No Retail’s Big Show 2013, um dos principais eventos sobre varejo que acontece durante o ano, a especialista em e-commerce Fiona Dias apontou as quatro principais estratégias para uma empresa tomar a liderança do mercado, se baseando em gigantes do e-commerce como Amazon, Walmart e Nordstrom.
Veja os principais pontos que ela apresentou sobre liderança no mundo do varejo online:
A liderança é essencial. “Uma excelente liderança em animais não é muito diferente da excelente liderança entre humanos”, como uma mãe elefante que usa toda a sua experiência para liderar, proteger e alimentar a sua família todos os dias (até a quantia de 300 a 500 quilos de vegetação por elefante!).Na própria experiência de Dias, o gestor de e-commerce não deve ser apenas um líder de alto nível digital, pois ele também deve se reportar ao CEO – que por sua vez tem que empurrar o alinhamento de toda a organização, caso isso não ocorra o gestor digital estará condenado a falhar. O CEO por sua vez deve alinhar as estratégias com o resto da equipe executiva, em torno de objetivos comuns. Finalmente, um talentoso plano holístico é fundamental, incorporando uma mistura de contratações internas e externas, rotações de trabalho, além de incentivos para recompensar e reter o talento. |
As empresas precisam se perguntar: ? Como ganharão mais clientes e derrotarão seus concorrentes ao longo dos próximos três a cinco anos? |
Produto acima de tudo. Os varejistas devem antes de tudo se concentrar agora em produto. “A razão pela qual você deve se destacar entre um mar de concorrentes é o produto”, observou Dias. No caso da Amazon, a sua variedade de produtos de pequenos varejistas compete com produtos que outros varejistas bem maiores oferecem. No caso da Nordstrom, a qualidade está acima da quantidades de produtos, utilizando a beleza como diferencial. Seja qual for o caminho escolhido, as empresas precisam desenvolver uma estratégia de um produto diferenciado – “caso contrário, você vai lutar.” |
Experiência do cliente = vencer ou morrer. Amazon encabeça a lista de varejistas online com a maior satisfação do cliente – e está cada vez melhor no que faz. Dias apontou para uma série de características de fidelidade que mantêm os clientes a voltar de novo e de novo: AmazonPrime, o Kindle, um clique com o botão de compra, etc. Tomando isso como exemplo, mapeie cada passo do usuário dentro do e-commerce para otimizar os processos e utilize feedbacks como base antes de realizar alguma melhoria. |
Fonte: Blog.shop.org