Ícone do site Profissional de Ecommerce

Blog e e-commerce: uma relação mais do que necessária

Blog e e-commerce: Blogs têm ocupado cada vez mais espaço para trazer a relevância ao invés da propaganda, tornando-se uma sutil e eficiente ferramenta de comunicar sem invadir.
Um mapeamento inédito da web brasileira realizado junto a quase 3,5 milhões de sites apontou que 18% dos 2,2 milhões de endereços ativos registrados no Brasil são lojas virtuais. Elas só perdem em presença para os sites corporativos com 20% e para blogs com 38%, aponta pesquisa da Big Data Corp.

Em um ambiente onde cada vez mais a informação relevante vem tomando o lugar dos velhos chavões como “somos líderes de mercado; compre conosco e obtenha vantagens; só a nossa empresa faz”, a necessidade de criar canais para acompanhar essa tendência é continuamente mais eminente.
As companhias hoje usam até propaganda em rádios com chamadas interativas, onde investem em formas criativas de atrair o consumidor. São exemplos como o patrocínio ao “minuto da tecnologia”, o “minuto da saúde”, o “minuto da beleza”, entre outros textos que se preocupam em trazer informação útil ao ouvinte, que nos fazem refletir sobre a real forma de comunicar sua marca com seu target em tempos de consumo exigente.
Nesse cenário, blogs têm ocupado cada vez mais espaço para trazer a relevância ao invés da propaganda, tornando-se uma sutil ferramenta de comunicar sem invadir. Mas eles ainda ocupam uma parcela pouco significativa no setor de ecommerce, ao contrário das empresas não necessariamente pertencentes a esse setor. Hoje temos apenas 5% de blogs integrados ao grandioso universo de lojas virtuais.
O número fica ainda mais preocupante quando falamos de um setor que mexe com vendas na era neo consumidor, que busca qualidade, atendimento, preço e entrega. Mas, além disso, diante de tamanha concorrência, esse consumidor é atraído muitas vezes por algo que desperte a sua real necessidade para comprar e não apenas pelo ato da compra em si.

VEJA+: CURSO PRESENCIAL DE 20 HORAS –  MARKETING DE CONTEÚDO E INBOUND MARKETING

A compra por impulso existe, claro, há milhões de pessoas com esse perfil. Mas com tantos produtos semelhantes nas prateleiras virtuais, muitos desses consumidores optam pelo que mais atrai sua atenção para comprar. Nesse sentido, por que não, ao invés de ofertar o item na sua loja virtual, fazer um link sobre os benefícios desse produto?
Aqui falo do lado de empresas B2B e B2C. Veja, temos empresas que fornecem plataformas de e-mail marketing e que, conjuntamente, criaram um blog só com assuntos relevantes sobre o conceito. Logo, quem busca um sistema para envios de e-mails personalizados, pode estudar muito mais sobre o assunto para aproveitar melhor o… Produto que comprou… Ou, melhor, leu mais sobre isso e parte para aquisição do mesmo, porque entendeu que era muito mais necessário do que já imaginava.
Outro exemplo claro. Uma loja virtual de produtos de beleza, bem estar e saúde que vende, acima de tudo, qualidade de vida. O que vai fazê-la vender mais (além das premissas básicas de um e-commerce como atendimento, prazo etc)? Ter um canal que reúna informações como: cuidados com a pele, dicas para bronzeamento no verão, os problemas da automedicação, entre muitos outros temas que chamem aquele consumidor para o fechamento do carrinho de compra. E de quebra, a cada dica explorada para o leitor, o lojista ainda coloca o link dos produtos indicados para determinada situação.
Mais facilidade que isso ao consumidor, só pensando por ele e trazendo o seu pedido antes mesmo dele clicar no ícone “comprar”. E olha que nossos meninos da TI já estão pensando nisso.
Mas façamos a lição de casa: nos preparar para estarmos mais atentos e afinados com esse consumidor que vai brevemente receber mais e mais formas tecnológicas e automatizadas para comprar. Invista em sua loja virtual, mas pense ainda muito mais no blog/canal que trará o que nós procuramos sem nem mesmo saber.

Texto publicado no Blog do E-commerce Brasil
Nicole Barros é Diretora de Comunicação da NB Press Comunicação
Nicole Barros no Linkedin
nicolebarros@nbpress.com
Sair da versão mobile