Na estrada do SEO, existem casos em que você pode querer remover backlinks ruins do seu site no Google. Quem nunca ?
Ou porque você comprou links de alguma empresa de SEO não confiável, participou de esquemas de troca de links ou porque você cometeu o erro de criar links artificiais de baixa qualidade para o seu site.

Independentemente do motivo, o Google irá punir você porque o link building é uma violação das diretrizes para webmasters do Google. Engraçado né ?

Neste post, você aprenderá como identificar os backlinks ruins e como informar ao Google para não levar em conta backlinks ruins que apontam para o seu site.

Por que o link building é importante?

Antes de entrar na parte sobre como limpar seu website de backlinks ruins, vamos ver em breve porque o link building é uma parte importante do processo de SEO.

Quando um usuário digita uma consulta de pesquisa no Google, o algoritmo de classificação avalia mais de 200 sinais para decidir quais páginas exibir nas primeiras posições dos resultados (SERPS).

Um dos sinais mais importantes é o PageRank.

Conforme declarado pelo Google, o PageRank é a opinião do Google sobre a importância de uma página com base nos links recebidos de outros sites.

Em outras palavras, um site que recebe links de outras páginas da web, é percebido pelo Google como um bom site (inclusive pense no SEO on-page com internal back links), que merece uma posição mais alta nos resultados da pesquisa.

Assim, uma boa maneira de mostrar ao Google que você tem um site de alta qualidade é garantir que ele tenha vários backlinks.

É claro que, como veremos abaixo, não é apenas um jogo de números, ou seja, o website com backlinks de qualidade terá classificação mais alta e não o website com o maior número de backlinks.

Além disso, deve ficar claro que o link building é apenas uma das ferramentas que compõem o que chamamos de SEO off-page.

Como o Google pune um site?

Mencionei na introdução que o Google pode punir um site por causa do link building, e é necessário explicar por que e como o Google pune um site.

Qualquer tentativa de manipular o PageRank é contra as diretrizes do Google.

O Google possui sistemas sofisticados que podem diferenciar entre backlinks naturais e backlinks que são criados artificialmente com o único propósito de aumentar o PageRank de um website.

Alguns exemplos são:

  • Comprar links de vários sites, diretórios de links ou blogs,
  • Vender links;
  • Participar de esquemas de troca de link (eu linko para o seu site e você linka pro meu);
  • Publicação de Guest Posts com links de texto âncora com palavras-chave iguais em todos;
  • Construção massiva de links (usando programas automatizados para criar links, geralmente em comentários de sites).

O Google, em uma tentativa de proteger a qualidade de seus resultados de busca, introduziu em abril de 2012 a atualização Penguin.

Quando o algoritmo descobre que um site tem muitos backlinks que são de baixa qualidade (como os descritos acima), ele remove o site específico do índice do Google ou desvaloriza seu ranking (para o site como um todo ou para páginas específicas).

Em outras palavras, o site perde todos os seus rankings e a confiança do Google.
No passado, o Google costumava executar o algoritmo do Penguim uma vez a cada poucos meses, mas desde setembro de 2016, ele é integrado como parte do algoritmo do ranking central.

Isso significa que as verificações relacionadas às práticas ruins de criação de links são em tempo real. Lascou tudo!

Um site pode ter imposta uma penalidade a qualquer momento e isso também pode ser feito a partir de uma penalidade tomada (desde que ações corretivas foram tomadas), sem ter que esperar para a atualização do Penguim para executar. #Medo

Qual é a diferença entre os links follow e nofollow?

Outro aspecto importante do link building é a diferença entre os links follow e nofollow.

Quando o Google avalia os links que apontam para um site, ele verifica se esses links têm a tag nofollow.

Links que são nofollow instruem o Google a não passar nenhum valor de pagerank de um site para outro. Em outras palavras, é como dizer ao Google para não levar em conta esses links para fins de classificação.

Por exemplo, se você veicular anúncios de texto em seu website com links apontando para outros websites, esses links deverão ser nofollow, caso contrário, o Google poderá pensar que você está vendendo links. Outro exemplo é quando você deseja vincular-se a um site em que não confia ou não tem certeza da qualidade desse site.

