9 Estratégias matadoras que não podem faltar na sua Loja Virtual
Imagem: Ektron.com

Estratégias matadoras! Não existe dúvidas que o E-commerce cresce diariamente, gera vendas e proporciona boas oportunidades de negócios. A grande questão que fica é: Você consegue se manter? Consegue. Nunca deixe que a velocidade da inovação o afaste ou assuste. Temer inovação é temer o sucesso, e você é melhor do que isso. Sejamos objetivos, não há tempo a perder para melhorar as vendas da sua loja virtual, e alguns elementos de Marketing Digital podem ser decisivos para seu sucesso.

1- Projeto Responsivo

• Apenas 22% dos varejistas dizem que estão à frente da curva quando se trata de design responsivo. 29% se dizem na “média”, 23% dizem que estão para trás e 4% dizem que estão sem esperança. (eMarketer)

Projeto Responsivo - 9 Estratégias matadoras que não podem faltar na sua Loja VirtualIsso não significa desistir, isso significa procurar ajuda quando necessário. Design de Loja Virtual ‘sensível’ é o caminho do futuro. Por que desperdiçar dinheiro construindo um site que em breve estará ultrapassado? Web design responsivo é a única escolha lógica para qualquer site construído hoje. Web design responsivo funciona em qualquer tela – seja desktop, celular ou tablet.
Proporciona uma experiência consistente, ou seja, você vai ver a mesma coisa, independentemente de qual dispositivo você está usando. Imagine mostrar para um cliente algo em seu site em uma reunião usando seu tablet e descobrir que ele não vai carregar corretamente, ou que você tem que apertar e rolar o zoom por alguns instantes apressados para encontrá-lo. Seria bastante embaraçoso.
Leia mais: O que é Design Responsivo?

2- Compatibilidade para Celulares e Tablets

• 48% dos usuários dizem que, se eles chegam em um site de negócios que não está funcionando bem no celular, eles tomam isso como uma indicação de que a empresa simplesmente não se importa. (MarginMedia)

Alguém ainda duvida da importância da otimização para Mobile? Muitas empresas de internet se fossem criadas hoje optariam apenas em ter aplicativos, abrindo mão do site. A tendência é que os acessos por dispositivos superem os de desktop em breve no Brasil.

• 62% das empresas que projetaram um site especificamente para dispositivos móveis aumentaram suas vendas. (Econsultancy)

Leia mais: E-commerce Multi-telas: Prós e Contras | Tablet commerce chegou para ficarO ano do Mobile: Sua empresa está preparada?

3- Blog

• As empresas que tem blog tem 434% mais páginas indexadas. E as empresas com mais páginas indexadas obtém muito mais leads. (Hubspot)

Blog ajuda com SEO, condução (relevante!) do tráfego para o seu site e aumenta seus links.

• 81% das empresas consideram seus blogs um trunfo importante para seus negócios. (Search Engine Journal)

• 79% dos compradores online gastam pelo menos 50% do seu tempo de compras pesquisando produtos. (PowerReviews)

Onde você quer que as pessoas pesquisem os produtos da sua empresa? Se você não fornecer toda a informação que poderiam precisar/querer, elas encontrarão em outro lugar. Se você sabe que as pessoas estão sedentas de informação, alimente-as!
Leia mais: Publicidade Tradicional x Marketing de Conteúdo | Inbound Marketing, atraia tráfego qualificado para sua loja virtual | Infográfico: Como Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais e SEO trabalham juntos?

Curso Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

4- Integração com Mídias

• Cerca de 46% dos usuários online contam com a mídia social na tomada de decisão de compra. (Nielsen)

• Simplesmente adicionando as integrações Facebook – botão ‘Like’, o tráfego web de referência aumenta em 40%. (Business Insider)

Mídias Sociais - 9 Estratégias matadoras que não podem faltar na sua Loja VirtualAs Mídias Sociais influenciam as transações do E-commerce. Simples assim. Na economia digital de hoje, a Mídia Social é a sua chance de espalhar panfletos e compartilhar seus cartões de visita muito além de um simples evento. Você não vai apenas efetivar uma venda difícil, mas poderá potencializar a criação de relacionamentos e fornecer informações valiosas para as pessoas certas.
Sua empresa precisa estar totalmente integrada com as Mídias Sociais relevantes ao seu negócio. De modo que quando alguém encontra seu produto ou serviço e considera muito interessante, relevante ou útil, pode facilmente compartilhar essas informações com a rede. Isto significa que os benefícios de integração com Mídias Sociais são dois: a mídia social ajuda a divulgar informações valiosas e direcionar mais tráfego para seu site.

