No mês de fevereiro tivemos duas novidades do WhatsApp e Facebook, a primeira foi o lançamento do WhatsApp business e a segunda, o marketplace do Facebook para divulgar o que você quiser e acelerar suas vendas. Veja as dicas que separamos para você dar um UP nas suas vendas utilizando estes recursos:
1- Marketplace para divulgar
Atividades de compra e venda já estão sendo realizada por mais de 550 milhões de membros do Facebook em busca de Grupos dedicados a segmentação comercial. Além de facilitar o contato, sim por que a finalidade da ferramenta é levar interessados a seus vendedores e não realizar a venda diretamente. A ideia é reforçar o relacionamento entre comprador e vendedor para gerar o engajamento. Por isso use e abuse desta ferramenta para alcançar leads e clientes.
As transações feitas pelo Marketplace são seguras, e dicas de segurança, controle de privacidade e ferramentas para reportar são fáceis de usar.
Dica: Para as empresas interessadas em tornarem-se parceiras do Marketplace é dever preencher o Formulário de interesse para Parceiro, que o Facebook analisará esses dados para adicionar novos parceiros à ferramenta.
2- Você vende o que quiser
O Marketplace atualmente está ativo em 47 países, o Brasil é uma delas, então se você quiser se desfazer de algum item pessoal e vendê-lo como usado, também pode. Já as empresas podem focar também no uso dos grupos para divulgar seus produtos. Não há limites de transação e nenhum custo para quem compra ou vende, devendo a mesma ser entre seus interessados sem intervenção do Facebook ou intermediador de pagamentos como o Pagseguro.
O Marketplace permite buscar por categorias ou produtos específicos nos anúncios e fazer ofertas diretas. As mensagens são trocadas entre o comprador e vendedor, de forma privada. Para facilitar, há um histórico com os equipamentos anunciados por você e com os produtos negociados.
3- Ainda precisa de uma loja virtual
Vale ressaltar que o Marketplace não dispõe de plataforma para pagamento, então, a transação financeira será acordada e feita exclusivamente pelos usuários fora do Facebook, que podem utilizar o Messenger para a negociação.
Para que isto aconteça ainda é necessário a instalação de uma plataforma de Social Commerce ou um link para seu e-commerce tradicional.
4- Você pode divulgar muito mais!
Sim, porque além do próprio Facebook anunciar aos seus contatos de maneira mais direta, você ainda pode dar aquela forcinha impulsionando o produto nos anúncios do Facebook, mas lembre-se, faça tudo direcionado a um público específico, assim como costuma fazer seus anúncios no Facebook Ads.
E ainda não esqueça de colocar o Marketplace junto com as demais guias do app para smartphones, o Facebook se certifica de que as pessoas confiram as novidades dessa seção com certa frequência e, dessa forma, ganhar mais acessos e tempo de uso. Além disso, é possível descobrir produtos à venda em regiões próximas por geolocalização.
5- Sua empresa com mais credibilidade
Já o WhatsApp apresentou sua versão para ajudar e fortalecer o pequeno e médio comércio. Chamado oficialmente de WhatsApp Business, o app conta com respostas automáticas para dúvidas e solicitações e traz informações detalhadas sobre a empresa. De acordo com o Whatsapp, 3 de 4 empresas utilizam o app para realizar contato, atendimento e finalização de transações.
O diferencial deste app é oferecer estatísticas às empresas das suas conexões com os clientes. Isso permite que micro e pequenas empresas tenham mais informações sobre o seu próprio serviço de atendimento. Então não perca tempo e instale.
6- Aposte na segurança
O WhatsApp Business passa ainda mais segurança para o cliente. Isso porque, além do selo de verificação que identifica uma empresa, o app reúne também informações como nome e horário de atendimento do estabelecimento, além de site oficial, ramo de atuação, telefone e endereço completo.
Tudo o que seu cliente ou lead precisa para entender que você é profissional, organizado e preza a qualidade no atendimento.
7- Grátis até o final do ano
A versão de negócios do WhatsApp é gratuita, pelo menos até o final do ano, e para utilizá-la basta fazer o download do aplicativo e preencher um cadastro.
As informações obrigatórias são: número de telefone, descritivo da empresa e um endereço. Não é necessário, por hora, fornecer dados como o CNPJ.
8- Dois em um
Se você tiver números de telefone pessoais e comerciais separados, você pode ter o WhatsApp Business e o WhatsApp instalados no mesmo telefone e registrá-los com diferentes números, mas atenção deverão ter dois chips.
Isso facilitará demais a quem por exemplo tem um homework. Aqui a dica fundamental é indicar quando você está ausente da sua empresa, assim as pessoas saberão que você não está ativo para negociação naquele momento.
9- Nem tudo são flores
O caso do backup de conversas do WhatsApp no WhatsApp Business, você não poderá recuperá-lo de volta para o WhatsApp. Se você quiser voltar, o ideal seria copiar o backup do WhatsApp de seu telefone para o computador antes de começar a usar o WhatsApp Business.
Por isso tome cuidado para não misturar os assuntos e ficar sem informações importantes.
10- Utilize ambas para vender, porque não?
Então, porque não deixar sua empresa ou seu negócio com uma cara mais profissional e ter aquela ajudinha nas vendas? Lembre-se para ganhar mais fãs e clientes você deve estar mais “próximo” deles, mas isso não quer dizer que não possa estar mais profissional.
Use o marketplace para se aproximar, com aquela cara mais descolada e ganhe mais adepto com uma nova imagem mais profissional no seu WhatsApp. Aproveite enquanto estas ferramentas são gratuitas. Faça sua loja online e venda pelas redes sociais ou pelo WhatsApp.
Qualquer dúvida é só entrar em contato conosco que te contamos muito mais!
2 Comments
O whatsapp tem me ajudado e muito, e tudo mais pratico! coisa rápida na hora.
Único problema que algumas pessoas ficam acomodadas com esse app e esquecem a forma tradicional de trabalhar.
São ferramentas importantíssimas para ajudar nas vendas , ótimas dicas!