A tecnologia de reconhecimento de imagem mobile identifica objetos como sapatos, bolsas e tacos de golfe nas imagens, vídeos ou diretamente através de um tablet ou sensor de imagem do smartphone. A tecnologia pode proporcionar uma nova forma de Mobile Commerce (possível apenas nos próximos anos), permitindo aos clientes ver um produto em uso ou em outra pessoa, comprar de imediato a partir de um aplicativo.
Publicação traduzida: Original do Practical Ecommerce | Mobile Image Recognition to Revolutionize Ecommerce?
Imagine andar em uma rua movimentada em São Francisco ou Boston. Você vê uma pessoa elegante vestindo um terno atraente ou carregando uma bolsa linda que você gostaria de ter. Você retira seu iPhone 7 – esta tecnologia pode levar alguns anos – e um aplicativo de reconhecimento de imagem (MIR – Mobile Image Recognition) identifica instantaneamente o terno ou a bolsa, oferece preços a partir de três ou quatro varejistas online, e fornece um botão “comprar” que com um único toque você possa finalizar a compra.
Este tipo de “Compra relâmpago” é viável, dado o estágio atual da tecnologia MIR e a crescente onipresença dos dispositivos móveis, incluindo tablets, smartphones e até mesmo Google Glass.
O Estágio atual da Tecnologia de Reconhecimento de Imagem Mobile
Hoje, a tecnologia MIR pode já ser utilizada em aplicações móveis para identificar determinados anúncios ou produtos específicos mesmo em um contexto conhecido.
Por exemplo, a iTraff Tecnology oferece uma interface de programação de aplicativo que permite que um desenvolvedor de aplicativo móvel faça upload de imagens conhecidas de produtos ou um anúncio de outdoor. As imagens são reconhecidas quando o usuário tira uma foto com um dispositivo móvel.
A solução é limitada, mas é também precursora para fornecer aos clientes potenciais uma visão muito mais interativa do mundo ao seu redor, incluindo a possibilidade de tornar tudo o que você vê, comprável. Pense nisso como “Showrooming” em todos os lugares.
Da mesma forma,a Kooaba tem tecnologia que pode tornar a publicidade – mesmo na mídia impressa – interativa. No conceito do próximo passo para o reconhecimento dos objetos vistos, pode ser apenas uma questão de pequenas melhorias em tecnologia e um banco de dados de imagem grande.
A LTU Technologies, fundada por cientistas e pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology, da Universidade de Oxford, e a INRIA órgão de pesquisa francês, também está fazendo soluções MIR que poderiam ser aplicadas ao comércio móvel.
“A busca visual mobile já está sendo usada por varejistas na Ásia e Europa para aplicações de m-commerce, dentro de três anos, vamos ver a rápida adoção dessa tecnologia pelos varejistas dos Estados Unidos”, disse Stephen Shepherd, Gerente Geral da LTU Technologies em entrevista com a Revista Forbes no início deste ano.
Adicione à lista de exemplos de tecnologia MIR, o Google Goggles, que já está disponível há quase três anos. Ele reconhece os itens do mundo real, incluindo produtos que podem ser comprados online.
MIR pode oferecer resultados limitados
Preocupações significativas para pequenas ou médias lojas virtuais pode incluir quem vai fornecer os aplicativos MIR mais populares e quantos resultados de busca um aplicativo MIR pode mostrar em resposta a uma consulta visual.
Quando um cliente vai ao Bing ou ao Google em um computador desktop e procura por tênis de corrida, ambos os mecanismos de busca retornam uma lista quase interminável de resultados, de modo que mesmo uma pequena loja especializada acaba aparecendo. Estas páginas também têm longas listas de anunciantes CPC (Links Patrocinados), para as pequenas empresas, a solução é investir em link patrocinado caso a competição por resultados orgânicos seja muito forte.
Em um dispositivo móvel, há relativamente poucas listagens visíveis quando uma página de resultados de pesquisa do mecanismo de busca, mas outras empresas ainda podem ser encontradas com um golpe ou dois. No entanto, com a MIR, é possível que apenas um a quatro lojistas sejam mostrados em resposta à uma consulta de imagem, o que limita potencialmente a performance de pequenas empresas.
Da mesma forma, se as aplicações MIR mais abrangentes e populares de Mobile Commerce estiverem dominadas por lojas individuais, é possível se tornem muito restritas. Um aplicativo MIR da Amazon ou Walmart iria retornar apenas resultados de Amazon ou Walmart e não de todos os varejistas disponíveis.
Alguns sugeriram também que as pessoas que utilizam aplicações MIR de Mobile Commerce escolham suas lojas preferenciais. Para que os resultados das consultas visuais favoreçam determinados sites ou vendedores. Se este fosse o caso, as lojas online que precisariam promover serviços e preços, incentivando a inclusão de uma maneira similar à que algumas empresas buscam “curtir” no Facebook.
Como pequenos varejistas online podem competir por MIR no M-Commerce
Se, de fato, o reconhecimento de imagem não conduzir uma nova geração de comércio móvel, as pequenas empresas podem ter pelo menos três opções para ser competitivas.
Primeiro, pequenas lojas poderiam trabalhar juntas para oferecer uma aplicação de Mobile Commmerce baseada em MIR, que retorne bastantes resultados de todas as empresas participantes. Essas lojas podem ser organizadas em torno de associações industriais, grupos de compras, ou mesmo uma plataforma de software. Como exemplo, Volusion, Shopify, LemonStand ou Magento podem oferecer uma aplicação MIR compartilhada. Clientes potenciais usando o app veriam resultados à partir do grupo de pequenos e médios lojistas que utilizam a plataforma associada.
Pequenas e médias empresas, em particular os segmentos de indústria de nicho, poderiam produzir suas próprias aplicações de comércio móvel MIR-powered. Ou um varejista online de produtos automotivos pode oferecer uma aplicação MIR-based que reconheceu as marcas e modelos de veículos para que os clientes possam encomendar peças do automóvel, ou mesmo ver tutoriais de manutenção.
Pequenos varejistas online também podem ser capazes de competir para consultas visuais, com uma abordagem E-commerce Multicanal, oferecendo produtos em mercados como a Amazon, Ebay, Sears, ou Newegg ou publicidade em sites de comparação de preços. Supondo-se que um ou mais desses mercados ou sites de comparação de preços comecem a oferecer uma aplicação de reconhecimento de imagem, o comerciante poderá desfrutar de algumas vendas através de esforços de desenvolvimento do mercado.
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Problemas com a Tecnologia MIR
Para a tecnologia MIR realmente decolar e permitir um novo tipo de Mobile Commerce, empresas de reconhecimento de imagem enfrentam três problemas importantes.
Fornecedores de soluções MIR terão que lidar com os desafios técnicos de armazenar centenas de milhares (senão milhões) de imagens de referência, em alguns casos retornando rapidamente resultados precisos a partir de um banco de dados de imagem de referência.
Essas empresas vão precisar gerenciar questões de privacidade, uma vez que muitas pessoas não ficarão satisfeitas com pessoas aleatórias tirando fotos delas, independentemente do motivo.
Ainda na preocupação com a privacidade, os provedores de soluções MIR precisarão redefinir ou ajustar as normas sociais para que o ato de tirar um dispositivo móvel e sair tirando fotos ou até mesmo a gravação de vídeo de indivíduos de alguma forma pareça menos assustador.