Um bom exemplo são os links encontrados na seção de comentários. Esses links devem ser nofollow porque muitas vezes eles são usados por spammers e bots automatizados.

Importante: Todos os links são, por padrão, links seguidos, follow.

Para fazer um link nofollow você precisa adicionar a seguinte diretiva no link rel = ”nofollow” como mostrado no exemplo abaixo:

<a href=”https://www.zeruella.com” rel=”nofollow”>Esse é um link nofollow </a>

Por que se preocupar com links follow e nofollow?  Quando você passa pelo processo de encontrar os links a serem removidos do Google, só precisa levar em conta os links que são follow e não os links que têm a tag nofollow, pois esses links não podem causar danos ao seu site.

Como encontrar backlinks ruins

O resumo da introdução acima é que o link building é importante para o ranking, mas se você não sabe o que está fazendo, provavelmente irá gerar resultados opostos. O que você pode fazer neste caso? Encontre e remova os backlinks ruins. Existem duas maneiras de encontrar links tóxicos apontando para o seu site.

O primeiro é analisar manualmente seus backlinks e identificar links ruins e o segundo (mais rápido e confiável) é fazer uso de uma ferramenta.

Como encontrar backlinks ruins (o caminho manual)

O primeiro passo é registrar seu website no Google Search Console. Entre outras métricas úteis, você poderá obter uma lista de links apontando para o seu site, sobre o qual o Google sabe. A lista inclui todos os tipos de links (bons e maus, seguir e não seguir).

O Google não informará quais links são bons ou ruins, você terá que exportar os links em uma planilha do Excel e revisar manualmente cada link para decidir se é um bom link ou um link potencialmente tóxico.

Os links tóxicos serão adicionados a um arquivo de rejeição e enviados ao Google (mais sobre isso abaixo). Aqui estão os passos para analisar manualmente o seu perfil de link building:

Etapa 1: Faça login no Google Search Console. Se você ainda não fez isso, adicione e verifique seu website (todas as variações, com e sem www).
Etapa 2: Clique em “Tráfego de Pesquisa” e, em seguida, em “Links para seu site” no menu à esquerda.
Etapa 3: Em “Maior quantidade de links”, clique abaixo em “Mais >>”

O que você vê agora é uma lista de todos os domínios que têm links apontando para o seu site.
Você pode clicar em qualquer domínio para ver em quais páginas do seu site ele está vinculado.
Opcional: você pode clicar em Fazer download desta tabela para exportar os detalhes como um arquivo CSV (planilha do Excel) ou Google Docs.

Essa era a parte fácil. O que você precisa fazer agora é analisar cada link e tomar uma decisão se deseja mantê-lo ou soltá-lo.

Algumas dicas para ajudar você na sua decisão:
1 – Você pode ignorar com segurança os links das redes de mídias sociais. A maioria dos links é “nofollow” de qualquer maneira e aqueles que não são, não podem prejudicar a reputação do seu domínio.
2 – Você pode ignorar com segurança os links provenientes de domínios que não existem mais. É muito comum clicar em um domínio para ver os links recebidos e descobrir que expirou ou não está mais disponível. É uma questão de tempo para o console de pesquisa do Google atualizar os dados e remover os links.
3 – Não remova links só porque eles parecem estranhos. É normal que todo site tenha alguns links estranhos apontando para ele.
4 – Para cada link, faça a si mesmo estas perguntas:

  • O único propósito do link é passar o pagerank de uma página para a outra?
  • Esse link agrega valor real ao artigo ou site publicado?
  • Você ficaria preocupado se um funcionário do Google estivesse revisando a qualidade desse link?
  • O site é publicado em um site de qualidade com tráfego ou é apenas um repositório de artigos com links de saída?
  • O link em um campo de comentário não adiciona nenhum valor à conversão?
  • O link em um website está segmentando pessoas em um país específico que não tem nada a ver com seu público-alvo?

Nem sempre é fácil responder a essas perguntas, especialmente para iniciantes em SEO. Os profissionais de SEO experientes podem detectar facilmente backlinks ruins, mas felizmente existem ferramentas (como veremos abaixo) para ajudá-lo nesse processo.

