Muita gente não acreditaria na transformação, ou nos costumes da sociedade, se observasse o mercado 5 anos atrás. As transformações foram tantas que algumas coisas deixaram até de existir. Empresas tradicionais precisam se atualizar o tempo inteiro. É difícil prever como estaremos daqui a 5 anos, e o quão diferente também.
Há pouco tempo, blogs e sites eram uma realidade, netbooks eram um sonho de consumo. O Twitter pessoal ainda “bombava” e o Snapchat nem tinha sido criado. Agora, quase toda rede social possui função stories, quase ninguém mais usa o Snapchat. O Twitter continua importante para empresas, mas poucos ainda usam o seu velho perfil.
A maior mudança, no entanto, aconteceu com sites e blogs. Aqueles que não se atualizaram e não viraram aplicativos para tablets, smartwatches e celulares simplesmente foram passados para trás. Os smartphones democratizaram o acesso à internet – é difícil encontrar uma lan house – e todo mundo tem mais facilidade nos serviços e vendas.
As grandes lojas varejistas lançaram seus aplicativos próprios, como as Lojas Americanas. Serviços de delivery como PedidosJá, por exemplo, têm crescido por causa das mudanças tecnológicas e estão se beneficiando com a popularidade dos pagamentos online – mais da metade dos restaurantes cadastrados aceitam cartões. Ou seja, pagar em dinheiro está virando coisa do passado – literalmente. Até o governo resolveu apostar na praticidade dos apps para agendar serviços e resolver problemas burocráticos, como o DETRAN.
Tudo o que era feito em máquinas que custavam mil, mil e quinhentos reais – PCs e notebooks – agora é realizado por aparelhos que custam 300, 400 reais e executam o trabalho da mesma maneira. Sem precisar de conexão banda larga de internet, via wireless. Não é à toa que as empresas de telefonia passam por muitas dificuldades e é cada dia mais difícil encontrar alguém que tenha linha fixa.
Aplicativos coletivos, que fornecem SAC para diversas empresas ao mesmo tempo, também já funcionam com sucesso. Todos esses elementos levaram à criação de um serviço on-line eficiente e rápido, que é muito mais rentável do que os métodos comerciais tradicionais. Como conseqüência, as empresas que não acompanharam a evolução dos smartphones foram deixadas para trás.
Autora: Carolina Marialva