Normalmente as primeiras dúvidas que surgem para quem pretende fazer um investimento no Google Adwords é: Será que realmente traz resultados? O retorno é a curto prazo? Quanto preciso investir para começar a ter retorno?
Um dos principais erros cometidos pelos iniciantes neste mundo dos links patrocinados é começar sempre com investimentos muito baixos, muitas vezes apenas com o intuito de “testar” e “validar”, ou seja, sempre com o velho receio de se preocuparem com o retorno rápido do valor investido em vendas logo no início do projeto.
Um grande detalhe que auxilia nesta má interpretação do anunciante está na própria comunicação da ferramenta do Google, onde afirma que não é necessário investir muito para começar a ter resultados, podendo iniciar com um investimento mínimo de R$ 40,00. Entretanto, nem sempre é viável começar com um valor tão baixo, pois em uma campanha bem gerenciada, investimentos consideráveis trazem resultados consideráveis.
De uma maneira resumida, para uma campanha começar a ter um bom desempenho é necessário ser realizado uma série de testes entre segmentações de campanhas, palavras-chave, textos de anúncios, horários de exibição, etc.
Esse processo é obrigatório no início do projeto de um novo anunciante, simplesmente porque não há qualquer histórico de conjunto de desempenho da estrutura da campanha, conforme explicado acima, e devido a isso é necessário antes construir este “histórico” de testes e comportamentos referentes ao público-alvo da campanha.
Outro comportamento muito comum nos novos anunciantes é que a maioria desiste ou pausam os investimentos após o primeiro mês de atividade, alegando que “não deu resultado”. O Google Adwords é uma ferramenta muito eficaz, porém os resultados são, na maioria das vezes, a médio e longo prazo.
É preciso sempre levar em consideração o valor mínimo do investimento aplicado e o trabalho do profissional que está gerenciando a campanha.
Dentre este período, o anunciante estará brigando com outros que já investem a mais tempo e também aplicam mais dinheiro, sem contar que estes já conquistaram uma relevância maior nas buscas, além de já estarem na maioria das vezes aparecendo no topo do site do Google. É preciso ter paciência, acertar as estratégias e investir a longo prazo.
Veja agora quais são os principais motivos pelo qual não é aconselhável iniciar no Google com um baixo investimento:
1 – A quantidade de cliques diários será relativamente baixa, muitas vezes considerado uma quantidade inviável para gerar vendas e pedidos;
2 – Impossibilita a criação de mais grupos de anúncios na campanha, assim limitando mais suas chances de testar o produto que possua o melhor desempenho;
3 – A dificuldade administrativa da campanha torna-se maior, já que será necessário procurar cada vez mais palavras-chaves altamente qualificadas que façam ativar os anúncios.
4 – Grande possibilidade de esgotar o orçamento diário rapidamente, impossibilitando assim que seja desenvolvido um histórico suficiente de acessos para melhorar a segmentação da campanha;
5 – O seu anúncio não aparecerá com grande frequência no topo da primeira página do Google, onde está a maior possibilidade de gerar vendas, e possivelmente onde os seus concorrentes estão;
6 – As chances de converter em vendas são menores, já que a visibilidade será mais baixa e limitada;
7 – Um baixo valor em crédito não possibilitará a criação de um histórico suficiente de desempenho da campanha, impossibilitando assim que a mesma seja constantemente retrabalhada e segmentada, ou seja, os créditos tenderão sempre a serem direcionados para palavras-chaves com baixo ou zero conversão em vendas.
Considerando estes pontos, qual é o valor mínimo recomendado para iniciar uma campanha no Google Adwors? Basicamente não existe um valor mínimo recomendado e sugerido para se investir, já que isso contraria a comunicação da própria ferramenta.
Entretanto, levando em consideração um perfil de anunciante iniciante, que não pode investir muito no início, o valor MÍNIMO recomendado fica por volta de R$500,00 mensais. Onde, neste caso, possibilitaria iniciar o gerenciamento da campanha corretamente, pensando nos tópicos acima.
Importante ressaltar que este valor, de maneira alguma, deve ser levado como um padrão de início, apenas temos como objetivo alertar os pontos negativos em se iniciar com um valor de crédito menor que este recomendado. Quanto mais investir, mais terá visibilidade e chances de vender.