Saiba como se conectar com o público em datas comemorativas e impulsionar vendas através do planejamento estratégico
No mundo do marketing, entender os padrões e as tendências é fundamental para garantir estratégias e campanhas bem-sucedidas e alinhadas com as mudanças do mercado.
Para fortalecer o relacionamento com o cliente e estabelecer novos negócios, é preciso estar atento em datas relevantes para direcionar estratégias com mais assertividade.
A sazonalidade é o termo específico para se referir a algo que é temporário e que se repete em determinado período, de forma previsível.
No contexto da publicidade, os períodos sazonais são um fator a ser considerado no planejamento das empresas, ao permitir que elas se antecipem às demandas de cada época.
Datas como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e, mais recentemente, Dia dos Namorados são momentos em que a demanda por produtos ou serviços mais característicos aumenta; dessa forma, é possível ajustar promoções, campanhas publicitárias e lançamentos de produtos, seguindo o perfil de consumo nesses períodos.
Investir em marketing sazonal significa equilibrar os resultados de uma empresa com o aumento de vendas em períodos específicos do ano, aproveitando datas comemorativas ao longo dos 12 meses.
Saiba como fazer um bom planejamento sazonal
O primeiro passo para campanhas bem-sucedidas é criar um calendário com as datas definidas e que melhor se encaixam no modelo de negócio; além disso, é importante considerar as estações.
Por exemplo, com o inverno se aproximando, o planejamento estratégico para redes de hotelaria em cidades turísticas deve se intensificar. Nesse contexto, um hotel de Gramado pode oferecer pacotes promocionais e conquistar mais reservas durante toda a temporada.
Com o planejamento prévio, outro caminho para o sucesso é buscar parcerias. É viável fazer negociações antecipadas com os fornecedores e as empresas, assim garante melhores condições nas datas definidas.
Outra possibilidade, ainda pensando em parcerias, é usar comunicação conjunta com outra empresa. Por exemplo, cupom de desconto em outra marca, como medida para fortalecer as vendas de outra empresa e oferecer um “mimo” ao cliente.
Organizar o passo a passo da comunicação das campanhas é fundamental para qualquer estratégia de marketing.
O retorno após o disparo de e-mail marketing, tráfego de e-commerce e engajamento nas redes sociais vão medir o desempenho dos conteúdos e das mídias – caso seja necessário, faça ajustes.
Lembre-se que as datas sazonais são uma forma de melhorar o relacionamento com o cliente e impulsionar as vendas, então invista em ações que se conectem com as necessidades do público para alcançar bons resultados.
Impacto da sazonalidade no e-commerce brasileiro
No mês de abril, às vésperas do Dia das Mães, o e-commerce brasileiro chegou a perder tráfego, ainda que timidamente. Com 2,40 bilhões de acessos únicos no mês, o resultado caiu 2,8% na comparação a março, segundo o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion.
Para Diego Ivo, CEO da Conversion, abril costuma ser um mês mais morno para o varejo brasileiro, já que é o último mês sem grandes eventos relacionados ao consumo. Em 2022, o mês de abril teve queda de 4,3% em relação a março do mesmo ano, enquanto em 2023, a redução foi de 5%.
Ele lembra, por exemplo, que maio é marcado pelo Dia das Mães, junho tem o Dia dos Namorados e, julho, enfim, é o período das férias escolares.
Os dados do mês seguem uma tendência natural do calendário das empresas. Eles devem voltar a aquecer a partir do próximo relatório, e permanecer assim pelo menos até agosto”, explica o CEO.
O infográfico a seguir ajuda na visualização desse panorama. É possível perceber como as datas comemorativas, como o Dia das Crianças em outubro, a Black Friday em novembro, o Natal em dezembro e a virada do ano, por exemplo, influenciam no tráfego das plataformas do setor de e-commerce.
Fonte: Conversion/2024
Por fim, o varejo de importados também enfrenta oscilações em meio à sazonalidade. Em abril, foram 170,6 milhões de visitas únicas, o que representa um aumento de 0,9% em comparação a março.
O último desempenho superior a esse, naquele mês, foi de 202,5 milhões, muito impactado pela Black Friday.
O setor é fortemente marcado por empresas asiáticas, como as chinesas AliExpress e Shein que, juntas, somam 139 milhões de acessos — ou seja, que representam 82% dos acessos no setor de importados.
Apesar disso, a singapurense Shopee não entra nessa equação, devido ao movimento de nacionalização de vendas.