5 dicas para aumentar a conversão do e-commerce e melhorar a experiência do usuário no Natal
Renann Mendes
Todos os dias surgem novas lojas virtuais, de todos os segmentos e fazendo grandes investimentos para se destacarem no mercado. Diante desse ambiente competitivo, o investimento em ações para uma melhor experiência do usuário torna-se essencial para garantir boas vendas online.
Confira algumas dias para potencializar a taxa de conversão do seu e-commerce nesse natal:
Dispositivos móveis: O número de pessoas que fazem compras em tablets ou smartphones cresce substancialmente. Adaptar o site para navegação em dispositivos móveis é essencial para uma melhor navegação e desempenho. Procure capturar rapidamente o contato de e-mail ou telefone do consumidor para recuperar a venda caso aconteça alguma instabilidade.
Buscas: Invista na caixa de busca do seu e-commerce. O tamanho e a posição da barra no site fazem toda a diferença. Se necessário, faça um teste com diferentes modelos e descubra a que terá mais sucesso com o público da loja virtual.
E-mail Marketing: O e-mail marketing é uma das ferramentas mais ponderosas para conversão no e-commerce. Escolha uma boa plataforma de disparo, invista em um assunto que atraia a atenção do usuário, mas sem usar palavras que possam parecer spam, como “clique aqui”, “promoção”, “ganhe dinheiro”, “imperdível”, entre outras.
Trade Marketing: Alterne os preços e produtos de acordo com o canal, buscadores, redes sociais, e-mail e comparadores de preço, para maximizar o sucesso das campanhas.
Omni-Channel: Os consumidores atuais não escolhem mais apenas um canal de compra, eles utilizam o lugar que for mais conveniente no momento. É importante o varejista investir em canais diferentes e trabalhar de forma interligada, oferecendo a melhor experiência para o usuário.
Alexandre Soncini é diretor de Vendas e Marketing da VTEX. Graduado em Engenharia Eletrônica pela FEI, atua há mais de 10 anos no mercado. Especializou-se em Gestão de Projetos no IBTA, com ênfase em PMI.
Matéria publicada no site E-commerce Brasil.