Design Thinking Canvas é uma metodologia de design que faz uso de elementos de games desenvolvida pelo Professor Doutor André Neves, da UFPE, que visa auxiliar o time de design no desenvolvimento e execução de seus projetos.
Essa metodologia vem sendo desenvolvida e aprimorada ao longo dos últimos 10 anos por André no laboratório de pesquisas em jogos digitais [GDRlab] do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco.
O que é Canvas?
Um Canvas funciona como um painel construído por diversos blocos de informação que juntos formam um mapa descritivo de um modelo de negócios de uma empresa ou de um produto.
O Canvas foi desenvolvido por Alex Osterwalder, e você pode se aprofundar lendo o livro Business Model Generation.
Veja também: Infográfico – Todas as etapas para projetar um site.
Como funciona o Design Thinking Canvas?
Através de uma adaptação do modelo de Osterwalder, que é específico para modelos de negócios de uma empresa, Neves desenvolveu uma abordagem voltada para a concepção de produtos ou serviços utilizando como alicerce os processos de design.
Como você pode ver na imagem a seguir, o painel contém mais blocos do que o Canvas original e todos esses blocos foram adaptados para funcionar como uma metodologia de design. A grande diferença entre ele e os outros modelos é que o Design Thinking Canvas faz uso de cartas para registro e memória de todas as atividades fundamentais do processo de design.
O processo de Design
No Design Thinking Canvas o processo de design se desdobra em quatro grandes blocos de ações que permeiam todo o ciclo de vida do projeto: observação, concepção, configuração e publicação.
Essas etapas se relacionam umas com as outras em diversas partes do desenvolvimento do Canvas, e para entender melhor sobre cada uma delas você pode baixar o PDF sobre Design Thinking Canvas aqui.
Também recomendo que siga a página do projeto e, se possuir um iPad, que baixe o aplicativo desenvolvido especificamente para o modelo.
Espero que essa dica o ajude no desenvolvimento dos seus próximos projetos. E se você já conhecia a ferramenta, conte-nos como ela vem ajudando você.
Até a próxima.
Publicação original do Chocoladesign.com