Então, antes de prosseguir para a próxima etapa (ou seja, remover os backlinks ruins do Google), você precisa percorrer todos os seus links e preparar uma lista de todos os links que deseja remover do seu perfil de link building.

Como encontrar backlinks ruins usando SEM Rush

Outra forma mais rápida e eficiente de garantir que seu perfil de link esteja sempre limpo é usar uma ferramenta boa de auditoria de links.

Uma ferramenta boa tem várias vantagens:

  • Ela pode verificar automaticamente os backlinks e propor quais são possivelmente tóxicos;
  • Pode criar o arquivo de rejeição para você;
  • Ela pode executar o processo todo mês e atualizá-lo quando for necessário executar uma ação;
  • Você pode conectar a ferramenta ao seu Google Search Console para recuperar os links automaticamente, para que você não precise fazer nenhum trabalho manual;
  • Você pode aproveitar outros recursos relacionados a SEO oferecidos pela ferramenta para melhorar seu ranking do Google.

A ferramenta que eu estou falando e que  uso para todas as minhas atividades de SEO é a SEMRUSH.

Não é uma ferramenta gratuita, ela tem um custo mensal, mas você pode usá-la para várias coisas, incluindo pesquisa de palavras-chave, otimização de snippets em destaque, análise de concorrentes, rastreamento de posição de palavras-chave e muitas outras tarefas essenciais de SEO. Um show de bola !

Mas vamos ao que interessa. Aqui abaixo estão os passos para encontrar backlinks ruins usando o SEMRUSH.

1 – Faça login no SEMRUSH
2 – Vá para Projetos no menu à esquerda e clique em Adicionar novo projeto
3 – Dê um nome ao seu projeto, digite seu domínio e clique em Avançar.
4 – No Dashboard, clique em SET UP na opção Backlink Audit.
5 – Selecione o domínio raiz como o escopo da campanha e clique em Configurações da marca
6 – Especifique o nome da sua marca. O SEMRUSH detectará automaticamente o nome da sua marca a partir do seu nome de domínio, mas se você usar outros nomes para sua marca (ou em idiomas diferentes), adicione-os e clique em Domain Categories.
7 – Selecione todas as categorias que seu domínio está associado e clique em Target Countries..
É importante selecionar as categorias certas, pois isso ajudará o SEMRUSH a identificar links de risco (provenientes de categorias não relacionadas à sua) e a fornecer resultados mais precisos.
8 – Finalmente, digite o país associado ao seu público-alvo e clique no botão Start Backlink Audit.

O SEMRush começará a analisar os links que eles conhecem.
Para obter resultados mais precisos, você precisa se conectar ao seu Google Search Console para que eles possam importar os links informados pelo Google.

1 – Clique em conectar ao lado do Google Search Console.

Você será encaminhado para uma tela que se parece com essa:

Basicamente, tudo que você precisa fazer agora é dar acesso ao seu Google Search Console ao e-mail especificado para que o SEMRUSH possa acessar os dados de seu link.

Se você não souber como fazer isso, clique no botão show more details (Mostrar mais detalhes) para obter instruções passo a passo.

Você pode ver de relance o número total de links e a porcentagem de links que são considerados pela ferramenta como tóxicos ou potencialmente tóxicos.

2 – Analise links tóxicos

Clique nos links tóxicos para obter uma lista de todos os links considerados semitrilhos como tóxicos.
Certifique-se de clicar no filtro FOLLOW para excluir links nofollow.

Algumas coisas a considerar:

O SEMRUSH identifica links tóxicos com base em vários fatores.
Entre outras coisas, verifica a autoridade do domínio e da página, o número de links externos, o texto âncora usado para os links e a relevância do site.

O que você precisa fazer agora é revisar esses links e decidir se deseja mantê-los ou adicioná-los ao arquivo de rejeição.

Você pode usar os mesmos critérios do processo manual (explicado na etapa 4 acima).

Para manter um link, você pode clicar no botão “KEEP” e colocar o domínio na lista de permissões.

Para adicionar o link ao arquivo de rejeição, clique em DELETE e, em seguida, em “To Disavow”.

# 3 – Analise links potencialmente tóxicos

Repita o processo acima, mas para os “links potencialmente tóxicos”.

