Com tantas lojas vendendo os mesmos produtos, é importante usar todas as ferramentas disponíveis para ficar um passo à frente do concorrente e uma ótima ferramenta de marketing de vendas, é o Google Ads.
Ao contrário que muitas pessoas pensam, anunciar no Google pode trazer um retorno de até 1.200% sobre o seu investimento total, segundo a Exame.
O que é o Google Ads e como funciona
Em termos gerais, o Google AdWords, hoje conhecido apenas como Google Ads, é basicamente a publicidade paga ou “PPC (pay per click)” do Google para vários tipos de displays e anúncios, como nas pesquisas do Google, em vídeos, em outros sites com remarketing, etc. O Google também conta com o Google Shopping que falaremos mais adiante.
O funcionamento deste sistema de anúncios é bastante simples:
- Primeiro, as pessoas usam palavras-chave ou termos de pesquisa para pesquisar produtos e serviços específicos no Google.
- Se as palavras-chave escolhidas pela empresa corresponderem às pesquisas realizadas pelos usuários, o anúncio pago da empresa será exibido logo ao lado ou acima dos resultados da pesquisa orgânica no Google.
- No momento em que os usuários clicam no anúncio, eles são direcionados diretamente a loja virtual do anunciante para obter mais informações ou comprar o produto.
Para a maioria, a publicidade paga é provavelmente o método mais direto e mais eficaz de aumentar as vendas, do que todos os canais nos quais uma loja virtual pode ser promovida.
Vantagens de utilizar o Google Ads para vender mais online
Não adianta, você vai ter que investir de um jeito ou de outro em divulgação. Muitas pessoas acreditam que um bom trabalho de SEO (posicionamento orgânico no Google) é o bastante, mas quando falamos de muitos produtos e muitos concorrentes, essa tarefa pode ser muito exaustiva e levar muito tempo para conseguir vender apenas de maneira orgânica e mesmo que consiga, ads no Google ainda são uma ótima oportunidade para complementar o tráfego e vender novos produtos e produtos encalhados.
Uma das vantagens de anunciar no Google, é que você só paga quando alguém clica no seu link. Sendo assim, é válido que você tenha uma boa página de captura para capturar aquele lead que talvez não compre na primeira visita, e no Google Ads, você também pode configurar uma campanha de remarketing para conseguir que aquele interessado no seu produto compre mesmo depois de sair do seu site sem levar nada.
Remarketing, em palavras simples, são aqueles anúncios que ficam te perseguindo em todo site que você entra, sabe?
Funcionalidades interessantes
E o Google Ads está cada vez mais poderoso para você conseguir atingir exatamente quem busca pelo seu produto/serviço.
Quando você cria uma campanha, você pode selecionar filtrar pessoas por informações demográficas, como idade, renda financeira e sexo. Isso faz com que você elimine todas as pessoas que não estão na sua “mira”, ou seja, quem não é o seu cliente-alvo.
Além desse filtro, você pode marcar para usuários de determinados dispositivos e por determinadas regiões, como apenas para quem pesquisou utilizando celular e apenas para pessoas na cidade do Rio de Janeiro, o que funciona para negócios locais ou para quando você prefere direcionar o frete da sua loja para determinada região.
Com isso, você pode fazer várias combinações, por exemplo, digamos que você venda roupas femininas e está perto do dia dos namorados.
Você pode criar uma Landing Page que aparecerá apenas para homens, e por um título tipo: Não sabe o dar para sua namorada dia 21? Temos vários presentes!
E dessa forma, muitos filtros aliados a estratégias de marketing, como vendas em certas datas, pode dar aquele boost que você tanto precisa no seu e-commerce.
O Google Ads é uma ferramenta de marketing flexível
Essa é outra razão pela qual os lojistas devem usar o Google Ads e se beneficiar das grandes chances de sucesso. A razão para isso é que é uma plataforma conveniente para tipos e tamanhos de e-commerces diferentes.
Com este sistema, você pode praticamente ativar e desativar o tráfego da sua loja quando precisar. Afinal, todo dono de loja virtual sabe que quando acontece um problema no estoque, o excesso de tráfego pode ser um pesadelo. Dessa forma, você controla o horário e quando seus anúncios aparecerão.
O Adwords também é uma plataforma compatível com uma grande variedade de outras plataformas de marketing e sistemas de vendas. Ou seja, uma pessoa que usa o Google Ads pode, sem problemas, baixar todos os dados de uma campanha de marketing e analisá-los usando planilhas com o Excel. E não apenas isso, as campanhas de marketing podem ser facilmente personalizadas para se concentrar em usuários específicos.
Além disso, os orçamentos também podem ser definidos com base no valor que a empresa está disposta a gastar com esses tipos de anúncio. Convém definir orçamentos e limites diários para o valor que você deseja gastar em cliques para palavras específicas.
Vamos falar um pouco sobre o Google Shopping
O Google Shopping é uma plataforma dentro do Google que reúne várias produtos de lojas diferenciadas. Sendo assim, quando o usuário busca por determinado produto, ele consegue encontrar várias opções de lojas para comprar.
Para anunciar no Google Shopping, você pode se logar no Merchant Center com a sua conta do Google Ads e você pode vincular uma na outra, lá você enviará um XML com dados dos seus produtos, preencherá várias informações sobre seus produtos e pagará por clique, assim como no Google Ads.
A taxa média de conversão do Google Shopping é de 2,5%, ou seja, 36% maior do que a taxa de 1,6% dos e-commerces brasileiros, o que é uma ótima oportunidade.
Recomendo ler este artigo para entender mais sobre o Google Shopping.
Conclusão
O Google Ads é uma das ferramentas de publicidade mais completas em que as empresas podem se beneficiar dos milhões de pesquisas na Internet todos os dias. Dá aos lojistas a oportunidade de converter muitas dessas pessoas em clientes em potencial.
Então, considere utilizar o Google Ads em 2020 para alavancar as vendas do seu e-commerce.