Manter um site no ar com qualidade exige uma boa hospedagem, pois além de fornecer a segurança contra quedas, ela ainda melhora itens como SEO e velocidade. Neste sentido, na busca por melhores serviços, muitas empresas e sites de e-commerce trocam sua prestadora de serviços de hospedagem.
Com isso, alguns cuidados precisam ser tomados, uma vez que uma troca mal feita, além de comprometer a qualidade de seu site, pode ainda trazer problemas de funcionamento e perda de informações.
Veja estas dicas de como fazer ao trocar de hospedagem:
Verifique a reputação da nova empresa
Este é um fator fundamental, pois muitas empresas oferecem serviços que são vendidos como “mais baratos e de alta qualidade”, mas que não entregam isso na prática.
Verifique com outras pessoas da área a qualidade e reputação da empresa e busque saber como são os serviços prestados e a assistência técnica.
Não cancele a conta da atual hospedagem até ter feito toda a transição
Parece simples, mas muitas pessoas cancelam o contrato com a empresa de hospedagem antiga antes que todo o processo de troca esteja completo. Com isso, as chances de você perder documentos, e-mails e arquivos importantes é muito grande.
Além disso, é importante ler com bastante atenção o que diz o contrato, para que você não tenha surpresas durante a migração de dados.
Busque fazer um backup geral em seu computador antes da migração
Mesmo que você tenha todo o seu conteúdo salvo na “nuvem”, é importante ter o backup de seu site em um local diferente, como seu computador.
Isso por que existem situações em que a migração pode vir a ter problemas, fazendo com que você perca dados importantes.
Baixe todos os e-mails
Quando você faz a migração de uma empresa para outra, logo após o cancelamento do contrato, seus e-mails são deletados. Por isso, faça backup de tudo o que você tem no e-mail, desde mensagens até contatos, para não perder tudo quando completar a troca da hospedagem.
Não esqueça de alterar seu DNS na empresa em que você registrou seu domínio
É muito importante, para manter a integridade do site e sua estabilidade, informar à empresa onde você comprou o domínio, sobre a troca de hospedagem, pois inúmeros dados serão alterados.
Depois disso, aguarde a propagação do novo DNS, que pode demorar até 24 horas para sites nacionais e 72 para sites internacionais.
Mantenha controle sobre seu Analytics
É importante manter a atenção sobre o número de usuários e suas origens, para verificar se a migração não trouxe problemas aos visitantes.
Além disso, é muito importante monitorar fatores ligados ao SEO no período de troca e nos dias seguintes, para verificar se não houve algum problema, que vá danificar a saúde de seu site.
Também é importante fazer um check-out geral no conteúdo do site, para verificar se todo o conteúdo foi devidamente migrado para a nova hospedagem. Caso tenha acontecido algum problema neste sentido, use o backup externo que você fez anteriormente para corrigir este problema.
E então, pronto para trocar de hospedagem? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!
Texto publicado anteriormente no Blog da Impacta.