“Como eu posso tirar fotografias de produtos que desperte interesse em meus visitantes?”
A resposta é a mesma para 90% das respostas do mundo desde antes de Einstein publicar a teoria da relatividade: depende. Depende do seu público e depende do seu produto.
Realizar testes é um troço tão antigo quanto beber água. Se você quer aumentar as vendas da sua loja você vai ter que passar 50% do tempo testando fotos, texto, cores e o que mais você ou o último guru do e-commerce achar que é válido.
Como todos queremos nos apoiar em ombros de gigantes vamos aprender com quem já faz direito até encontrar o nosso próprio jeitinho.
Utilize contexto
Eu acredito fortemente no Princípio de Pareto, 80% dos resultados vem de 20% do esforço, e essa dica é o seu 20% de ouro. Quando você apresenta contexto à foto, ela deixa de ser um enfeite (como a Megan Fox em Transformers) e passa a ser útil.
Para aplicar contexto às suas fotos é importante (sempre é) conhecer o cliente e apresentar como o produto vai facilitar ou mudar a vida dele. Ah, e por acaso tem que mostrar como ele é bonito – o produto, não o cliente.
Quem faz isso bem é a Dodocase com suas capas para iPad.
Elas podem ser usadas de várias formas e possuem detalhes que são importantes ao futuro comprador.
Outro ótimo exemplo é a Ethnotek e suas mochilas.
Seus clientes são pessoas que gostam de viajar. O que é importante para eles em uma mochila?
Hummmm, vejamos:
- Ela tem que ter compartimentos para as principais coisas que forem levar nas viagens. Câmeras fotográficas, passaporte, notebook, garrafa com água, etc;
- Qual o tamanho dela quando está cheia de coisas dentro?
- Ela tem que ser bonita e combinar com meu estilo;
Então…
Voilà! Contexto!
Dê atenção aos detalhes
Nos dois casos há fotos de detalhes do produto. Nas capas pra iPad eu consigo ver que tem um buraco para a câmera.
A mochila eu vi de perto que dá pra guardar várias pequenas coisas nos bolsos do lado. Muito bom.
Os detalhes realmente importam e mulheres são bem sensíveis nesse ponto quando compram roupas e acessórios de moda.
Ao procurar uma bolsa, elas querem saber quantos compartimentos e quantos bolsos tem dentro. Mesmo se a bolsa for da Mary Poppins. E não adianta por na descrição por que elas precisam ver quantas coisas cabem lá dentro, o tamanho, etc.
Que tal dar atenção ao detalhe e aplicar contexto ao mesmo tempo? Encha os bolsos com coisas que mulheres realmente colocariam lá. Carteira, celular, chaves, batom, etc.
Percebeu o quanto isso vai aumentar o valor do seu produto?
Ah, e não confie no zoom da plataforma, elas pegam uma imagem pequena e esticam. Não que isso seja errado, mas é como usar uma lupa para ver a íris do seu olho em uma foto 3×4, não dá pra ver nada. Tire fotos em alta qualidade com a câmera próxima aos detalhes. Faz toda a diferença na hora do cliente avaliar a qualidade do produto.
Fundo branco ou ambiente?
Tanto faz. Usar fundo branco é ótimo para manter o foco no que interessa: o produto.
Simples assim.
Você pode combinar com fotos do produto em ambiente e uso real.
Agora sim eu tenho noção do tamanho dele. E olha só, contexto!
Se você vende roupas e seu marketing quer criar uma empatia grande com o cliente, fotos com fundo ambiente cairão tão bem quanto o sapatinho de cristal na Cinderela.
Contanto que seja feito seguindo a lei da noção, isso é, sem exageros, tudo certo.
Um bom exemplo é a CXXVI.
Ou a Piorski.
Achou que tinha mais coisa?
Não, não tem.
Se você se preocupar em demonstrar o que realmente interessa ao cliente o caminho para a conversão estará alguns passos mais curto. Dê um ok no seu checklist de “o que fazer para converter”, jogue os dados e avance para a próxima casa.
Foto do post: Michael Tzacostas
Texto publicado anteriormente no Blog da Bleez.