com uma eficiência acima da média.
O design da rede social é conciso: basta fazer o upload das imagens da sua foto de perfil e de capa. Os requisitos de design são os mesmos do Facebook. Você também precisa fazer uma breve descrição da página.
Esta rede social valoriza conteúdos úteis e únicos. As publicações podem e devem ser marcadas: em um estilo especial, com design visual corporativo. Infográficos são bem-vindos.
Recomenda-se alternar o conteúdo entre promoção de produtos e serviços da marca, e postagens cognitivas adicionando imagens e vídeos com os símbolos da sua marca.
5 princípios modernos de design de contas em redes sociais
O design das redes sociais pode agora estar de acordo com várias recomendações universais. Elas são adequadas para diferentes áreas de negócios e diferentes plataformas de mídia.
Objetivos claros
Você precisa se cadastrar e manter atualizar uma página comercial, percebendo o que ela trará para a empresa. Simplificando, deve haver um objetivo e uma estratégia por trás da criação.
A meta deve ser clara, alcançável e mensurável. Por exemplo: “aumentar a cobertura de clientes em 10% em seis meses.”
Abordagem única
A página da marca deve parecer algo inteiro e completo: diz respeito à parte visual e textual do conteúdo.
As publicações devem estar em harmonia com a foto do perfil. Imagens e vídeos devem corresponder ao estilo corporativo.
Conteúdo valioso
Você pode só publicar coisas do tipo “nós somos a melhor empresa”, mas quem se importará com isso? O plano de conteúdo deve conter publicações informativas, publicitárias e de entretenimento.
O conteúdo e o estilo das postagens podem ser determinados estudando seu público: interesses, necessidades, situação financeira e outros fatores das pessoas.
Tudo de acordo com um plano
Manter um perfil de negócios é um trabalho que deve ser bem organizado e que faz parte da estratégia geral de marketing da empresa.
No plano de conteúdo, é melhor planejar as publicações com uma semana, um mês ou até mesmo seis meses de antecedência.
Qualidade excepcional
“Bom dia, seguidores” – essas e outras postagens semelhantes “sobre nada” não atraem o público. São cerca de 200 mil novos posts publicados nas redes sociais a cada minuto.
Tente fazer com que seu conteúdo seja útil e capaz de evocar emoções. Então você receberá a resposta esperada.
Conclusão
Você precisa projetar e manter uma página de negócios tão propositalmente quanto organiza campanhas de marketing ou trabalha para atingir seus objetivos de negócios.
Planeje as suas ações, ofereça soluções de qualidade e foque no público, para que você possa ter resultados positivos.