As tonalidades dos logos mais famosos foram baseadas em escolhas racionais, já que cada cor transmite uma mensagem
É impossível desvencilhar o McDonalds das cores amarelo e vermelho ou o Facebook do azul e branco. É isso o que acontece com logos memoráveis: até mesmo as suas cores se fixam no imaginário dos consumidores.
Muitas vezes, marcas similares possuem cores parecidas em seus logos. É o caso do Burger King e do Twitter, por exemplo. Isso acontece porque cada área de atuação possui uma cor adequada, que influencia as pessoas por meio da visão provocando a reação desejada.
A psicologia das cores é muito importante para ser levada em conta na hora de criar um logotipo. Segundo alguns estudos, 80% das pessoas acreditam que as cores são capazes de aumentar o reconhecimento de uma marca.
Leia também:
Criar logo de e-commerce, acerte sua primeira venda: a marca
Ainda no exemplo das redes de fast food, o uso da cor vermelha tem o objetivo de criar um senso de urgência, que “ter de” consumir o mais rápido possível determinado alimento, enquanto que o amarelo está relacionado à diversão dessa experiência.
Você provavelmente não comeria nessas redes se o logo fosse azul, como o das empresas de tecnologia, pois esse tom é um verdadeiro inibidor da fome e está relacionado à produtividade e à tranquilidade.
Com tantas empresas disputando espaço em todos os mercados de atuação, é essencial que, para ser lembrado, o seu negócio faça o uso correto das cores – ou da combinação de cores –, que é justamente o que veremos a seguir.
Significado das cores
Separadamente, cada cor possui um significado no marketing, despertando emoções e sentimentos universais nos clientes e potenciais clientes:
– Vermelho: incentiva a tomada de ações rápidas, baseadas nas emoções. Também é a cor da paixão e da intensidade. Pode aumentar as batidas do coração e a pressão sanguínea.
– Amarelo: estimulante, alegre e acolhedor. Esse tom age como um verdadeiro despertador e tem tudo a ver com a luz do dia, além de estimular o funcionamento cerebral.
– Azul: está ligado à calmaria, à tranquilidade e à confiança. É uma cor que estimula a criatividade, que ajuda a determinar um foco de ação e está associado à água e ao ar.
-Verde: saúde, esperança, natureza e riqueza são as principais lembranças evocada por essa cor. Ela também tem efeito calmante e alivia o stress.
– Roxo: representa o sucesso, a criatividade, a inteligência, o respeito e a juventude. É uma das cores favoritas do público feminino.
Combinações universais
Algumas combinações de tonalidades deram tão certo que despertam determinada sensação no imaginário popular. São elas:
– Azul e amarelo: agradável para a maioria dos consumidores, essa combinação demonstrará que determinada marca é confiável e positiva.
– Vermelho e cinza: a união de uma cor forte e repleta de significados com uma cor recatada, séria e profissional remete à perfeição.
– Verde e branco: juntas, essas cores ficam muito sofisticadas e modernas, dando indícios de uma empresa com uma visão inovadora.
Cores aplicadas aos negócios
Embora cada negócio tenha uma proposta diferente, é comum que serviços ou produtos similares usem as mesmas cores em seus logos. Descubra quais são as opções ideais para considerar em empresas modernas em diversas áreas de atuação:
– Academia de crossfit: a combinação do preto para transmitir força e do vermelho para a emoção podem ser ideais para o logo.
– Alimentos para pets: as cores naturais dos animais de estimação – marrom, cinza, branco e preto – com uma cor alegre e enérgica, como o amarelo ou o laranja, são adequados para esse negócio.
– E-commerce de roupas infantis: nesse caso, não podem faltar tonalidades cheias de vida, como o roxo, e que transmitam confiança, como o azul.
– Padaria orgânica: as padarias estão associadas ao funcionamento matutino, portanto, amarelo e laranja são boas opções. Combine com o branco ou com o bege para iluminar o logo, e com o verde, para remeter à natureza.
– Serviço de compartilhamento de carros: o preto e cinza ou o preto e branco são infalíveis, pois remetem a automóveis luxuosos e a partes da maioria dos carros.
As cores ideais
Se o seu negócio está em fase inicial ou se você não possui muitas habilidades gráficas para desenvolver o próprio logo, procure criar um logotipo grátis.
Durante o processo de desenvolvimento do logo, a empresa já ajusta o seu banco de dados conforme informações relacionadas à área de atuação do seu negócio, portanto, as sugestões estarão alinhadas com as cores certas para o seu empreendimento.
Lembre-se que acertar as tonalidades do seu logo é uma decisão baseada na psicologia das cores, e não apenas nas suas preferências. Foi devido a essa técnica que as grandes empresas se consagraram no mercado, e é por isso que você também pode chegar lá.
Mais sobre a psicologia das cores:
Com informações da Logomaker.