Todos nós sabemos o quanto um cliente é importante para uma marca, principalmente quando enviamos campanhas de e-mail marketing. Mas talvez, mais importante que um cliente se cadastrando para receber as campanhas, é oferecer a ele a possibilidade de descadastro de recebimento dos e-mails. E como fazer isso da melhor forma?
O link de descadastro, apesar de não ser obrigatório, é extremamente recomendado em seu HTML. A grande maioria das marcas dificulta para o usuário encontrar este link, posicionando-o no rodapé da mensagem, com uma fonte pequena e cor cinza clara com fundo branco, prejudicando a leitura.
Isto não é uma boa prática, pois força seu usuário a procurar este link, descendo até o final da mensagem para encontrar a opção de descadastrar. Veja neste exemplo:
Muitas vezes, ao deixar o usuário confuso e irritado procurando o link de descadastro, pode resultar em clicar diretamente no botão SPAM ou de descadastro do próprio provedor de e-mail (Hotmail, Gmail, Yahoo!…), fazendo com que sua reputação de enviador piore e todas futuras mensagens enviadas a este usuário serão enviadas para caixa de spam.
O recomendável é deixar a informação de descadastramento bem clara ao destinatário, de preferência no topo do e-mail, com uma fonte legível a todos. Adapte também o texto de acordo com o seu público alvo, já vi muitas campanhas nas quais o link de descadastramento está escrito em inglês.
Alguns provedores de e-mail também recomendam ter como forma de descadastro o MAILTO, ou seja, o usuário responde a campanha solicitando o seu descadastro, e para isso você deverá gerir manualmente este controle, e respeitar a vontade do usuário.
Agora se você utiliza e-mails “nao_responder@” ou “no_reply@”, como pretende se comunicar com seu assinante? Lembre-se que o canal deve estar aberto a perguntas, dúvidas e reclamações.
Mas, e se ele clicar, como faço para minimizar a perda?
Ofereça-o um soft-opt-out, ou seja, preferências de recebimento das campanhas ao seu usuário, tal como frequência semanal ideal, dias específicos de recebimento, temas e assuntos relevantes, e até horário preferido.
Assim você reduz a possibilidade de insatisfação, e mantém seu lead, fidelizando ainda mais ao segmentar de acordo com seu gosto.
Caso não consiga incorporar um centro de preferências, pergunte ao usuário que está se descadastrando o motivo de seu opt-out e estude as respostas, tentando identificar o perfil de usuário com sua frequência de envio. Adapte de acordo com o que foi aprendido e teste, sempre!
Texto anteriormente publicado no blog da Return Path.