Originadas no Twitter há alguns anos, hoje as hashtags possuem presença constante na internet. Tratam-se de palavras precedidas pelo sinal #, incluídas em publicações nas redes sociais.
Quando clicada, a hashtag transfere o usuário para uma página de resultados de pesquisa que contém todas as postagens correspondentes a ela, ou seja, todas as publicações com a mesma hashtag. Essa é sua principal função: reunir o conteúdo completo da rede referente ao assunto e contextualizá-lo em uma perspectiva maior.
E embora seu uso possa parecer desnecessário para algumas publicações pessoais, é fundamental lançar mão desse recurso quando se fala em perfis de empresas. Hashtags bem utilizadas podem fazer toda a diferença no alcance das suas postagens, fazendo com que a sua marca atinja novos clientes em potencial e atraia visitantes para a sua loja virtual.
Conheça o contexto
Para produzir qualquer tipo de conteúdo, é preciso pensar primeiramente no espaço em que o mesmo será disponibilizado. Com as hashtags não seria diferente: apesar de não comporem a parte principal da postagem, elas podem causar um grande impacto na mensagem a ser transmitida. Por isso, você precisa considerar dois fatores importantes: a plataforma de publicação e o posicionamento popular a respeito do tema em questão.
Cada rede social utiliza hashtags de uma maneira diferente. No Twitter, Instagram, Facebook e GooglePlus, por exemplo, estas devem ser inseridas diretamente ao final do texto da postagem, enquanto no Pinterest é preciso colocá-las nas descrições dos Pins – e, no YouTube, nos comentários do vídeo.
Sabendo onde sua hashtag será posicionada e o destaque dado a ela, o ideal é pesquisar o assunto que você tem em mente e as possíveis alternativas na rede social. Muitas marcas pecam ao usar hashtags populares ou extremamente polêmicas sem conhecer seu contexto, causando a impressão de estarem “forçando” uma interação ou até mesmo tentando ganhar visibilidade às custas do tema. Veja como os usuários comentam o assunto da sua publicação para saber qual abordagem você deverá utilizar.
Escolha as palavras certas
Conhecendo os melhores termos, é hora de elaborar a sua hashtag. Nada de colocar frases inteiras e que apenas repitam o que já foi mencionado em sua publicação: você precisa de algo relevante, agregador e simples.
Escolha palavras-chave, que acrescentem alguma informação e se relacionem com o ramo de atuação da sua marca. O ideal é selecionar no máximo três e diferenciá-las com letra maiúscula. Em vez de colocar #confiraosnovosbiquinisdeverão, por exemplo, prefira #ModaPraia ou #verao2015.
Não use traços ou espaços, que em geral não são reconhecidos pelas plataformas. Evite também muitos caracteres especiais, acentos e números, escrevendo-os apenas quando realmente necessário.
Não exagere
A simplicidade deve ir além da hashtag em si e se estender ao seu uso. Para evitar “poluição visual”, escolha poucas hashtags para cada publicação – apenas uma ou duas, se possível. Como você já pensou nas palavras ideais, não há necessidade de usar vários termos similares para atingir o seu objetivo de comunicar e aumentar a audiência.
Avalie também o tamanho do texto da sua publicação, mantendo a quantidade de hashtags visualmente proporcional. O espaço ocupado por elas na postagem deve ser sempre menor do que o correspondente ao texto, para que a cor diferenciada dos links não atrapalhe a leitura do resto do conteúdo.
Aplicando todas essas ideias, uma boa publicação no Facebook seria a seguinte: “Confira os nossos lançamentos para a próxima estação! Biquínis, maiôs e sungas para todos os gostos. #ModaPraia #verao2015”.
Tudo certo?
Quando bem elaboradas e posicionadas, as hashtags farão com que pessoas interessadas pelo assunto do seu conteúdo visualizem suas publicações nos resultados de pesquisa e cheguem até o seu perfil. Percebendo a resposta do público, você pode até mesmo criar a sua própria hashtag, convidando seus consumidores a postarem fotos usando os seus produtos.