Muitos estão se perguntando, como um gigante pode encerrar as atividades de e-commerce de uma hora para outra? Por que o e-commerce do Carrefour fechou? Gabriel Lima para o Next Blog levantou alguns fatores que com certeza pesaram para a falta de sucesso do Carrefour, uma série de erros tanto táticos como estratégicos.
?Formato – o negócio foi atrelado a estrutura física, não conseguiu ter um formato adequado com planejamento, agilidade e foco de um mercado online. Fluxos e processos são muito diferentes. Usabilidade, comunicação e seleção de produtos devem ter focos diferentes.
?Oportunidade – iniciou muito depois da concorrência as atividades online (10 anos depois do Extra, por exemplo). Entender particularidades de mercado é fundamental.
?Concorrência – o Carrefour não proporcionava nenhum diferencial em relação à concorrência e não apresentava nenhuma solução multi-canal. Veja a estratégia de atuação do Ponto Frio, por exemplo, com busca inteligente e redes sociais diferenciadas. Ou da Americanas, que possui totens na loja física, onde o cliente pode comprar online e receber em casa.
?Política Comercial – Mix de produtos limitado e política de preços incoerente entre mercado físico e online.
?Crise europeia – Influenciou bastante na falta de investimentos para o setor online da empresa.
Agora se você quer definir em apenas um fator, poderia apontar sem errar a falta de planejamento, isso sempre ocasionará uma série de erros que não permite um destino diferente para nenhuma empresa: o fracasso. O prejuízo pode ser grande.