Em que momento do processo de compra os clientes abandonam a sua loja? Possivelmente, essa pergunta já passou pela sua cabeça. Você deve saber quantas visitas a sua loja virtual recebe e o faturamento gerado, mas reconhece qual das suas páginas te faz perder dinheiro?
Neste post, aprenderemos como o Google Analytics pode responder a essas perguntas. Se você ainda não conhece essa ferramenta, confira nosso antigo anterior que explica o que é Google Analytics e como utilizá-lo.
O que são metas no Google Analytics?
Conversões são as ações que os usuários podem realizar em seu site, gerando valor para a sua empresa. No caso de uma loja virtual, por exemplo, a conversão principal seria a venda. O Google Analytics permite que você defina e meça quatro tipos de metas relacionadas à conversão em seu site:
• URL de destino: é a página visitada pelo usuário. Pode ser uma em que você agradece pela compra ou recepciona um novo cliente;
• Duração da visita: é o tempo médio que os visitantes costumam passar na página. Se eles ficam poucos segundos, você pode se perguntar se o conteúdo está atrativo o suficiente;
• Páginas visitadas: corresponde à quantidade de páginas que o usuário visita em uma sessão, ou seja, em um único acesso;
• Evento: ocorre quando algum visitante realiza uma ação previamente definida como um “evento” por você: compartilhamento nas redes sociais, clique em um anúncio etc.
A seguir, nos concentraremos nas metas de URL de destino, uma das mais importantes para quem investe no e-commerce. Para mais informações sobre os objetivos da ferramenta, visite o Centro de Atendimento do Google.
O que são funis no Google Analytics?
Um funil de conversão permite que você especifique o caminho que os visitantes do seu site precisarão seguir para realizar um determinado objetivo. Pode ser, por exemplo, a série de páginas pelas quais seu cliente deve passar para completar uma compra em sua loja.
Com a definição dos passos de um funil de conversão, o Google Analytics possibilita o acompanhamento da página de entrada e saída do site, ou seja, por onde os visitantes chegam e em que momento eles abandonam seu e-commerce. Assim, você identifica as páginas em que está perdendo dinheiro e pode elaborar estratégias para otimizá-las.
Como configurar metas e funis?
Agora que você já sabe o que são funis e metas, vejamos como configurar o Google Analytics para medir a quantidade de vendas geradas em sua loja virtual. É importante lembrar que esses objetivos não medirão o faturamento e outros fatores relacionados: apenas as vendas em si. Preparado?
1. Acesse seu painel do Google Analytics e clique em “Administrador”;
2. Selecione sua conta, a propriedade à qual deseja adicionar um objetivo e o perfil que será utilizado para medir o tráfego da sua loja (caso possua apenas uma opção de cada, não se preocupe: você pode conferir este artigo do suporte do Google para mais informações);
3. Clique em “Metas” e, na tela seguinte, selecione “Nova meta”;
4. Preencha os atributos da meta que você deseja definir;
5. Em “Detalhes da meta”, ative o funil de conversão e configure todas as etapas pelas quais o cliente passará até concluir a compra.
Se você tiver por exemplo uma Nuvem Shop, pode incluir as seguintes páginas:
• /checkout/order/new
• /checkout/order/shipping_address
• /checkout/order/shipping_method
• /checkout/order/payment
• /checkout/order/confirmation
Lembre-se de não adicionar como etapa a página exibida quando uma compra é finalizada, pois ela se trata, na verdade, da URL de destino de meta. Recomendamos também não tornar nenhum passo obrigatório, para que a conversão não deixe de ser contabilizada caso o usuário siga um caminho alternativo.
Quais as informações fornecidas pelos funis?
Uma vez configurados os objetivos e funis para a sua loja, você poderá conferir um relatório que mostrará o comportamento dos seus clientes durante o processo de compra. Para visualizá-lo, acesse Conversões > Metas > Fluxo da Meta no menu à esquerda.
Entendido?
Seguindo estes passos, você poderá acompanhar constantemente a experiência de compra dos seus clientes e saber exatamente as partes do processo que geram mais ou menos resultados. E aí, curtiu? Sobrou alguma dúvida? Comente.
Texto publicado anteriormente no Blog da Nuvem Shop.