Você já deve ter lido centenas de textos e guias sobre como elaborar um bom currículo, mas aqui estão algumas dicas que com certeza são novas para você e vão ajudar a deixar seu currículo ainda melhor!
Primeiro é importante que você saiba quais são os principais objetivos de um currículo:
1- Atrair a atenção do RH
Em meio a milhares de currículos que o selecionador de RH recebe todos os dias, fazer com que ele se interesse exatamente pelo SEU currículo é o primeiro passo.
2- Manter o selecionador interessado na leitura
Após despertar o interesse do selecionador de RH pelo seu currículo, você precisa fazer com que ele continue querendo ler seu currículo até o fim.
3- Ser convocado para a entrevista
Após o selecionador de RH ter lido totalmente o seu currículo, você só será convocado para a entrevista se o selecionador tiver uma boa impressão e gostar do que leu.
Se suas experiências estiverem condizentes com seus objetivos profissionais, se o currículo está bem escrito, sem erros de português, entre muitos outros fatores que vou comentar neste post.
Considere esta maneira de encarar o seu currículo: ele nada mais é que seu material publicitário, que vende um produto principal: você mesmo!
O material deve ser elaborado como um folder ou folheto promocional, destacando o que o você tem de melhor e suas principais forças.
Pensando nisso, sugerimos uma forma bastante prática para construir um bom currículo.
Como fazer um bom currículo?
Primeiramente vamos dividir o currículo em duas partes:
- Identificação, dados pessoais e dados de contato
- Dados de formação e da sua vida profissional
A primeira parte é bem simples e fácil. Vamos deixar o nome sozinho, numa linha e escrevê-lo com fonte número 12.
Abaixo do nome colocaremos os outros dados, divididos em duas colunas, uma alinhada à esquerda e outra à direita.
Vamos utilizar aqui fonte número 10.
Faça uma linha de divisão entre a parte 1 e 2 e vamos agora para a segunda parte.
Comece a segunda parte com seu Objetivo Profissional. Ele deverá estar sozinho na linha e ser escrito com uma fonte maior do que a do seu nome. Vamos utilizar aqui o tamanho 14 para fonte.
Agora, vamos subdividir estes próximos textos em cinco grandes grupos:
- Grupo 1: Principais Qualificações
- Grupo 2: Formação e Experiências profissionais
- Grupo 3: Idiomas, cursos e informática
- Grupo 4: Prêmios, viagens e trabalhos voluntários
- Grupo 5: Observações ou Informações Adicionais
Relembrando os três objetivos que o currículo precisa atingir e fazendo um paralelo com o que já dissemos até agora:
- As informações do Grupo 1 servem para atrair a atenção do selecionador para o seu currículo e criar nele a vontade de continuar lendo.
- Os outros grupos (de 2 a 5) são relacionados ao objetivo número 2, que é manter a atenção do selecionador, e a ordenação destes grupos serve para apresentar as informações de acordo com a relevância de cada assunto. As informações mais relevantes aparecem primeiro. Com isso, continuamos mantendo a atenção do selecionador para a leitura total do currículo.
- Por fim, a informação que estiver contida no currículo e a forma como esta foi escrita é que despertará, ou não, o interesse do selecionador para chamá-lo a uma entrevista presencial.
A ilustração abaixo demonstra a estrutura básica de um currículo:
Coloque no Grupo 1 seus pontos mais fortes, pode ser sua formação, uma de suas experiências profissionais, um prêmio importante, uma viagem, enfim, qualquer coisa que esteja muito alinhada com o seu objetivo profissional e que seja muito relevante para o cargo pretendido.
Já nos grupos 2, 3 e 4, você pode alterar a ordenação das informações que estão dentro de cada grupo. Por exemplo, no Grupo 1, se você tiver pouca experiência profissional e uma boa formação, deixe a Formação em primeiro lugar e a experiência em segundo.
Já, se você tiver mais idade e sua experiência profissional for bastante relevante, coloque as experiências profissionais primeiro e só depois, a sua formação acadêmica.
Faça o mesmo com os outros grupos, ordene-os internamente de acordo com as suas informações mais relevantes.
Veja um exemplo de um currículo construído com este formato: http://curriculo.com.br/exemplo
Com um currículo bem estruturado suas chances para ser convocado para a entrevista, aumentam.
Foi chamado? Parabéns! Seu currículo cumpriu a sua função.
Agora aproveite este encontro presencial com o selecionador, venda corretamente seu produto (você!) e conquiste seu novo emprego.
Boa sorte!
Este artigo é parte integrante do novo Manual da Recolocação Profissional, produzido pela Curriculum.com.br.
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