Como remover os Backlinks inválidos

Depois de identificar os backlinks inválidos a serem removidos, usando o método manual ou automático, a próxima etapa é enviar uma solicitação ao Google para removê-los.

O que queremos dizer com “remover backlinks”? O termo remover backlinks pode ser um pouco confuso porque os links não serão realmente removidos do Google ou da Web.

Quando dizemos “remover backlinks”, queremos dar instruções ao Google para não levar em conta esses links quando se trata de passar pagerank de um site para outro.

Os links continuarão sendo exibidos no seu console de pesquisa do Google, mas não serão considerados pelo algoritmo.

Eis como fazer:

1: O primeiro passo que você precisa dar é tentar entrar em contato com os webmasters e pedir-lhes para remover os links ou adicionar a tag nofollow para que nenhum pagerank seja passado. Na maioria dos casos, isso é muito difícil, mas é um passo necessário que você precisa dar antes de prosseguir para a próxima etapa.
Etapa 2: Livre-se das páginas que têm backlinks ruins apontando para elas. Esta não é uma boa solução, mas é um passo extra que você pode adotar (com a Etapa 3 abaixo). A maneira mais fácil de “livrar-se” de uma página é alterar o URL ou cancelar sua publicação para que o Google receba um erro 404 (não encontrado) ao tentar acessar a página.
Etapa 3: Quando tudo o mais falhar, pegue o telefone do Batman e use a ferramenta de rejeição do Google.

O que é a ferramenta de rejeição de backlinks do Google?

A ferramenta de rejeição de backlinks do Google é um recurso avançado e você deve usá-la com cuidado.

Conforme declarado pelo Google, se usado incorretamente, pode prejudicar mais o seu site do que ajudar.

Basicamente, a ferramenta de rejeição do Google é um recurso que permite que você envie um arquivo para o Google com uma lista de links que você não deseja que o Google leve em consideração ao rankear seu site.

Pegue a lista de links identificados nas etapas acima e adicione-os a um arquivo .txt usando o seguinte formato:

A) Use # na frente de uma linha para adicionar comentários;
B) Quando você quiser rejeitar uma URL específico, adicione o link completo, por exemplo, http://zeruela.com/link1.html
C) Quando você quiser rejeitar TODOS os links de um domínio específico, usando este formato: domain: zeruela.com.

Aqui está um exemplo de um arquivo de rejeição bem formatado:

# zeruela.com removeu a maioria dos links, mas esqueceu esse
http://spam.zeruela.com/qqrcoisa/algoassim.html
http://lixo.zeruela.com/sabedenada/inocente.html
# Contactado proprietario de melomelo.com em 31/2/2018 
# Pedi para remover os links mas não obtive resposta
domain:melomelo.com

Como preparar o arquivo de rejeição de backlinks (usando o SEMRUSH)?

Quando você clicar em DELETE e, em seguida, em DISAVOW, o SEMRUSH criará o arquivo de rejeição para você no formato correto.

Você pode ver quais links estão incluídos no arquivo de rejeição, clicando na guia DISAVOW no menu.

Como enviar o arquivo de rejeição de backlinks ao Google (modo manual)?

Quando o arquivo estiver pronto, salve-o como .txt e, em seguida, vá para a ferramenta de Rejeitar Backlinks do Google.

Selecione seu domínio na lista e clique em LINKS DE DESVIO

Clique em REJEITAR LINKS novamente para confirmar que você deseja usar este recurso avançado do console de pesquisa do Google.

Clique em ESCOLHER ARQUIVO para selecionar o arquivo de rejeição e, em seguida, clique em ENVIAR.

Depois de enviado corretamente, o Google fornecerá um resumo do número de links processados no arquivo e das opções para fazer o upload de um novo arquivo ou fazer o download do arquivo existente.

É isso, você solicitou ao Google que não leve em consideração os backlinks ruins que apontam para o seu site. Parabéns \o/

Como enviar o arquivo de rejeição de backlinks para o Google (usando o SEMRUSH)?

Com SEMRUSH, você tem que escolher.

Você pode exportar o arquivo de rejeição e enviá-lo para o Google usando a maneira manual ou pode clicar na opção UPLOAD DISAVOW FILE.

