Saiu no Brainstorm 9 um artigo muito interessante, que mostra os infográficos do designer Jing Zhang, com destaque para duas séries de ilustrações do especialista: Imaginary Factory, que mostra uma pequena fábrica funcionando dentro de cada objeto e a Cities que define algumas cidades com seus ícones.
Os infográficos têm uma aceitação excelente na internet, a definição de “Não entendeu? Eu desenho pra você!” é realmente a melhor. A ferramenta que geralmente tenta explicar coisas muito complicadas não tem limites. Normalmente em forma de ilustrações, a linguagem de Infografia vem das revistas e jornais impressos (para não voltar tanto no tempo como na Wikipedia), e no universo online permite a interação, não é difícil encontrar verdadeiros games dentro de um infográfico. Para fazer um “como funciona” não tem igual.
. O Portal G1, da Globo.com é o Mestre Yoda deste estilo interativo nos mais diversos assuntos, vale de inspiração: Passo-a-passo para declarar o Imposto de Renda, Como calcular o gasto mensal do empregado doméstico, Vida e obra de Oscar Niemeyer
Mas vou precisar contratar o primo do Jing Zhang e pagar uma bolada a cada infográfico que eu precisar? Se quiser algo muito (eu disse muito) personalizado, sim. Porém está cheio de sites que geram gratuitamente suas informações organizadas de uma maneira mais estilosa. Era aqui que eu queria chegar… Procurei isso para você:
? PikToChart – Na versão gratuita (bem limitada) são disponibilizados apenas 5 temas personalizáveis, você pode adicionar imagens, formas, textos e logicamente criar o gráfico já dentro da ferramenta. O TecMundo montou um tutorial bem legal de como criar um infográfico no PikToChart. Se você preferir, com 15 dólares ao mês, terá um leque muito maior de templates, vale a pena.
O próprio PikToChart tem uma página focada em demonstração de uso com um vídeo para cada ação possível dentro do site, do registro à criação. Seu infográfico sairá em PNG. Para garantir que seu arquivo não fique muito grande e comprometa o carregamento do seu site, use sempre o TinyPNG para emagrecer suas imagens.
? Infogr.am – Não vou dizer que é a ferramenta mais amigável de se operar, um pouco confuso. Porém, promete infográficos com uma solução mais interativa do que simples imagens e com um design mais bonito. Permite a integração de dados com o Excel, e é aí que o bicho pega.
Obviamente segundo eles é muito fácil, você pode se ambientar melhor que eu, vale o teste:
? Visua.ly – Visualmente estamos melhorando, o Visua.ly conta com um diferencial: Ele conecta-se com perfis do Twitter e do Facebook e cria infográficos sobre o perfil da página ou até pelas páginas administradas pelo perfil. Bem interessante para testar seu volume de informações e impressionar nos relatórios. Ponto negativo: não é possível personalizar os textos.
? Easel.ly – Provavelmente a melhor delas, variedade maior de temas e totalmente personalizável. Permite alterar background, subir logo, textos (sem acentos e cedilhas), tudo! E depois ainda com código para incorporar no site. \o/
Se a ideia (e necessidade) é melhorar a apresentação sem saber mexer em uma ferramenta de edição de imagens, esse é o caminho. Mas capriche…