Nos últimos meses a Netshoes tem ganhado um amplo espaço na mídia devido à sua merecida expansão no comércio eletrônico e acesso de investidores.
Marcio Kumruian, CEO do grupo e empreendedor visionário, conta na internet (vide fonte no final) como foi o nascimento da marca e os passos de coragem que precisou seguir para tornar a marca o que ela é hoje.
Tendo isso como base, podemos aprender 3 grandes lições para aplicar em nossos negócios e fazer com que nossas marcas possam crescer também. Vamos ver quais são?
1: Comece simples, mas pense grande!
A Netshoes foi aberta por dois primos no centro de São Paulo nos anos 2000, e o que era uma simples sapataria se tornou um dos maiores e-commerces de produtos esportivos do mundo.
Se você parar pra pensar, a maioria das grandes marcas que existem hoje não começaram grandes, sempre foi algo simples e relativamente pequeno.
O que fez e continua fazendo a diferença é a determinação e a obstinação para fazer dar certo em meio às dificuldades do empreendedorismo.
Por causa disso, hoje a Netshoes conta com o apoio milionário de várias outras marcas que acreditam em seu potencial de crescimento e transformação.
Concluímos então que a primeira lição é começar simples, mas pensar grande, e o mais importante, com humildade.
2: Dê autonomia para sua equipe trabalhar
Como empreendedores e donos de startup sabem, a confiança em seus colaboradores e parceiros não vêm da noite para o dia, na maioria das vezes demora um pouco, e em raras exceções acontece na primeira semana de trabalho.
No entanto, o que podemos aprender com o grupo Netshoes é que precisamos aprender a dar autonomia para nossa equipe trabalhar e desenvolver suas ideias sem “botar muita pressão”.
Pode até parecer arriscado para grandes corporações que a todo tempo prezam em seguir cronogramas complicados, mas a simplicidade para entender e aplicar isso na rotina é o que faz grande diferença no resultado recorrente de nossas marcas.
É preciso estimular nossos colaboradores e parceiros o tempo todo, motivando-os a trabalhar com estratégias de equipe para que consigam entregar o resultado que esperamos.
Como fazer isso dar certo? Algumas sessões de coaching voltado à corporações podem melhorar a organização e a produtividade do seu pessoal em pouco tempo de prática.
Aplique isso fielmente e depois conte os resultados aqui pra gente.
3: Encontre investidores que acreditem na sua visão e valores
Como diria Marcio Kumruian: “Uma empresa não sai de uma loja física em São Paulo e abre um IPO em Nova York do dia pra noite”.
Muito além do que imaginamos para nossos negócios, é a importância de parceiros e investidores que acreditem nos mesmos valores que a gente. Isso faz toda a diferença!
Ressalto essa lição porque vejo muitas pessoas querendo começar uma startup com grandes ideias, mas péssimos investidores que desejam mudar as diretrizes e controlar tudo no pós investimento.
Isso é sem dúvidas um dos maiores erros que um(a) empreendedor(a) iniciante ou à caminho do auge pode cometer!
Mesmo que o valor do investimento encha os olhos (acontece muito), é primordial manter a sua visão e valores originais ao procurar aportes de outros investidores.
Aliás, isso é o que aconteceu recentemente com o grupo Netshoes.
Sabe qual foi um dos principais motivos para o grupo não ter aceito a compra da marca pela Centauro?
Justamente pelo fato da mesma querer mudar algumas operações contrárias à visão do CEO e controlar certos privilégios em alguns setores primordiais, estes que não foram especificados publicamente.
Vale a ideia de manter seus princípios e escolher com sabedoria quem vai apoiar seu negócio para levá-lo ao próximo nível!
Dica valiosa para fazer seu e-commerce ganhar destaque online
Inúmeras lojas virtuais hoje estão configuradas em um marketplace, e aquelas que não estão, demoraram meses (ou até anos) para serem lançadas.
O ideal mesmo, é que cada pessoa ou grupo busque criar o seu próprio negócio de maneira particular para que consiga maior controle sobre todas as situações.
Em um marketplace, apesar de facilitarem o uso em alguns recursos e disponibilizar “autoridade imediata”, ainda assim não é um negócio 100% seu e pode causar conflito em alguns momentos.
A dica para ganhar destaque online é investir em estratégias de SEO no site do seu negócio, algo que a maioria dos empreendedores iniciantes não fazem, ou nem sabem que existe tal façanha.
O SEO é capaz de elevar os resultados de qualquer marca através do reconhecimento de clientes na pesquisa dos buscadores, como o Google por exemplo.
Em outras palavras, você desenvolve táticas para que seu site apareça entre os primeiros resultados quando alguém fizer uma busca específica ou aproximada sobre o seu negócio, aumentando as chances desse potencial cliente conhecer sua marca.
Isso é o que grandes e-commerces fazem e a longo prazo, pode ser muito econômico e lucrativo.
Conclusão
A Netshoes ensinou e continua ensinando muito à comunidade empreendedora, e para mim, estas foram as 3 lições importantes que pude ver ao estudar a ascensão da marca.
Se você gostou da ideia, participe aqui embaixo nos comentários e conte pra gente qual seu maior desafio ao liderar um negócio.
Fonte: Como o Netshoes foi de uma sapataria em São Paulo ao IPO em Nova York