Se você optar por fazer isso manualmente, precisará confirmar para a SEMRUSH que enviou o arquivo ao Google para que ele não mostre os links da lista de substâncias tóxicas (ou potencialmente tóxicas).

O que acontece depois?

Você precisa ser paciente e esperar que o Google processe seu arquivo.

Monitore suas classificações para quaisquer alterações e continue monitorando seus backlinks para novos domínios (ou links) que precisarem ser adicionados ao arquivo.

Notas importantes sobre o arquivo de rejeição de backlinks do Google:

  • Envie o arquivo para todas as variações do site, por exemplo, para suas versões http://,  http://www, https:// e https://www.;
  • Sempre que você quiser adicionar um novo domínio ou links para o arquivo, certifique-se de manter os existentes;
  • Quando você quiser remover um link do arquivo de rejeição, envie novamente o arquivo novamente sem esse link;
  • Em vez de usar URLs únicas, use o domínio (domínio: example.com) para garantir que todos os links desse domínio não sejam levados em conta;
  • Mesmo que o Google decida não levar em conta alguns links porque eles estão incluídos no arquivo de rejeição, eles ainda serão exibidos no console de pesquisa do Google;
  • O Google nunca lhe dirá ou fornecerá uma indicação sobre quais links são bons ou ruins e quais links serão considerados ao acessar a qualidade do seu site.

Eu enviei um arquivo de rejeição de backlinks, mas minhas classificações não melhoraram, por quê?

Essa é uma pergunta muito popular e que não tem uma resposta precisa.

Existem muitas razões pelas quais o seu site pode não ter uma classificação alta no Google.

Quando você perde a confiança do Google, tudo fica mais difícil. Bem mais

É por isso que é importante não participar de ações que possam colocar seu website no radar do Google.

Pedir ao Google para remover links do seu perfil é apenas uma ação que você pode realizar.

O que mais você pode fazer é garantir que seu website atenda aos padrões de alta qualidade definidos pelo Google, continuar publicando conteúdo que mereça links e tente obter links naturais que não causem problemas.

Finalmente, se você perdeu seu ranking e tem muitos backlinks ruins apontando para o seu site, pode ser melhor começar do zero com um novo domínio em vez de tentar consertar uma situação que não é reversível. Dói, mas é a verdade.

Conclusão:

Quando você segue as diretrizes do Google e se concentra na criação de um website que agregue valor aos usuários, não é preciso se preocupar com a remoção de backlinks ruins do Google.

Os algoritmos do Google são inteligentes o suficiente para diferenciar os links que são spam e os links criados com o único propósito de enganar o sistema.

Há casos em que uma empresa que você contratou fez algo errado ou você fez algo errado sem saber.

Nesses casos, a realização de auditorias regulares do perfil de backlinks não é uma má ideia.

Ela pode ajudar você a identificar links que estão prejudicando seu domínio, e seria melhor se esses links fossem enviados para remoção usando a ferramenta de rejeição do Google.

O processo é simples:

  • dentifique links potencialmente tóxicos;
  • Adicione esses links em um arquivo .txt (formatado de acordo com as diretrizes do Google).;
  • Envie o arquivo ao Google usando a ferramenta de rejeição.

Como palavra final, quando se trata de penalidades do Google, a prevenção é sempre a melhor cura.

Tenha cuidado com quem contratar para trabalhar em seu SEO, certifique-se de que usem práticas de White Hat e que você saiba em detalhes como e de onde eles planejam construir backlinks para o seu site e com que finalidade.

Fonte: rodolfosabino.co

Author

Formado em Processamento de Dados, Administração e Marketing, Rodolfo Sabino é Empreendedor, Palestrante, Especialista e Sócio da Tráfego e Vendas (www.trafegoevendas.com), especializada em Marketing Digital, especialmente geração de Tráfego Orgânico (SEO, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Campanhas de Vendas e Automação de Vendas e Marketing) para Start-Ups, Pequenas e Médias Empresas. Rodolfo Sabino mantém também um site pessoal (www.rodolfosabino.com) onde escreve sobre diversos tópicos do universo do Marketing Digital.

2 Comments

  1. Eu uso o SemRush é muito bom mesmo, ele me atende muito bem, com ele eu tenho uma visão mais ampla para otimização.

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