No dia 29 de novembro, acontece a quarta edição do Black Friday Brasil, conhecido como dia mundial de descontos e inspirado na grande liquidação que acontece nos Estados Unidos após o feriado de Dia de Ação de Graças.
De acordo com a ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – o faturamento das lojas participantes no dia da promoção cresce em média 300%. Em 2012, as vendas somaram mais de R$ 217 milhões, segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais.
Com gigantes no mercado disputando espaço, os micro e pequenos empreendedores precisam estar preparados para conseguir seu lugar entre tantas ofertas. “Como há mais tráfego na internet de pessoas a procura de produtos, é uma excelente forma dos micro e pequenos empreendedores conquistarem novos clientes e fidelizarem os atuais.“
No entanto, é preciso atenção a alguns cuidados e aqui vão 7 dicas:
1- Nicho
Promova ofertas com produtos mais exclusivos, não concorra com as mesmas mercadorias das grandes lojas. De preferência ao que só você tem.
2- Capriche no preço
Negocie com seus fornecedores, diminua a margem de lucro. Esta é uma grande oportunidade para os consumidores conhecerem sua loja e seus produtos.
3- Ative sua base
Prepare um e-mail marketing avisando sobre a promoção e envie para todos os seus contatos.
4- Torne sua participação social
Utilize as redes sociais para anunciar suas ofertas e amplie o investimento em anúncios nesta época.
5- Como anda seu estoque?
Grandes promoções são uma oportunidade de vender aqueles produtos de menor giro.
6- Repagine
Faça um layout especial, mude as fotos de lugar, destaque as ofertas.
7- Honestidade
Lojas de pequeno porte conquistam espaço em um mercado tão concorrido fidelizando o cliente por meio de um bom atendimento. Fidelidade é confiança: promova ofertas reais, que tragam economia para o cliente.