Definindo perfil de público para publicidade segmentada | do E-commerce Brasil
Um dos maiores desafios de uma campanha é atingir o público correto, ou seja, um público que realmente tem interesse no seu produto ou serviço. Neste artigo, vou falar sobre a utilização da ferramenta Navegg combinada ao Google Analytics (GA) para definição de perfil de compradores de um determinado produto para que possamos impactar pessoas semelhantes na rede Navegg, que hoje é de quase 90 milhões.
Primeiro, precisamos ter o Google Analytics e o Navegg Analytics rodando no site e funcionando integrados. A documentação da integração do Navegg Analytics ou, se preferir, pode solicitar o auxílio de um profissional certificado.
A integração acontece por meio das variáveis customizadas do GA – como temos apenas cinco slots (para a versão free do GA), precisamos priorizar os segmentos que a Navegg nos informa. Nesse caso, vou informar nessas variáveis as segmentações gênero, idade e interesse.
Vou escolher um produto específico e com o relatório abaixo identificar qual o perfil de quem compra esse determinado produto.
Gênero
Idade
Interesse
Com os dados acima, separei um perfil de Mulheres, 25-34 anos, com interesse em notícias entretenimento, tecnologia e culinária.
Utilizando a ferramenta de planejamento da Navegg – Media Monitor -, verificamos a quantidade de usuários, dentro do perfil desejado, que não acessou o meu site.
Temos, nesse caso, um alcance de 5.833.300 pessoas com esse perfil – quanto mais específico for o perfil, maior a taxa de acerto.
Para impactar essas pessoas usando o Google Adwords, basta criar uma campanha de remarketing e informar o pixel de remarketing para a Navegg iniciar as marcações desses usuários.
O resultado de ações como essa pode chegar a uma taxa de conversão 25% a mais sobre a média das demais, e com um custo por conversão 4,3 vezes menor do que o de campanhas sem segmentação. Além disso, a taxa de conversão da campanha com segmentação de audiência pode ser aproximadamente 7,5 vezes maior do que a da ação sem segmentação.
A taxa de clique média (CTR) durante a ação com dados segmentados chega a ser 67% maior do que a da campanha com retargeting e 150% maior do que aquela sem utilização de nenhum tipo de dados. As segmentações utilizadas neste artigo são apenas exemplos; podem ser utilizados inúmeros clusters que a Navegg oferece.
Vale a experiência. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Grande abraço e até o próximo artigo.
Álvaro Vasques é analista de Web Analytics no Portal Educação e Sócio Fundador da Opt3 Marketing Digital.
[email protected] | @alvarovasques