Para muitos, a adoção do home office foi a solução mas, algumas pessoas não querem nunca mais trabalhar neste modelo.
O Brasil se encontra a mais de 90 dias em isolamento social proposto, os comércios fecharam e as empresas tiveram que se adequar ao momento e adotar o home office.
Para que este seja realizado com excelência, é necessário disciplina, organização e preparo também.
Existem algumas dificuldades na execução do home office, para nós que somos mães, por exemplo, é complicado cuidar dos pequenos e gerenciar o negócio em casa.
Fora isso, estando em ambiente domiciliar, várias distrações podem surgir, os animais domésticos também pedem atenção, as notificações das redes sociais estão sempre chegando. Nestes momentos é indicado que o profissional faça pequenos intervalos, mas sem se dispersar do trabalho.
É importante que o colaborador se organize, pelo menos um dia antes, coloque no papel todas atividades e, se possível, quanto tempo irá desprender para realizar cada uma delas.
Comece com os trabalhos que considera mais chatos, assim você consegue ficar mais tranquilo no final do expediente e não sair arrancando os cabelos.
Muitos, gostaram da adoção do home office, assim não precisam acordar horas antes, pegar o transporte público, se preocupar tanto com a alimentação, e conseguem passar mais tempo com a família, outros nem tanto, estão enfrentando dificuldades nesta modalidade.
Para aqueles que acreditam ser um castigo, o negócio é se preparar melhor, mudar forma de pensar, sentir e agir. Afinal muitas empresas irão aderir o home office mesmo pós-pandemia.
O maior problema ainda é a procrastinação. Procrastinar já acontecia no trabalho tradicional, agora em casa o risco é maior – Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, portanto ter Foco e Planejamento é fundamental, caso contrário corre se o risco de deixar para amanhã e assim vai…
Mudar o mindset e criar uma rotina de trabalho que seja confortável, elaborada e bem executada, contando sempre com o apoio de todos da equipe, depende somente do profissional, portanto ajuste-se!
Com algumas dicas, certamente o profissional será muito mais produtivo:
- Vista-se corretamente – Não é porque você está em casa que deverá relaxar com o seu visual;
- Converse com as pessoas que moram com você – Faça acordos, afinal o combinado não é caro;
- Monte o seu “cantinho’” de trabalho – Deverá ser confortável, organizado e com tudo que você precisa, afinal passará grande parte do seu dia nele;
- Faça seu checklist diário – Extremamente necessário para sua organização e cumprimento de metas, tenha horário para iniciar e terminar o expediente;
- Converse sempre com seu gestor e equipe – Seja proativo, a comunicação é fundamental neste período;
- Fique longe das distrações – Redes Sociais, televisão, WhatsApp, é importante ter pausas, mas avalie seu comportamento e seja sincero com você mesmo;
- Entenda as novas tecnologias – Use e abuse das novas tecnologias e plataformas, porém teste sempre antes para não “pagar mico” quando precisar.
Em todas as situações da vida podemos tirar um ensinamento, o home office veio para ficar, e cabe a nós nos adaptarmos para toda essa inovação.
1 Comment
Acredito que o mais difícil aí é fazer os filhos entenderem que os pais estão em casa mas estão trabalhando. Tenho uma pequena de 3 anos e meio e como é complicado para ela. Vamos tendo combinados mas quer atenção completa para ela, porém estou gostando muito desse home office.