• Distribuição de Marketing de Conteúdo leva um aumento de 2.000% no tráfego do blog e um aumento de 40% na receita. (de Marketing Sherpa)

Se você não tem a integração com Mídias Sociais, você pode estar perdendo em referências, clientes e outras partes interessadas. Você não iria para um congresso sem cartões de visita. Não exista online sem meios corretos de comunicação social.
Leia mais: Como o EdgeRank do Facebook funciona? | LinkedIn Marketing para vendas de produtosAs Mídias Sociais deram Poder ao Consumidor | Como usar o Pinterest para atrair tráfego à loja virtual Instagram para vendas e negócios | Como trabalhar com Google+ na loja virtual? | Curso Mídias Sociais na Prática

5- Tempo de Carregamento rápido

• 40% das pessoas vão abandonar uma página web se leva mais do que três segundos para carregar. (Econsultancy)

• Uma taxa de rejeição pode aumentar em 100% como resultado de uma demora cerca de 4 segundos ou mais para carregar. Ela pode aumentar 150% se uma página levar 8 segundos ou mais para carregar. (Mobile Joomla)

Os visitantes vão deixar o seu site e não voltar se ele não carrega corretamente. As pessoas estão ocupadas e impacientes, e não têm tempo para esse tipo de desempenho de baixa qualidade. Quem sabe quantos negócios pode estar perdendo fechando suas portas para a população crescente de pessoas que querem conhecer o seu negócio no celular.
Leia mais: Potencialize o desempenho de sua loja virtual | Como está a experiência de compra no seu e-commerce? 25 dicas para aumentar a taxa de conversão da loja virtual

6- Programa de Leads Qualificados (Lead Nurturing)

• 65% dos profissionais de marketing B2B não estabeleceram o Lead Nurturing. (MarketingSherpa)

• O Lead qualificado produz, em média, um aumento de 20% em oportunidades de vendas contra os leads comuns. (DemandGen Report)

Lead Nurturing - 9 Estratégias matadoras que não podem faltar na sua Loja Virtual
Processo do Lead Nurturing – Fonte: Leads Marketer

• As empresas que se destacam em Lead Nurturing geram 50% a mais de vendas a um custo 33% menor. (Forrester Research)

• Leads qualificados fazem compras 47% maiores do que os leads comuns. (The Annuitas Group)

Se você gostaria de melhorar suas vendas e poupar dinheiro, implemente um programa de Lead Nurturing. Estas estatísticas dizem tudo.

7- Automação de Marketing

• As empresas que automatizam a gestão de Leads veem um aumento de 10% ou mais da receita entre 6 e 9 meses. (Gartner Research)

• 81% das empresas “querem fechar as vendas mais rápido“, como sua razão número um para a implementação de automação de marketing. (Focus Research)

Automação de Marketing - Infográfico da Dell Cloud Applications - 9 Estratégias matadoras que não podem faltar na sua Loja Virtual
Automação de Marketing – Infográfico da Dell Cloud Applications

Se você estiver tentando aumentar receita, considere a implementação de um programa de automação de marketing. Ele economiza tempo, faz seu marketing mais eficiente e aumenta as vendas. Você certamente está no grupo de pessoas que gostariam de fechar vendas mais rápido. Junte-se ao clube.
Leia mais: Por que CRM quando você só precisa vender mais?

8- SEO

SEO - 9 Estratégias matadoras que não podem faltar na sua Loja Virtual• 70% dos usuários que pesquisam, clicam nos links orgânicos. (Search Engine Journal)

• 70-80% dos usuários ignoram os anúncios pagos, concentrando-se nos resultados orgânicos. (Search Engine Land)

Está ficando cada vez mais difícil apenas pagar para obter tráfego. Quer saber por quê? Os consumidores são céticos. Você tem que ganhar a sua atenção com relevância. (Dica: Informação relevante, idéias, recursos que podem ser usados, material didático, etc.)

• 75% dos usuários nunca rolaram além da primeira página de resultados de busca. (Hubspot)

O que isto significa é que você não pode ir até a metade. Não espere que você pode consiga na página 3. Página 3 de resultados de pesquisa é o equivalente digital ao colocar a loja física em um lugar remoto onde não se vive num raio de 80 quilômetros.

• Consumidores expostos à influência da marca em Mecanismo de Busca e Mídias Sociais: CTR de busca em média 94%(GroupM)

Sabe o que acontece quando você não tem pesquisa e social? As pessoas não são estimuladas a clicar em nada. Que verá seu site?

• SEO traz uma taxa de entrada de 14,6%, enquanto os Outbound Leads (como Mala Direta ou Publicidade Impressa) têm uma taxa próxima de 1,7%. (Search Engine Journal – link indisponível)

Leia mais: Como o Google funciona | Usando o registro de domínio como parte da estratégia de SEO | Como os buscadores enxergam a sua loja virtual | Curso SEO na prática

9- Landing Pages

Landing Page Amazon - 9 Estratégias matadoras que não podem faltar na sua Loja Virtual• 48% dos varejistas constroem uma nova página de destino para cada campanha de marketing. (MarketingSherpa)

• Os Sites com 31 a 40 páginas de destino são 7x mais leads do que aqueles com apenas 1 a 5 páginas de destino. (HubSpot)

• Aqueles com mais de 40 páginas de destino tem 12x mais leads do que aqueles com apenas 1 a 5 páginas de destino. (HubSpot)

Se você quer gerar mais leads, crie várias páginas de destino com ofertas. Guia para Landing Pages – Melhores Práticas (Em inglês)
Leia mais: Pare de perder dinheiro! Faça testes A/B | Como o pequeno varejista pode fazer ações de mobile commerce?

Fonte: Business 2 Community por Lindsey Weintraub
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Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

1 Comment

  1. Artigo interessante, Renann. Obrigado por traduzir. Cheguei a ele quando procurava sobre automação de marketing. Os resultados em aumento de conversão são incríveis. Aqui no Brasil, algumas marcas estão começando agora a olhar para isso e acho que o mercado vai amadurecer bastante em breve.

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